Qual a esposa preferida de Xangô?

Perguntado por: rnascimento . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Oxum

De fato havia grande disputa entre eu, Obá, e Oxum pelo amor de Xangô. Eu, Obá, a Prestimosa, que era a esposa mais velha do rei, cuidava da comida de Xangô, o Trovão, das suas roupas, armas e outras coisas pessoais. Oxum, a Bela, era a esposa mais nova, por quem Xangô tinha maior predileção.

Filho de Oraniã e Torossi, teve várias esposas, sendo as mais conhecidas: Oiá, Oxum e Obá. Xangô é viril e justiceiro; castiga os mentirosos, os ladrões e os malfeitores. Sua ferramenta é o Oxê: machado de dois gumes. Orixá do fogo e dos trovões, Xangô foi um grande rei que unificou todo um povo.

Conheça como é ser filho de Xangô O filho de Xangô é justo, forte e com grande autoestima. Ele acredita no poder da justiça e se destaca em suas tarefas. As pessoas que vibram na mesma sintonia desse orixá são misteriosas, cumpridores da lei e conhecidos pela fama de namoradeiros.

Suas oferendas são as flores marrons, cerveja preta, fumo e o famoso Amalá de Xangô, oferenda preparada com quiabos e muito tradicional nos Candomblés. Sua saudação é “Caô Cabiecilê” ou “Kaô Kabecilê”.

Dadá Ajacá (Dadá Ajaká) ou Baiâni, segundo a tradição iorubá, é o filho mais velho de Oraniã, irmão consanguíneo de Xangô, que então reinava em Oió. Em alguns terreiros, Dadá Ajaká é uma representação de Baiâni, que é visto como um orixá masculino, que teria sido exilado do trono de Oió.

Certa vez Ogum apaixonou-se por Oxum, esposa de Xangô.

Filhos de Xangô – São difíceis no trabalho
O seu jeito autoritário e sem meias-palavras faz com que muitas pessoas tomem birra dele. Não costumam aceitar a opinião alheia facilmente e falam tudo que vem à cabeça, doa a quem doer. Muitas vezes podem perder o emprego por não saber conter as palavras.

Por outro lado, Xangô era mesmo o filho prefe rido de lemanjá e Orixalá, o filho mimado, mas lemanjá pensava que ele era tra vesso demais para nomeá-lo rei e escolheu Ogum. Mas Xangô traiu Ogum.

Oxum implorava por seu amor, mas ele só desdenhava dela. Tempos depois, Xangô ficou pobre e, envergonhado, foi viver longe do som dos atabaques. Ele tomou Oxum como amante, e ela o supriu na busca de conforto e prazeres.

Leão

Leão - o rei dos animais tem a proteção do Rei dos Orixás Xangô.

Xangô tinha três mulheres : As mais importantes eram, Iansã, Oxum e Obá.

Xangô é um orixá que tem o controle sobre os raios e trovões e que também expele fogo pela boca. Ele aparece com um machado de duas faces em virtude de sua inclinação guerreira. Xangô é o poderoso orixá guerreiro que domina os raios e os trovões.

Uma espécie de caruru com pirão de farinha de arroz ou de mandioca, quiabo, azeite de dendê, camarão seco e cebola. No candomblé, o amalá costuma ser oferecido a Xangô.

SEUS FILHOS, PORTANTO, COSTUMAM TRAZER ESSA MARCA, SEJAM HOMENS, SEJAM MULHERES (QUE ESTÃO ENTRE AS MAIS ARDENTES DO MUNDO). OS FILHOS DE XANGÔ SÃO TIDOS COMO GRANDES CONQUISTADORES, SÃO FORTEMENTE ATRAÍDOS PELO SEXO OPOSTO E A CONQUISTA SEXUAL ASSUME PAPEL IMPORTANTE EM SUA VIDA.

Possui um machado de duas faces, que protege seus filhos das injustiças e traz a lei do retorno para quem pratica o mal. Devido ao sincretismo religioso com São Jerônimo, hoje (30) também é celebrado o dia de Xangô para a maioria dos umbandistas e candomblecistas.

Existe uma qualidade de Xangô, chamada Baru, que não pode comer quiabo. Ele era muito brigão. Só vivia em atrito com os outros. Ele é que era o valente.

A Pedra de Xangô é um patrimônio cultural, geológico, simbólico, mítico da cidade de Salvador – Bahia. A palavra “Xangô” é um conceito polissêmico e abrange o termo nas nações Ketu, Angola e Jeje e, também, os outros nomes como é conhecido o rochedo.

Seus números para sorte: 5 e 6. Xangô é o Orixá do fogo, Senhor do trovão que rege a economia e a justiça. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe quiabo cortado em miúdos com mel de abelha. Seus números para sorte: 6 e 12.

Xangô (Shango ou Sango) é senhor dos raios e dos trovões. É o Deus/orixá do povo Iorubá, que vive em grande parte no sudoeste da Nigéria; também há comunidades de iorubás significativas no Benim, Togo, Serra Leoa, Cuba, Republica Dominicana e Brasil.

IANSÃ - 22/11 a 21/12
Combina com os filhos de: Ogum, Xangô e Oxóssi.

Exu

Exu, além destas características citadas acima é o orixá da sensualidade, da sedução e da sexualidade.