Qual a estrutura da família hoje?

Perguntado por: uvasconcelos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

Hoje a configuração familiar é diferente da configuração patriarcal, podendo haver uma família com duas mães. Nos dias de hoje, podemos encontrar famílias mais tradicionais, que seguem o modelo patriarcal, mas também encontramos muitas famílias que não se enquadram nesse modelo.

A nossa atual legislação só protege o casamento, a família monoparental e a união estável, sendo está última um grande avanço levando-se em consideração a época que o projeto do Código Civil de 2002 foi escrito. Hoje, o que dá forma às relações é a afetividade, que configura um laço tão forte como o sanguíneo.

Uma boa estrutura familiar compreende espaço para as diferenças e deve ser construída nos alicerces do diálogo, do carinho e da união. O diálogo familiar é bastante escasso, porque existem muitas distrações, tanto para pais, filhos e ou outros membros da família.

principal mudança que separa, que diferencia a família moderna da antiga família está no crescimento da violência. Infelizmente, crianças e idosos são obrigados a conviver com o duro cenário em que mortes, assaltos e o medo são os principais protagonistas.

Atualmente, a crise econômica, as dificuldades do mercado de trabalho, os custos crescentes com educação dos filhos e saúde são os maiores desafios para aqueles que estão formando ou desejam começar a formar uma família.

É a família a principal responsável pela alimentação e pela proteção da criança, da infância à adolescência. A iniciação das crianças e adolescentes na cultura, nos valores e nas normas de sua sociedade começa na família.

A família estruturada e presente na vida dos filhos, é a tônica que alavanca seres humanos capazes de fazer a diferença no convívio que vai além do círculo familiar, estendendo vínculos de respeito, convívio salutares e pacíficos no ambiente escolar, na sociedade a qual pertence e sobretudo com todos que se relacionam, ...

A família tradicional é a forma mais comum, compreendida ao longo do tempo, como sendo a formação de um grupo composto por pai, mãe e filho(s). Dentro dessa perspectiva, a família pode ser entendida de duas maneiras. A partir do casamento legal, civil ou religioso, ou da união estável entre seus membros.

A Constituição Federal brasileira adotou o conceito amplo de família, pois engloba uniões, mesmo fora do casamento, desde que haja vínculos de permanência e continuidade. Além disso, o texto constitucional entende ser a família base da sociedade, por tal razão merece proteção distinta do Estado.

As famílias são responsáveis por garantir a saúde, segurança, educação e bem-estar geral das crianças e por ensinar-lhes valores e comportamentos sociais apropriados.

104), “uma família bem estruturada requer algumas condições básicas, como é a necessidade de que haja uma hierarquia na distribuição de papéis, lugares, posições e atribuições, com a manutenção de um clima de liberdade e de respeito recíproco entre os membros”.

A família passou a ser mais democrática, o modelo patriarcal fora abandonado, sendo empregado um modelo igualitário, onde todos os membros devem ter suas necessidades atendidas e a busca da felicidade de cada indivíduo passou a ser essencial no ambiente familiar.

Numa trajetória evolutiva histórica, são distinguidos três grandes períodos: a família “tradicional” correlacionada à Idade Média, a família “moderna” surgida no final do século XVIII e declinada em meados do século XX e a “contemporânea” ou “pós-moderna” que começa a ser delimitada a partir da década de 1960 ( ...

Assim, a família moderna define muitos tipos de família, desde a formada por um casal com os seus filhos (tipo de família tradicional) até à que é composta por pais solteiros, casais do mesmo sexo ou casais com filhos de relações anteriores.

Famílias com atrasos em contas de água, eletricidade ou gás concentravam 37,5% da população, segundo por atrasos em prestações de bens e serviços (26,6%) e atrasos com a aluguel ou prestação do imóvel (7,8%).