Qual a idade ideal para parar de amamentar?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

O momento de parar de amamentar pode ser escolhido pela mãe, no entanto, o ideal é que a amamentação ocorra até a criança completar 2 anos de idade.

“Tudo por falta conhecimento, pois o leite materno é o alimento mais completo e benéfico que existe”, garante a especialista em alimentação infantil, ao afirmar que a duração mínima da amamentação deve ser de dois anos e que esse período pode se estender até três, quatro ou mais.

Alterações fisiológicas durante o desmame
Como o leite já não é retirado com regularidade, as glândulas mamárias distendem e a produção de leite diminui gradualmente. As mamas tornam-se ingurgitadas com a compressão dos vasos sanguíneos, restringindo o fluxo de sangue e de oxitocina para as células mioepiteliais.

Sim, é isso mesmo! Enquanto a amamentação ajuda a perder os quilos, parar de dar o peito pode colaborar com o aumento de peso. Isso acontece porque, durante o aleitamento, o gasto calórico aumenta bastante: são de 900 a mil calorias que vão embora por dia. Afinal, para produzir tanto leite é preciso muita energia.

O leite materno, após os dois anos de idade, evita mortes infantis, fortalece o sistema imunológico, diminui o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade; e reduz o risco de desenvolver câncer de mama nas mães (veja mais em: A verdade sobre amamentação prolongada).

O ato de amamentar, emagrece a mãe? Em suma, de acordo com estudos realizados pela Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos, comprovaram que o ato de amamentar emagrece porque a produção de leite no organismo ocasiona em uma grande quantidade de queima de calorias.

Pode provocar latejamento e inchaço, às vezes se estendendo até a axila, e sensação de muito calor e encaroçamento devido à intensa atividade que ocorre no interior dos seios. Você poderá notar outros sintomas de ingurgitamento mamário, como a pele dos seios brilhante e esticada, e os mamilos endurecidos e planos.

A primeira coisa: alterar as posições de mamada, para que o bebê consiga drenar todos os quadrantes mamários. Outra ideia é fazer compressas mornas e massagem antes da mamada para ajudar a liberar esse duto antes de o bebê mamar. “Mais uma coisa que funciona muito bem é amamentar na posição quatro apoios.

O Desmame sendo feito de forma gradual, é o mais indicado já que o interessante é que seja um ciclo encerrado para a mãe para o bebê , porém é um processo lento que pode levar bastante tempo, às vezes, meses. É preciso ter paciência com o processo pois o peito muitas vezes é um facilitador na rotina.

Fique tranquila!

  1. 1- Seja prática com suas emoções.
  2. 2- Para evitar o desmame encontre alguém para te ajudar.
  3. 3- Faça uma rotina de amamentação.
  4. 4- Arrume um canto para amamentar no trabalho.
  5. 5- Aprenda a ordenhar.
  6. 6- Conheça os copinhos e as mamadeiras.

Um desmame abrupto pode gerar muito choro e sofrimento (de ambas as partes), problemas de sono, de alimentação, problemas emocionais e de relação mãe/bebê.

Deixar de dar o leite materno definitivamente de uma só vez não é recomendado pelos pediatras, principalmente pelo fato de que a brusca ruptura pode gerar na criança um sentimento de insegurança e rejeição. Para a mãe, também causa prejuízos.

Se o desmame é abrupto, não dá tempo de esse entendimento ocorrer e a produção continua igual, mesmo sem a demanda. Ordenhe suas mamas até se sentir mais confortável, mas lembre-se de não retirar todo o leite, pois o objetivo não é estimular a produção. Depois faça compressas frias nas mamas por dez minutos.

Hormônios como progesterona, estrogênio e prolactina irão reduzindo aos níveis antes de engravidar, então se o desmame for súbito estas mudanças hormonais irão afetar mais intensamente as emoções da mulher.

Algumas dicas que podem ajudar no processo de perda de peso após o parto são:

  1. Amamentar. ...
  2. Ter uma alimentação equilibrada. ...
  3. Gaste calorias. ...
  4. Beber água.

Há muita discussão se amamentar emagrece ou engorda as mães. E a resposta é que, em princípio, emagrece, mas pode engordar dependendo dos hábitos alimentares. A produção de leite gasta muitas calorias (600 a 800 por dia, equivalente a meia hora de caminhada), o que facilita o emagrecimento.

Após 1 ano de idade, a amamentação para a criança vai tornando-se algo muito mais forte em termos de laços emocionais do que nutritivos! Claro que ainda existem nutrientes, mas a criança mama também para aconchego, carinho, para relaxar, quando está com medo ou inseguro, quando está doente…. E tudo bem com isso.

A amamentação faz com que muitas mulheres sintam muito cansaço e não tenham forças. No entanto, você não deve se preocupar com esse sintoma, já que, na maioria das vezes, costuma desaparecer em poucas semanas.

quem amamenta tem direito a sair mais cedo do serviço? Sim. Entretanto, o acordo deve ser negociado diretamente com o empregador, já que a mãe pode alimentar a criança no próprio trabalho, desde que exista um local apropriado para a amamentação.

Secar o Leite Materno Naturalmente

  1. Compressa Gelada. Compressa Gelada: realizar o procedimento por 15 minutos algumas vezes ao dia, sugere-se de 3 a 6 vezes ao dia. ...
  2. Apertar os Seios com Faixa. ...
  3. Chás Que Ajudam a Secar o Leite Materno.