Qual a diferença entre um galo e uma galinha?

Perguntado por: oapolinario . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

O galo é mais alto e esguio que a galinha, que tem uma aparência mais atarracada, pequena. O tamanho e porte do galo não só determinam o macho dominante do bando, como também desempenha um fator importante na hora do acasalamento. As galinhas escolhem os galos maiores, com porte mais impressionante e colorido.

Frangas muito jovens aparentam ser mais desenvolvidas do que os frangos da mesma idade. Com apenas uma semana de idade, as frangas já mostram traços significantes de penas, incluindo nas asas e na cauda. Por outro lado, os frangos da mesma idade têm quase nenhuma penugem, e uma cauda bem pequena e arredondada.

Com qual idade um frango vira galo? Geralmente isso acontece de 6 meses a 8 meses de vida do animal. O mais indicado e você tentar tirar pintos desse galo a partir dos 7 meses de vida.

Os galos tem caudas longas e esvoaçantes que eles levantam e abrem ao caminhar em frente a uma fêmea, enquanto as caudas das galinhas são menores e em cores apagadas. As cores do corpo do galo são brilhantes e vibrantes, comparadas com as galinhas, que tendem a ter uma plumagem de tom apagado, pálido.

Resposta: O pato.

A consanguinidade entre as galinhas provoca a degeneração da raça, por isso o cruzamento entre aves do mesmo sangue deve ser evitado. Começam a aparecer defeitos como pés tortos, exemplares de pequeno porte e ovos pequenos, por exemplo.

A crista ajuda na regulação da temperatura do corpo dos animais e tem funções reprodutoras, porque quanto mais bonita é a crista, mais chances o macho tem de encontrar uma parceira.

O galo é o fornecedor de espermatozoides que precisam se fundir com os óvulos da fêmea para que haja a fecundação. De acordo com o tipo de criação, as aves atingem a maturidade sexual em idades diferentes.

Especialistas destacam que é raro que um galo coloque ovos, mas pode acontecer se o animal for hermafrodita. Ou seja, ter ao mesmo tempo um testículo e um ovário. "Nesse caso é uma mutação genética e existem duas situações: ele pode ser hermafrodita ou animais que têm tanto DNA feminino quanto masculino.

Pode comer galo? Apesar de menos comum por aqui, o galo também pode ser a estrela principal de alguns pratos. Como a carne é mais firme, o cozimento também é mais demorado. Na França, por exemplo, o animal costuma ser preparado no Coq au Vin, quando a ave é cozida com vinho.

Sua cabeça é pelada na região dos olhos até o bico, com pele avermelhada que segue até a papilha, que é bem desenvolvida, característica ausente nas galinhas. Penas brilhantes no pescoço, nas asas e costas. As penas do rabo são muito mais longas em algumas espécies.

Para os cientistas, a preferência das aves pelo fim da madrugada decorre da hierarquia entre eles. Existe uma ordem de canto até entre os galos de um mesmo galinheiro, segundo Édison José Fassani. “O galo dominante tem o privilégio de cantar primeiro e os outros galos cantam logo após”, comenta.

O macho só é essencial para a fecundação. Sem a presença dele, a galinha fica menos estressada e aumenta sua capacidade de produção de ovos. É por isso que os que compramos no supermercado, provenientes de granjas, são todos inférteis.

Terminado esse processo, a galinha bota os ovos: a da variedade caipira coloca entre 12 e 18, mas isso pode variar dependendo da idade e de outros fatores no organismo do bicho.