Qual o foco da Teoria Clássica de Fayol?

Perguntado por: rmelo . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 3 votos

Deste modo, Fayol tinha uma visão mais ampla do trabalho de “administrar” uma organização. Nesse sentido, o objetivo dele era aumentar a eficiência das empresas através de uma melhor forma de administrá-las. Além disso, enfatizou a análise da função da estrutura organizacional.

Na visão de Fayol, cada funcionário deve responder a somente um chefe, a fim de evitar confusões e conflitos internos. Dependendo da cultura da organização, esse princípio continua válido para manter a clareza na hierarquia e na avaliação dos colaboradores.

Em sua teoria, Fayol definiu cinco diferentes características que são essenciais a todo administrador, independentemente do tamanho do negócio a ser administrado. São: prever; organizar; comandar; coordenar; e controlar.

As funções administrativas são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Segundo a teoria clássica, do engenheiro francês Jules Henri Fayol, as funções básicas da Administração seriam: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Taylor defendia que as decisões e o processo de controle das tarefas deveriam estar exclusivamente nas mãos da gerência e nunca nas mãos dos operários. Para isso, os gerentes deveriam aprender as funções com os subordinados, conhecendo assim os processos.

Esse princípio se baseia em quatro aspectos, que são: unidade de comando (supervisão única - cada colaborador possui um único chefe), unidade de direção (integração entre os planos), autoridade centralizada (autoridade concentrada no topo) e cadeia escalar (autoridade disposta em escalões hierárquicos).

Taylor afirmava que o principal objetivo da gestão deve ser garantir o máximo de prosperidade tanto para o empregador, bem como para cada funcionário. As palavras “prosperidade máxima” são usadas para representar não apenas grandes lucros, mas também o desenvolvimento até o seu mais alto estado de excelência.

Taylor (1856-1915) e Jules Henri Fayol (1841-1925) foram os precursores das abordagens clássica e científica da Administração. Frederick Taylor publicou, em 1903, o livro Gerência de Fábrica (Shop Management), onde expôs um estudo que relacionava movimentos e tempos de serviços realizados por operários.

Principal característica: ênfase nas tarefas. Conceito: Deve-se à tentativa de aplicação dos métodos da ciência, aos problemas da Administração, a fim de aumentar a eficiência Industrial. Métodos: os principais métodos científicos aplicáveis aos problemas da Administração são a observação e a mensuração.

Jules Henri Fayol (1841-1925), considerado um dos principais nomes da Administração e criador da teoria do processo administrativo, foi o responsável por propor o chamado ciclo PODC (Planejar, Organizar, Direcionar e Controlar). “Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.”

A Teoria Clássica foi o método que enfatizou a necessidade de uma estrutura organizacional. Surgiu logo em seguida à Teoria Científica e ganhou notoriedade na Europa com o francês Henri Fayol (1841-1925).

14 princípios de Fayol: como usar a gestão para liderar uma empresa de sucesso.

Criou um sistema para otimizar a gerência dando a cada gerente seus deveres. A divisão do trabalho ficou bem evidente como um dos pontos mais fortes desse modelo criado. Em sua visão, nenhuma empresa pode se desenvolver com pessoas sem uma função bem definida.

Quais os Pilares da Administração em um Negócio?

  • 1 – Planejar. O primeiro pilar a ser trabalhado quando se tem a ideia de abrir seu próprio empreendimento e que não deve se perder ao longo da jornada, o gestor deve estar sempre planejando. ...
  • 2 – Organizar. ...
  • 3 – Dirigir. ...
  • 4 – Controlar.

ENQUANTO A ÊNFASE DE TAYLOR ESTAVA NAS TAREFAS, FAYOL PARTIA DA VISÃO MACROSCÓPICA DA ORGANIZAÇÃO, FOCANDO AS FUNÇÕES DE GERENCIMENTO E A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

Princípios Características Divisão do trabalho Aumento da eficiência por meio da especialização das tarefas e do trabalhador. Autoridade e responsabilidade Direito de dar ordens e poder de esperar obediência. Disciplina Comprometimento e respeito com o que foi estabelecido.

Administração Científica

A primeira teoria foi a Administração Científica. Frederick Taylor estudou o trabalho dos operários, identificou os principais problemas dessa época e sugeriu que fossem implantados métodos científicos onde havia improvisação. Nascia então a Administração Científica.

Taylor (1856 1915) fundamenta–se na aplicação de métodos da ciência positiva, racional e metódica aos problemas administrativos, a fim de alcançar a máxima produtividade. Essa teoria provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial.

A principal ideia do taylorismo era a racionalização do trabalho. Ao perceber que os trabalhadores perdiam muito tempo durante a produção por não dominar a sua função, Taylor observou que era necessário aperfeiçoar as funções de cada um para evitar lentidão na produção e esforço físico desnecessário.

Resposta: Explicação: A definição da escola do processo administrativo, ou enfoque funcional, baseia-se no conceito de que administrar é um processo de tomar decisões. De acordo com Henri Fayol, essas decisões se encontram agrupadas em cinco categorias, que são: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Fayol considerava a empresa como sistema racional de regras e de autorida- e que justifica sua existência na medida em que atende ao objetivo primário te fornecer valor, na forma de bens e serviços, a seus consumidores.