Qual a diferença entre homônima Homográfa e homófona de um exemplo de cada?

Perguntado por: oespinosa . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Quando as palavras têm a grafia idêntica, é possível chamá-las de homônimas homógrafas. Já as palavras que têm a pronúncia idêntica e diferem na escrita são chamadas de homônimas homófonas.

Homônimas (Brasil)/ Homónimas (Portugal) são palavras que possuem a mesma grafia e a mesma pronúncia, mas significados diferentes. Exemplos: O canto do pássaro é maravilhoso. O canto da casa está pintado de novo.

HOMÔNIMAS HOMÓFONAS: palavras com a mesma pronúncia, com alguma diferença gráfica e com diferentes significados; PARÔNIMAS: palavras parecidas na forma, com diferentes significados. Acender = pôr fogo, ligar: Ele foi acender a vela.

Quando as palavras têm a grafia idêntica, é possível chamá-las de homônimas homógrafas. Já as palavras que têm a pronúncia idêntica e diferem na escrita são chamadas de homônimas homófonas.

A palavra “homógrafa” tem origem grega (homographos) e significa “igual escrito”, isto é, são aquelas palavras que possuem a mesma grafia/escrita, mas têm significados e pronúncias diferentes.

Palavras Homógrafas.

  • Homônimos Perfeitos. Os homônimos perfeitos são as palavras que têm a mesma escrita e a mesma pronúncia, mas que apresentam significados distintos. ...
  • Homônimos Homófonos. Os homófonos são palavras que possuem a mesma pronúncia, mas que possuem significados diferentes. ...
  • Homônimos Homógrafos.

Palavras homófonas são aquelas que possuem a mesma fonética embora signifiquem e sejam escritas de maneiras diferentes. Isso quer dizer que se trata de duas ou mais palavras que são pronunciadas com sons idênticos mas apresentam letras que as distinguem quanto à forma de escrever e o seu significado.

Xará: significado
E essa acepção foi mantida em português. Por isso, ao nos referirmos a pessoas que têm o mesmo nome próprio, dizemos que elas são xarás e, ainda, que uma é xará da outra. Existe também outra forma de se utilizar o vocábulo xará: como vocativo.

Portanto, é possível dizer que as palavras homônimas são as que possuem sentido diferente, porém com mesma pronúncia ou grafia. Sendo que elas apresentam diferentes tipos de classificação. Homônimos perfeitos: é quando as palavras possuem a escrita e a pronúncia igual, mas com significados diferentes.

Exemplos de Palavras Parônimas. Absolver (perdoar) e absorver (aspirar); Apóstrofe (figura de linguagem) e apóstrofo (sinal gráfico); Peão (aquele que anda a pé, domador de cavalos) e pião (brinquedo);

A paronímia se caracteriza pela mera semelhança (de escrita e som) entre palavras com significados diferentes. A homonímia diz respeito às palavras que são iguais em sua forma (escrita ou sonora), mas que apresentam significados diferentes. Homônimos perfeitos têm grafia e som iguais, mas significados diferentes.

Homógrafas heterofônicas (ou homógrafas) - são as palavras iguais na escrita e diferentes na pronúncia.

De 217 milhões de pessoas cadastradas na base da proScore, 116 milhões são homônimos. Segundo a empresa, pode-se afirmar que 1 em cada 2 brasileiros tem um homônimo. Leia mais no Metrópoles, parceiro do NSC Total.

A polissemia refere-se a apenas uma palavra com mais de um significado. Já a homonímia consiste em duas ou mais palavras que têm a mesma pronúncia e/ou a mesma grafia, mas significados diferentes.

São exemplos de palavras homófonas, isto é, palavras que possuem a mesma pronúncia, mas a grafia diferente: I. chácara e xácara.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

O que é Palavra:
É uma manifestação verbal ou escrita formada por um grupo de fonemas com uma significação. Do latim parábola. Palavra é um conjunto de sons articulados que expressam ideias e são representados por uma grafia, formada por uma reunião de letras, que quando agrupadas formam as frases.

São nada menos do que 6.762.149 pessoas que carregam o Silva em seus nomes — desses, 5.073.774 estão no Brasil, o que garante que a cada 40 brasileiros, um chama Silva. Mas é claro que o sobrenome mais utilizado do mundo estaria na nação mais populosa do globo.