Qual a função de um técnico de enfermagem na UTI?

Perguntado por: uapolinario . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

O técnico em enfermagem especialista em UTI exerce inúmeras atividades, como cuidados de enfermagem antes, durante e após os exames de imagem, métodos gráficos, coleta de material biológico para análises clínicas, cuidados aos pacientes pós-transplantados e nos procedimentos da Terapia Renal Substitutiva.

Trabalhar em conformidade às boas práticas, normas e procedimentos de biossegurança. Realizar registros e elaborarrelatórios técnicos. Desempenhar atividades e realizar ações para promoção da saúde da família. Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Os técnicos em enfermagem de uma UTI também estão aptos a monitorar dados vitais e coletar dados sobre o paciente, checar os equipamentos e os materiais utilizados na unidade e, finalmente, auxiliar na avaliação do quadro clínico dos pacientes.

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é uma estrutura hospitalar na qual são realizados cuidados complexos e intensivos por equipes multidisciplinares no tratamento e reabilitação de pacientes em estado grave ou potencialmente grave.

Conheça as disciplinas do curso:
Avaliação do Paciente Crítico e Distúrbios Hemodinâmicos: Atenção de Enfermagem. Controles em Terapia Intensiva. Distúrbios Digestório e Geniturinário: Atenção de Enfermagem. Distúrbios Neurológicos: Atenção de Enfermagem.

Além disso, a especialidade com maior salário médio é o Enfermeiro Neonatologista, que possui remuneração média de R$9.039,00.

a)33% dos profissionais devem ser enfermeiros e 67% técnicos de enfermagem; b) enfermeiro para 4,5 pacientes; c) 1 técnico de enfermagem para cada 2,2 pacientes.

Art. 10 - Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, família e coletividade. Art. 11 - Ter acesso às informações, relacionadas à pessoa, família e coletividade, necessárias ao exercício profissional.

Os técnicos em enfermagem podem controlar e orientar os pacientes sobre os medicamentos que foram receitados pelo médico. Além dos medicamentos de via oral, os técnicos também podem fazer a aplicação de injetáveis, se assim for solicitado pelos médicos. É preciso controlar as dosagens e prestar muita atenção em tudo.

A escala de Braden é um dos recursos mais utilizados nas UTIs para medir o risco dos pacientes críticos de desenvolverem lesões por pressão. A partir desse registro, é possível aplicar medidas preventivas e promover um tratamento mais eficaz.

O procedimento mais comum em uma unidade de tratamento intensivo é a admissão do paciente e, também, um dos processos mais exigentes. Afinal, nessa hora, o paciente está provavelmente em seu quadro mais grave e o enfermeiro tentará estabilizar a situação o mais rapidamente possível.

Segundo o regulamento do hospital, um paciente não pode tomar banho com apenas um profissional. Pedro de Jesus explica, no entanto, que o banho deve ser acompanhado por mais de um enfermeiro quando o caso do paciente é de extrema gravidade.

Uma UTI completa deve ter alguns equipamentos hospitalares essenciais. Descubra quais são a seguir!
...
5 aparelhos médicos que não podem faltar na terapia intensiva

  • Monitor de sinais vitais. ...
  • Ventilador pulmonar. ...
  • Cardioversor. ...
  • Bomba de infusão. ...
  • Eletrocardiógrafo.

O profissional precisa ter um perfil bastante proativo, ficando atento e conectado a tudo o que está acontecendo. Além disso, deve estudar muito e estar sempre atualizado, inclusive com conhecimento de informática. Mas o melhor de tudo é que cada dia de trabalho é único e cheio de novos aprendizados.