Qual a diferença entre Taylor e Maslow?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

A diferença entre Taylor e Maslow é que o primeiro somente enxergou as necessidades básicas (materiais) como elemento motivacional, enquanto o Page 7 53 segundo percebeu que o indivíduo não sente, única e exclusivamente, necessidade financeira, ou material, mas também necessidade social e de estima.

Com esta adaptação, Wanda Horta trouxe para a Enfermagem a observação, interação e intervenção junto ao cliente para satisfazer suas necessidades humanas básicas. Por outro lado, Maslow concebeu a teoria da motivação humana baseada na hierarquia das necessidades humanas básicas.

Maslow define cinco categorias de necessidades humanas: fisiológicas, segurança, afeto, estima e as de auto realização. Esta teoria é representada por uma pirâmide onde na base se encontram as necessidades mais básicas pois estas estão diretamente relacionadas com a sobrevivência.

Para alcançar bons resultados, uma empresa precisa ser feita por pessoas satisfeitas e que acreditem na sua missão e valores, desde o dono aos seus funcionários.

Vantagens da teoria motivacional de Maslow
É visualmente agradável: a pirâmide é autoexplicativa e memorável. É facilmente aplicável à realidade: como você viu no exemplo passado, é fácil extrapolar essa teoria para nossas vidas diárias.

Algumas das teorias mais conhecidas são a Teoria da Hierarquia das Necessidades, a Teoria X e Y, a Teoria da Expectativa e a Teoria do Equity. A Hierarquia das Necessidades é uma teoria desenvolvida por Abraham Maslow que sugere que as pessoas têm necessidades fisiológicas, segurança, sociais, estima e auto-realização.

Essa teoria pressupõe que as ações humanas nascem de uma motivação inata, para atender às nossas necessidades e são ordenadas de maneira hierárquica. Na base da pirâmide encontram-se as necessidades mais urgentes, como alimento, higiene, água, abrigo entre outros. Já no topo estão as realizações pessoais.

1 - (ESAF – STN / DESENV. INSTITUCIONAL – 2008) São características das teorias motivacionais de Maslow e Herzberg, respectivamente: a) as necessidades humanas podem ser colocadas em uma hierarquia de importância; e há uma alta correlação entre a necessidade de realização e o desenvolvimento eficaz da organização.

A Enfermeira Wanda Horta, criou a Teoria das Necessidades Humanas Básicas, foi desenvolvida a partir da Teoria de Maslow. Ela enfatiza a importância de atender às necessidades humanas básicas dos pacientes para promover a saúde e o bem-estar.

Para começar, teríamos os três passos essenciais: histórico, diagnóstico (realizado por um médico) e plano assistencial. A partir dessa análise já é possível que o profissional saiba lidar melhor com o paciente, tratando-o de forma mais humanizada.

(FUNCAB/2014) A hierarquia das necessidades do homem proposta por Abraham Maslow é uma teoria que os profissionais de enfermagem podem usar para melhor compreender as relações entre essas necessidades. De acordo com esta teoria, certas necessidades humanas devem ser supridas antes de se satisfazer outras.

Abraham Harold Maslow, psicólogo americano, criou uma estrutura de hierarquia para as necessidades humanas, representada em forma de pirâmide.

A Pirâmide de Maslow atualmente é muito utilizada para entender a motivação dos colaboradores de uma organização, e pode ser uma facilitadora do seu processo de gestão de pessoas.

A teoria de Maslow ainda nos permite fazer uma pequena analogia com o mundo dos negócios, no qual teríamos como exemplo um cliente realizando a compra de um produto, motivado pela tensão gerada a partir da necessidade que o mesmo possui.

Maslow realizou importantes estudos em psicanálise, Gestalt, sexualidade, e se tornou um grande observador do comportamento humano. Suas teorias relacionadas à hierarquia das necessidades, auto realização e experiências de euforia eram focadas em maximizar o bem-estar e ainda alcançar todo o potencial humano.

Dentro de uma empresa, aplicar a Pirâmide de Maslow no trabalho significa que é preciso estudar o comportamento do colaborador inserido no ambiente organizacional, e proporcionar melhores condições para que ele possa ter sua motivação estimulada para trabalhar com todo o seu potencial.

MASLOW, Abraham H. Motivation and personality. Nova York: Harper e Row, 1954.

Segundo Maslow, o ser humano precisa do controle e da ordem para sobreviver, por isso essas necessidades são vistas como itens tão fundamentais para a sobrevivência. Está relacionado a ela o fato de existirem leis e limites, que permitem a ordem na sociedade.

Nessa teoria, cinco grupos de necessidades são indicados como os responsáveis por orientar o comportamento humano: a) necessidades fisiológicas, b) necessidades de segurança, c) necessidades sociais, d) necessidades de estima, e) necessidades de autorrealização.

A teoria tem por objetivo assistir o ser humano no atendimento de suas necessidades básicas, torná-lo independente dessa assistência, quando possível, pelo ensino do autocuidado, recuperação e promoção da saúde em colaboração com outros profissionais.