Qual a idade de um gato em relação ao homem?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Some 15 anos para o primeiro ano de vida do peludo e 10 para o segundo ano de vida. A partir do terceiro aniversário em diante, acrescente quatro anos. Ou seja, o amigo de quatro patas com um ano, tem 15 em relação ao humano.

Assim, a partir do 3º ano felino, cada novo ano corresponde a quatro anos humanos, ou seja: Um gato de 3 anos tem 28 anos humanos. Um gato de 10 anos tem 56 anos humanos.

A expectativa de vida dos gatos castrados é a mesma de gatos saudáveis, de cerca de 15 anos.

20 anos

Um gato sem raça definida pode viver até aproximadamente 20 anos. Gatos, em geral, podem desenvolver problemas renais, por isso é muito importante que sejam estimulados a beber bastante água.

O título de gato mais velho do mundo agora é da gata Flossie, moradora do Reino Unido. Ela está prestes a completar 27 anos, e bateu o recorde no dia 24 de novembro de 2022 enquanto ainda tinha 26 anos e 316 dias de vida. Essa idade de gato seria equivalente a 120 anos humanos, para se ter uma ideia.

Uma das coisas que interfere em quanto tempo os gatos vivem é a predisposição a algumas doenças, que é muito comum em determinadas raças. Dependendo da gravidade da patologia, os felinos não costumam ter uma longevidade alta se comparado com animais saudáveis.

No caso dos bichanos adultos, como saber a idade do gato vai precisar de um pouco mais de atenção. E a melhor maneira de descobrir a idade do gato é verificando os dentes. Se estiver relativamente amarelado e com uma quantidade razoável de tártaro, é provável que ele tenha mais de um ano e menos de sete anos de idade.

5. Seu corte é perigoso para o gato. Dada sua importância para os bichanos, o bigode do gato nunca deve ser cortado ou aparado. Do contrário, o pet perderá muito da sua capacidade de equilíbrio e de noção espacial, o que significa que ele estará mais sujeito a quedas durante os saltos.

12 – 18 anos

No geral, o gato é filhote até um ano de idade. A partir daí, ele já é considerado adulto. Porém, o seu temperamento pode demorar um pouquinho mais para amadurecer. Ou seja, por mais que o seu pet já tenha passado dos 12 meses, ele ainda pode se comportar como um gatinho travesso!

Veterinários comportamentalistas de todo mundo NÃO RECOMENDAM separar os filhotes de cães e gatos das suas respectivas mães antes de 60 DIAS DE VIDA.

Isto significa que quando um gato lhe traz animais mortos que apanhou, as vezes vivos, te considera parte da sua família. Seus instintos estão dizendo a eles que isso é o que eles precisam fazer para sobreviver e que precisam passar essas habilidades importantes para salvar vidas em sua família.

Por serem curiosos, independentes e territorialistas, eles adoram explorar todos os espaços, como se estivessem explorando o seu “reino”, seja para marcar sua presença, por algum interesse amoroso ou comunicar aos outros animais que é ele quem manda por ali.

“E se o meu gato castrado sumiu, o que pode ter causado isso?” Nesses casos, a principal motivação para as fugas são mudanças na rotina. Gatos que mudam de uma casa para outra precisam de um tempo para reconhecer, explorar e marcar aquele território.

Na velhice: Quando o gatinho já está mais velho e começa a miar bastante é sinal de que a algo errado, pode ser que esteja com dores nas articulações, disfunção cognitiva e até problemas na tireoide.