Qual era a esposa preferida de Salomão?

Perguntado por: lbelem . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 4 votos

Salomão tinha muitas mulheres,700 rainhas e 300 concubinas,mas nenhuma delas ele amava tanto como ele amava a Sulamita.

Salomão, que reinou entre 970 e 930 a.C.,de acordo com o livro dos Reis, chegou a ter 700 esposas princesas e 300 concubinas.

Eram mulheres moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hititas.

Visto que mais tarde Esaú casou-se com a filha de seu tio Ismael, que tinha também o nome de Basemate (parece que esse era um nome comum na região edomita, naqueles dias; Salomão deu esse nome a uma de suas filhas [1Rs 4.15]), foi necessário que se chamasse a segunda esposa por outro nome, Ada.

[A] A Sulamita era uma mulher negra, uma mulher preta.

Nas palavras da sulamita ela mesma se descreve como uma mulher morena e formosa (Ct 1,5-6). A alusão a sua cor morena foi fruto do trabalho, que seus irmãos a obrigaram fazer, ao guardar suas vinhas.

Que possui a perfeição. Foi favorita de Salomão.

Porém, é sobre a Sunamita (2 Reis 4.8-37) que vamos compartilhar um pouco. Quem era esta mulher? A Bíblia não menciona o seu nome, apenas a chama de Sunamita, que quer dizer oriunda da cidade de Suném, cujo nome significa: Lugar de repouso.

Roboão

E por isso, qualquer tipo de comparação de Salomão com aqueles que o sucederam seria simplificar demais e desconsiderar o contexto histórico que acompanha cada personagem [1]. Salomão tem como sucessor seu filho, Roboão (926-910).

Os 7 princípios do Rei Salomão

  • 1 – Tenha um plano antes de investir.
  • 2 – Seu dinheiro é sua responsabilidade.
  • 3 – Evite acreditar em promessas de riqueza rápida.
  • 4 – Escolha bem os conselhos que irá ouvir.
  • 5 – Seja generoso.
  • 6 – Viva abaixo dos seus ganhos.
  • 7 – Seja paciente e constante.

Rainha de Sabá foi uma soberana do antigo reino de Sabá que, segundo alguns pesquisadores, ficava localizado na região sul da península Arábica (no atual Iêmen), próximo ao mar vermelho, entre os séculos X e XII a. C.

  • Menelique I
  • Roboão

Em I Reis 3:1, lemos que Salomão se casou com uma mulher não israelita. Ela era filha do faraó do Egito. Casar-se com a filha do faraó pode parecer algo sensato porque um rei geralmente não ataca outro rei que se casou com sua filha. O casamento era um meio muito comum de se fazer tratados naquela época.

Ela entregou ao rei os presentes que havia trazido: mais de quatro mil quilos de ouro e uma grande quantidade de especiarias e de pedras preciosas. Nunca houve especiarias tão finas como as que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão.