Qual a diferença entre hipérbole é metáfora?

Perguntado por: emagalhaes6 . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

Metafora e uma figura de linguagem que produz sentido figurativo por meio de comparacoes. Tambem e um recurso expressivo. Ja a hiperbole e a figura de linguagem que incide quando ha o exagero propositado em uma frase para definir algo de forma dramatica, passando uma ideia aumentada do que e a realidade.

Afirma-se, em sentido figurado, que o cachorro é um tapete felpudo, o que não é possível. Trata-se de uma maneira de reafirmar que o pelo do cachorro é macio comparando-o ao tapete felpudo. A metáfora é a figura de linguagem responsável por fazer comparações implícitas.

A comparação e a metáfora são figuras de linguagem, ou de palavras, que consistem na analogia entre um ou mais termos de um enunciado. No entanto, a comparação é caracterizada pela presença de conjunção ou locução conjuntiva comparativa, o que não acontece com a metáfora, na qual a analogia é implícita.

A hipérbole é uma figura geométrica plana formada pela intersecção entre um plano e um cone duplo de revolução. A figura resultante dessa intersecção também pode ser definida algebricamente, a partir da distância entre dois pontos. As hipérboles, embora estejam totalmente contidas em um plano, são curvas.

A diferença entre a metonímia e metáfora é que a metonímia utiliza um termo por outro pela relação de proximidade entre eles, enquanto a metáfora faz uma comparação entre dois termos.

Exemplos do uso de hipérbole
Eu já te falei um milhão de vezes que eu não gosto disso. Quando tomei a picada da injeção, eu não senti absolutamente nada. Eu morro de rir quando assisto a essa série! Chorei um oceano de lágrimas lendo esse livro...

Os principais elementos da hipérbole são os seus focos, a sua excentricidade e o seu centro. Por definição, para que um ponto P pertença a uma hipérbole, o módulo da diferença entre a distância do foco F1 até P e do foco F2 até P é sempre constante, igual a 2a.

Para o ramo da esquerda, com a ponta seca do compasso em F1 e raio qualquer menor que F1C, marque o ponto e1 e com mesma abertura com a ponta seca em e1, marque e2 e do mesmo modo marque e3. Para o ramo da direita proceda da mesma forma, sendo F2d1 = F1e1.

1 imagem, comparação, figura, símbolo, alegoria, representação, tropo, translação.

A metáfora é identificada, geralmente, ao ser feita uma comparação implícita entre dois elementos. Ela está presente em diálogos simples do dia-a-dia, inclusive é geralmente empregada quando o indivíduo não deseja contar de forma exposta o que realmente deseja, mas encontra outra estratégia de expor os sentimentos.

A metáfora é o recurso estilístico responsável por transpor o sentido literal para o figurado. Os recursos estilísticos são ferramentas que garantem maior expressividade aos textos e à fala. Muitas vezes, atribuímos a alguma palavra um termo que não é comum a ela. Quando fazemos isso, estamos utilizando a metáfora.

Faça associações livres. Da mesma forma como pensou em possíveis descrições, faça associações entre o que deseja descrever e coisas que podem ser relacionadas com suas características. Evite clichês e coisas óbvias, pois quanto mais inusitado e interessante for o resultado, melhor.

Se eufemismo ameniza uma ideia, a hipérbole exagera. É só reparar no nome: HIPER-bole. Aquilo que é hiper é grande. Quando dizemos, por exemplo, que “estamos morrendo de fome”, realmente não vamos morrer em alguns minutos por estar passando fome.

Transformar comparações em metáforas

  1. Assim como uma serpente, o rio de minha cidade é sinuoso e ágil. (comparação)
  2. O rio da minha cidade é uma serpente sinuosa e ágil. (metáfora)
  3. Minha cidade até parece uma colmeia agitada. (comparação)
  4. Minha cidade é uma colmeia agitada. (metáfora)

Cayley

Também foi Cayley quem introduziu os nomes parábola, elipse e hipérbole, utilizados até hoje para identificar as cônicas correspondentes.