Qual é a idade da terceira idade?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.7 / 5 5 votos

O Projeto de Lei 5383/19 altera a legislação vigente para que as pessoas sejam consideradas idosas a partir dos 65 anos de idade, e não mais 60.

Você já se perguntou quando começa a terceira idade? A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o envelhecimento em quatro estágios: meia-idade: 45 a 59 anos; idoso(a): 60 a 74 anos; ancião: 75 a 90 anos; velhice extrema: 90 anos em diante.

De acordo com a lei, é considerada pessoa idosa o cidadão com idade igual ou superior a 60 anos.

Agora, a terceira idade está sendo chamada de melhor idade. Ela se inicia aos 60 anos, quando a maioria recorre à aposentadoria e possui uma mudança de rotina.

Parte dos especialistas considera que a juventude vem depois da adolescência, ou seja, dos 19 aos 29 anos. Já o órgão oficial de estatísticas, o IBGE, define como jovem a população dos 15 aos 24 anos.

Simplificando, fazer 60 anos é visto como sua chance de começar de novo”. A propósito, o site Coisas do Japão apresenta os nomes, os seus respectivos significados e os rituais celebrados nas comemorações de aniversários ao longo da vida de acordo com a tradição japonesa.

Com o envelhecimento da população, começam a surgir novas classificações para a velhice. A quarta idade seria composta pela população que tem mais de 80 anos.

Primeira idade: de 0 a 20 anos; Segunda idade: de 21 a 49 anos; Terceira idade: de 50 a 77 anos; Quarta idade: de 78 a 105 anos.

A mais comum é a hipertensão, seguida por dores na coluna, artrite, depressão e diabetes. E não há segredo: os meios para se evitar problemas crônicos são os que já são amplamente divulgados: ter uma dieta balanceada, praticar exercícios regularmente e realizar check-ups de saúde anualmente.

E, quando chegamos nos 60 ou 70 anos, as chances de falecer dobram a cada oito anos. Se você for sortudo o suficiente para viver 100 anos, suas chances de chegar ao próximo aniversário são de 60%", diz o relatório.

É necessário destacar que o processo de envelhecimento se dá por toda a vida, do nascimento até a morte, assim a partir do nascimento estamos envelhecendo, já a velhice é uma construção social, demarcada como a última fase da vida, carregada de preconceitos e mitos.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), decretou o retorno da gratuidade do transporte público para pessoas a partir de 60 anos. O governador Rodrigo Garcia (PSBD) seguiu a mesma decisão e anunciou a gratuidade no metrô e na CPTM a partir do dia 1º de janeiro de 2023.

A ampliação do período de validade foi promovida pela PMSJ, por meio da Secretaria Municipal da Receita (SMR), mediante a alteração da Lei de Isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), sancionada em julho. O benefício fiscal passa a valer a partir de 2021.

Estatuto da Pessoa Idosa assegura direitos às pessoas com 60 anos ou mais

  • Gratuidade. O artigo 15º do Estatuto da Pessoa Idosa, responsabiliza o poder público pelo fornecimento gratuito de medicamentos, especialmente os de uso contínuo. ...
  • Transporte. ...
  • Impostos. ...
  • Proteção. ...
  • Prioridades. ...
  • Denúncia.

Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional. Prevenção é sempre o melhor caminho!

A primeira infância é um período fundamental e completamente decisivo na formação do ser humano, e as experiências nele vividas impactam diretamente em seu potencial ao longo de toda a vida.