Qual a diferença entre tribo e Squad?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

As tribos são um conjunto de squads que atuam de forma independente, mas com um propósito em comum. É a forma pela qual uma organização escala o uso de Squads para atender as necessidades das diversas áreas.

Na tradução para o português, squad quer dizer esquadrão ou pelotão e isso nos leva à divisão em grupos. Levando isso para o contexto empresarial, falamos da divisão de funcionários em pequenos times multidisciplinares considerando objetivos específicos.

Tribo é uma forma de organização social de diversos povos indígenas. Tribo indígena é uma forma de organização social e cultural. Os índios brasileiros se organizam em tribos, sendo que cada indígena possui uma função dentro desta organização.

As squads precisam ter um objetivo claro. Nada mais do que um “problema a se resolver” com a formação dessas equipes. Não só, como também os membros devem saber quais são os indicadores que eles perseguirão. Cada integrante, claro, terá algo que seja relativo à sua área de atuação.

Melhor estrutura do Squad no Scrum
Dentro do Scrum, existem três papéis principais na equipe: Product Owner, Scrum Master e desenvolvedores. É claro que as partes interessadas e o negócio também estão envolvidos em graus diversos com a maioria dos projetos ágeis.

Agile squads, ou esquadrões ágeis em bom português, são times de colaboradores de diferentes áreas de conhecimento, formados para resolver algum problema organizacional específico.

É um conjunto de Tribos que atuam de forma independente, mas com propósitos em comum. É a forma pela qual a organização escalou o uso de tribos para atender as necessidades das diversas áreas.

Chapter é um conjunto de profissionais com as mesmas habilidades e dentro da mesma área de competência, dentro da mesma tribo, e que trocam informações, conhecimentos e experiências. Chapters são normalmente liderados por um Chapter lead.

O líder da squad avalia os riscos, prioridades e necessidades da equipe, ajudando a definir o direcionamento e a alocação de recursos. Desenvolvimento da equipe: O gerente da squad pode estar envolvido no desenvolvimento e no crescimento profissional dos membros da equipe.

- Gerenciar pessoas diariamente, imprimir ritmo, liderar rituais de sprint, detalhar e organizar tarefas, resolver impedimentos e conflitos, e ser o ponto de contato de todos os membros da squad.

Recomenda-se também o uso dos termos aldeia, terra ou território indígena, em vez de tribo. Para o grupo de indígenas, use etnia ou povo.

Cacique é um termo usado para designar o índio que é responsável por uma tribo indígena. O cacique é uma espécie de "chefe" político da tribo, responsável por organizar e cuidar de questões referentes aos índios, como o modo de vida, os rituais e até mesmo punições.

As maiores tribos indígenas do Brasil compreendem cinco etnias que são: Tikuna, Guarani Kaiowá, Kaingang, Makuxi e Terena, respectivamente.

Para implementar os Squads é imprescindível investir em uma liderança inovadora, além de proporcionar ambientes de trabalho seguros e saudáveis que estimulem a confiança e autonomia entre líderes e liderados.

“O líder de squad deve ser o ponto de contato de todos os membros da equipe. Além disso, deve ter a capacidade de cuidar, motivar e conectar o time, ou seja, suas habilidades de comunicação são imprescindíveis”, argumenta Salomon.

Quanto custa contratar um squad remoto? A contratação de squads remotos geralmente sai a partir de 4 dígitos, tendo o valor de R$ 6.000,00 como um piso costumeiro. No entanto, vale a pena lembrar que esse valor pode variar dependendo de alguns fatores que fazem toda a diferença na capacidade do seu squad operar.

O squad contribui bastante para a agilidade do trabalho. Afinal, a equipe composta por em geral até 6 a 10 pessoas, geralmente, tem todo o poder de decisão no tocante ao desenvolvimento de seus produtos e projetos.

Em função disso, tem sido cada vez mais comum a adoção de metodologias ágeis aplicadas às atividades, entre elas a metodologia Squad. Muitas empresas passaram a usar esse método, especialmente na pandemia de covid-19, para controle das equipes de trabalho de forma remota.

O time no Scrum é multifuncional - ele contém todas as especialidades necessárias para entregar o produto potencialmente utilizável a cada Sprint - e é auto organizável, com um alto grau de autonomia e responsabilidade.