Qual a distância entre juntas de dilatação piso?

Perguntado por: dtrindade9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

O espaçamento máximo entre juntas de dilatação deve ser no máximo 24 m.

Quando falamos em pisos de concreto, as juntas de dilatação devem ser prioridade durante a execução desse tipo de revestimento. Isso porque as variações de temperatura e movimentações naturais podem afetar os pisos de concreto, tanto o revestimento como sua estrutura como um todo.

O corte deve ter uma profundidade da ordem de 1/3 da espessura do piso, recomendando – se no mínimo 40 mm. Seguindo estes processos de execução, o piso executado terá maior durabilidade e menor incidência de fissuras.

1 a 10 mm

Juntas de assentamento
Em geral, essa medida pode variar de 1 a 10 mm, mas em algumas situações pode chegar a até 5 cm. As juntas de assentamento em fachadas devem ter espessura iguais às dos pisos.

Epóxi: um dos materiais mais utilizados da indústria, tanto para processos de revestimento quanto para acabamentos, pinturas, encapsulamentos de componentes e pisos industriais; Neoprene: material sintético baseado no polychloroprene, é utilizado em diversos segmentos e processos.

As juntas de dilatação correspondem ao espaçamento deixado entre placas de concreto que compõem o revestimento, isso ocorre para que a expansão térmica seja possível, garantindo assim mais flexibilidade à obra, já que os materiais, seja concreto ou metal, dilatam com o calor e contraem com o frio.

A junta mínima é o menor espaçamento possível entre uma peça e outra na hora do assentamento.

O tratamento para juntas de dilatação consiste basicamente na instalação de perfis elastoméricos na abertura da fenda, ou seja, na junta.

Retardar o tempo de secagem também é fundamental para evitar rachaduras e fissuras no chão. Proteja o piso do sol e do vento nas primeiras 72 horas e, depois, umedeça a superfície a cada 8 horas por mais 4 dias. O objetivo desse processo é deixar o cimento secar lentamente para que fique mais resistente e uniforme.

A NBR 13753 recomenda uma espessura média de 1,5cm a 2,5cm.

O mastique de poliuretano é uma solução muito importante usada na complementação de aplicações de revestimento, na vedação de juntas de dilatação em paredes e pisos. Sua composição pastosa tem como objetivo contribuir para a impermeabilização, além de ajudar na reparação e proteção da área aplicada.

É necessário contar com produtos adequados para a completa vedação da estrutura. Dessa forma, a melhor alternativa para ter uma impermeabilização de qualidade é a utilização de produtos flexíveis. Exemplo disso é o selante de poliuretano, que promove a vedação definitiva da junta de dilatação.

Juntas Serradas: São previstas em concretagem contínuas de grandes panos de piso. Visam facilitar a movimentação das placas havendo ou não transmissão de esforços entre elas, uma vez que induzida a mesma trincará no trecho do mesmo alinhamento do corte, com isso teremos trincas precisas e alinhadas.

Quais são os tipos de juntas de vedação?

  • Fibra inorgânica. Desenvolvidas para substituir o papelão de amianto, as juntas de fibra inorgânica apresentam alta estabilidade térmica, sendo perfeitas para a confecção de juntas de vedação para serviços sob alta temperatura e pressão elevada. ...
  • Amianto. ...
  • Celulose. ...
  • Aramida.

O espaçamento entre peças indicado é de no mínimo 3mm, resultando em rejunte mais aparente.

Sua quantidade pode variar de 4 a 5 peças por m².

3mm

A espessura da camada de argamassa depois do assentamento das cerâmicas deve ser no mínimo 3mm e no máximo 5mm.

São espaçamentos entre as placas cerâmicas que servem para compensar variação de tamanho em produtos não retificados e absorver movimentações da base de assentamento. Devem ser preenchidos com rejunte.