Qual a diferença entre Taylor e Fayol na administração?

Perguntado por: dvargas . Última atualização: 25 de abril de 2023
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ENQUANTO A ÊNFASE DE TAYLOR ESTAVA NAS TAREFAS, FAYOL PARTIA DA VISÃO MACROSCÓPICA DA ORGANIZAÇÃO, FOCANDO AS FUNÇÕES DE GERENCIMENTO E A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

Frederick W. Taylor (1856-1915) e Jules Henri Fayol (1841-1925) foram os precursores das abordagens clássica e científica da Administração. Frederick Taylor publicou, em 1903, o livro Gerência de Fábrica (Shop Management), onde expôs um estudo que relacionava movimentos e tempos de serviços realizados por operários.

A principal diferença entre a teoria clássica e teoria da administração científica é que a teoria científica considera os fluxos de trabalho e as melhorias da eficiência dos operadores numa organização, enquanto que a teoria administrativa considera estilos e atividades de gestão que ajudam a alcançar o máximo ...

Enquanto Taylor focalizava as atividades nos níveis baixos (inferiores) da organização, Fayol encarava a administração sob o ponto de vista do executivo de alto nível. Certo. Essa é uma das diferenças, Fayol olha para o lado gerencial, Taylor para o lado dos operários (como no Filme Tempos Modernos: clique aqui).

Frederick Taylor é conhecido pela Teoria Científica da Administração, também chamada de Teoria Clássica, que tem ênfase na eficiência. De acordo com ele, em vez de repreender os funcionários por cada pequeno erro, os empregadores deveriam recompensar os trabalhadores pelo aumento da produtividade.

PRINCÍPIOS DE ADMINISTRAÇÃO são as regras básicas para o trabalho do administrador. Para Taylor são: planejamento, preparo, execução e controle.

Taylor defendia que as decisões e o processo de controle das tarefas deveriam estar exclusivamente nas mãos da gerência e nunca nas mãos dos operários. Para isso, os gerentes deveriam aprender as funções com os subordinados, conhecendo assim os processos.

São quatro as funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Segundo Fayol, nesse livro: A administração é função distinta das demais funções da empresa, como finanças, produção e distribuição. A administração compreende cinco funções: planejamento, organiza- ção, comando, coordenação e controle.

Os princípios de Fayol foram desenvolvidos pelo engenheiro Henri Fayol no início do século XX, com o objetivo de melhorar a eficiência e a produtividade das organizações por meio da sua correta estruturação e desenvolvimento.

Em sua teoria, Fayol definiu cinco diferentes características que são essenciais a todo administrador, independentemente do tamanho do negócio a ser administrado. São: prever; organizar; comandar; coordenar; e controlar.

Fayol foi considerado o pai do processo administrativo, pois foi ele quem definiu uma teoria geral de administração que vinculava os elementos da administração (o que o administrador faz) com os princípios da administração (como o administrador deve fazer).

Teoria Clássica da Administração
Enquanto Taylor e outros engenheiros americanos desenvolviam a chamada Administração Científica nos Estados Unidos, em 1916 surgia na França, espraiando-se rapidamente pela Europa, a chamada Teoria Clássica da Administração (Henri Fayol).

Enquanto Fayol era forte defensor do princípio da unidade de comando, segundo o qual cada trabalhador deve receber ordens de apenas um chefe, Taylor defendia o princípio da supervisão funcional, o que permitia que cada trabalhador fosse supervisionado por múltiplos chefes, segundo as áreas de especialização de cada um.

2) Em 1916, Fayol dividiu a organização em seis funções básicas: financeira, técnica, comercial, contábil, de segurança e administrativa. Identificou também que a função administrativa é formada por cinco elementos: previsão, organização, comando, coordenação e controle (CHIAVENATO, 2014, p.

Henri Fayol foi a primeira pessoa a identificar elementos ou funções do administrador. Tudo começou com seu livro clássico, lançado em 1916, Administration Industrielle et Generale (Administração Industrial e Geral).

O foco principal do taylorismo é a racionalização do trabalho. Taylor percebeu que os trabalhadores perdiam bastante tempo porque não dominavam a sua função. Dessa forma, concluiu que era necessário aperfeiçoar as funções de cada trabalhador para reduzir a lentidão na produção.

É considerado "o pai" da Administração Científica, por propor a utilização de métodos científicos cartesianos na administração de empresas. Seu foco era a eficiência e a eficácia operacional na administração industrial e comercial.

O Taylorismo busca aumentar a eficiência operacional do trabalho, extraindo o melhor rendimento de cada funcionário. Para isso, é elaborado um sistema de racionalização do trabalho, no qual cada trabalhador se especializa em uma etapa específica do processo produtivo.