Qual foi a lei dada por Moisés?

Perguntado por: lsouza . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

A lei mosaica é quem estabelece o direito civil, como em Êxodo (22), as leis acerca da propriedade, do casamento e do divórcio, como em Deuteronômio (24). Também é com a lei mosaica que a humanidade passa a ter contato com os direitos humanos.

Enquanto a Lei de Deus foi escrita pelo próprio dedo de Deus, em duas tábuas de pedra, a Lei Cerimonial ou Lei de Moisés foi escrita por este, num livro. Esta lei destinava-se a regular as cerimónias e diversos aspectos do quotidiano do Povo de Israel, quando este entrou na Terra Prometida.

A lei do evangelho é amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo. O amor nunca busca o mal, ou o que seja do próprio interesse, não se conduz inconvenientemente, não é preconceituoso, enfim, o amor faz somente o bem ao seu semelhante.

O fim da lei é Cristo para a justiça de todo o que crê. Esta é a finalidade da Lei: apontar para a nossa necessidade da vida que está somente em Cristo. Vida esta que é conseguida apenas por graça e mediante a fé, e não pelas obras da Lei.

Os Dez Mandamentos da lei de Deus sintetizam todas as prescrições do Antigo Testamento e são a base e o fundamento da moral católica. Enquanto fiéis, devemos cumprir estas regras, que são nossos deveres fundamentais para com Deus, para com o próximo e para com a Igreja.

A Bíblia diz em Mateus 5:17-18: “Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido.” A lei de Deus oferece direção na vida, não justificação.

Pentateuco é uma expressão grega que significa "cinco rolos" ou livros. Compreende, na Bíblia sagrada, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento: Génesis (origens), Êxodo (do Egito), Levítico (dos levitas, sacerdotes), Números (recenseamentos dos hebreus) e Deuteronómio ("segunda lei").

Deus castiga Moisés por ele não ter feito a circuncisão no filho mais novo.

Aprendei a fazer o bem. O evangelho da liturgia de hoje, Mt 23, 1-12, nos ensina o sentido profundo da lei e da nossa adesão à ela, pois, a lei, lida a partir da mensagem de Jesus, não é nada mais que um caminho que leva o homem ao amor e à misericórdia.

Passaram os anos e Moisés saiu para ver seus irmãos. Notou que eles eram submetidos a trabalhos forçados e maltratados pelo feitor egípcio. Certo dia matou o feitor e para evitar ser declarado, fugiu para a terra de Madiã.

Versículos do Livro da Lei na Bíblia. Disse o Senhor a Moisés: "Suba o monte, venha até mim e fique aqui; e lhe darei as tábuas de pedra com a lei e os mandamentos que escrevi para a instrução do povo".

As leis da Torah se aplicavam, desde o início, a todos, sem distinção, governantes e governados, aos escravos e aos estrangeiros que habitavam junto ao povo de Israel, ao contrário de outros povos nos quais os estrangeiros não gozavam de qualquer proteção legal e os escravos eram considerados não pessoas.

Introdução ao jusnaturalismo teológico: lei moral, lei cerimonial e lei civil ou judicial.

Certa vez Jesus foi questionado: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante?" Jesus resumiu os dez mandamentos em dois. Ele dividiu os 10 mandamentos em duas partes principais: amar a Deus e amar o próximo.

1. Leis antes do Sinai. 2. Os Dez Mandamentos.
...

  • Leis antes do Sinai. Lei da Páscoa. ...
  • Os Dez Mandamentos. Este pacto tornou-se um instrumento para que Israel se tornasse uma nação ímpar, diferente de todas as outras. ...
  • O Livro do Pacto. ...
  • Regulamentações para o Tabernáculo e estabelecimento do Sacerdócio. ...
  • O Decálogo Ritual.

Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.

O mandamento mais importante
Cristo respondeu que o mais importante é: "Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento" (Mateus 22:37). O segundo mais importante é: "Ame o seu próximo como a si mesmo" (Mateus 22:39).

A lei lança luz ao pecado; ela contrasta a perfeita justiça e santidade de Deus com a miséria humana. Ela aponta o erro, condena o pecado e mostra o que deve ser feito. Porém, ela não concede poder para o homem cumprir suas ordenanças. Logo, ninguém pode ser salvo pelas obras da lei (Gálatas 2:16).