Qual a diferença entre Moisés e Arão?

Perguntado por: srebelo . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Os versículos 15 e 16 efetivamente a função de cada um: Arão será o profeta e Moisés será como um deus. A função de Arão não expressa muitos problemas de interpretação, pois segue o modelo de comissionamento de outros profetas como Ezequiel e Jeremias. Porém a função de Moisés apresenta indagações.

'Leão Guerreiro'), foi o irmão mais velho de Moisés (Êxodo 6:20), e um profeta do Deus de Israel servindo como o primeiro sumo sacerdote dos hebreus. c. 1 396 a.C.

Arão foi o primeiro líder dos sacerdotes hebreus. Ele era filho de Anrão e Joquebede, e irmão de Moisés e Miriã. Arão era três anos mais velho que Moisés, e provavelmente mais novo que Miriã (Êxodo 2:4; 6:20).

Leia Êxodo 6:10–12 e procure o que o Senhor disse a Moisés e o que Moisés respondeu. (Pode ser-lhe útil saber que a expressão “incircunciso de lábios” no versículo 12 quer dizer que Moisés era gago e falava com dificuldade.)

Arão, aos prantos, lamenta a desobediência diante de Deus e Joana tenta consolá-lo, mas ele confessa que foram destemperados e que deveriam levar o povo a crer. Zìpora e Josué também lamentam diante de Moisés o destino do líder, que conclui que a lei de Deus é boa, mas que sem Ele é impossível cumpri-la.

Significado de Arão
substantivo masculino Planta de pequenas flores unissexuadas dispostas em espigas cercadas de uma espata esverdeada. Uma espécie decorativa de espata branca, originária da África, é também chamada cala. (Família das aráceas.). [Popular] Copo-de-leite.

2:21-22). Depois de aproximadamente 40 anos, Deus falou a Moisés de uma sarça que ardia, mas não se consumia. Deus mandou Moisés de volta para o Egito, para resgatar os hebreus da escravidão, para a terra prometida a Abraão.

A vara de Arão floresceu como indicação da vontade e aprovação divina concernente ao sacerdócio em Israel. O texto bíblico diz que Corá, Datã, Abirão e Om promoveram uma série de eventos que desencadearam uma forte oposição à liderança de Moisés e contestaram a legitimidade do sacerdócio de Arão.

Palavradiaria_que_edifica. As mãos levantadas de Moisés para o Senhor revela a sua dependência de Deus e a sua fé nele em especial porque Moisés segurava cajado que Deus o havia instruído a usar anteriormente.

Leia Êxodo 17:12–13 e descubra o que Aarão e Hur fizeram para garantir que Moisés continuasse de mãos erguidas.

Deus conversa com Arão e diz para o hebreu ir ao encontro de Moisés, que voltará ao Egito para libertar o seu povo. Joquebede diz a Oseias que ele precisa se afastar de Ana, justamente por ela ser filha de Apuki. O feitor diz para Ana que se ela continuar se encontrando com Oseias, que o matará, assim como fez com Num.

16). Três possibilidades se configuram a depender de como se considera a origem do nome de Moisés: 1) se acreditarmos na etimologia das escrituras, o nome Moisés tem suas raízes na língua hebraica, querendo dizer, como vimos, "aquele que foi retirado das águas".

derramado sobre a cabeça, que desce pela barba, a barba de Arão, até a gola das suas vestes.

1º- Paulo. O apóstolo Paulo foi o autor que mais escreveu livros da bíblia. Ao todo foram escritos treze epístolas. São estes os livros: Romanos, 1 Coríntios, 2 Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, 1 Tessalonicenses, 2 Tessalonicenses, 1 Timóteo, 2 Timóteo, Tito e Filemom.

Moisés teria sido "torpe de língua", isto é, teria padecido de uma inibição ou um defeito de linguagem, de modo que nas pretensas discussões com o faraó necessitou da ajuda de Aarão, que é considerado seu irmão. Também isso pode ser verdade histórica e contribuiria para dar vida ao retrato do grande homem.

10 Então disse Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! Eu não sou homem que bem fala, nem de ontem, nem de anteontem, nem ainda desde que falaste ao teu servo; porque sou pesado de aboca, e pesado de língua. 11 E disse-lhe o Senhor: Quem fez a boca do homem? Ou quem afez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego?

Hebraico Clássico
O Hebraico bíblico tornou-se eventualmente hebraico Mishnaico que foi usado até o segundo século EC.

“Tirem os brincos de ouro de suas mulheres, filhos e filhas, e tragam aqui” (Ex 32,2), bradou Aarão, em uma postura populista. Triste. Com o luxo da minoria dominante fizeram a estátua de um bezerro de ouro. Pior: saudaram o ídolo construído, mentindo: “Israel, este é o seu deus, que tirou você do Egito” (Ex 32,4).

Na primeira ordem, a tribo de Levi, Arão foi consagrado à sacerdote por seu irmão Moisés, através da ordenança de Deus. Assim, Arão passou a ser responsável por todos os trabalhos de cunho sacerdotal e seus filhos, posteriormente, também foram consagrados a sacerdotes.

Enquanto Moisés recebia os dez mandamentos no monte Sinai, Aarão recebeu o seguinte pedido do povo: “Faz-nos ídolos, para que tenhamos deuses que nos guiam, pois não sabemos o que foi feito desse Moisés que nos tirou do Egito.” (Êxodo 32). Aarão coletou brincos de ouro e moldou um bezerro que foi adorado pelo povo.

Josué

Josué, filho de Num, foi o sucessor do profeta Moisés na Bíblia. Mas antes de assumir a missão, ele foi preparado por Deus e aprendeu muitas coisas importantes, principalmente observando como Moisés se relacionava com o Senhor.