Quando parar de amamentar volta a engordar?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

Sim, é isso mesmo! Enquanto a amamentação ajuda a perder os quilos, parar de dar o peito pode colaborar com o aumento de peso. Isso acontece porque, durante o aleitamento, o gasto calórico aumenta bastante: são de 900 a mil calorias que vão embora por dia. Afinal, para produzir tanto leite é preciso muita energia.

A resposta é: SIM, é possível! Isso se chama Relactação e vamos explicar o que é e como funciona! A amamentação é o sonho e, às vezes, o pesadelo de muitas mães.

Entre 0 e 6 meses, a criança tem como alimentação exclusiva o leite materno. Após esse período, o cuidador introduz, gradativamente, novos alimentos à rotina do bebê e passa a diminuir o consumo do leite da mãe. O desmame, geralmente, acontece a partir dos 2 anos ou até mesmo antes.

Deixar de dar o leite materno definitivamente de uma só vez não é recomendado pelos pediatras, principalmente pelo fato de que a brusca ruptura pode gerar na criança um sentimento de insegurança e rejeição. Para a mãe, também causa prejuízos.

Aconselho você a procurar um nutricionista, para uma avaliação mais precisa do seu caso. Onde ele irá adequar quantidades e qualidade de alimentos para o seu ganho de peso ser de forma saudável.

Isso se deve ao fato da mulher gastar energia adicional na produção do leite. É necessário que a mulher aumente seu consumo alimentar para que atenda a demanda energética elevada. Essa missão nem sempre é fácil, principalmente em mulheres que não conseguem comer muito.

A seguir, indicamos 6 dicas que são fundamentais para quem está tentando aumentar de peso de forma saudável:

  1. Comer de 3 em 3 horas. ...
  2. Incluir proteínas em todas as refeições. ...
  3. Consumir gorduras boas. ...
  4. Comer pelo menos 3 frutas por dia. ...
  5. Beber pelo menos 2,5 L de água por dia. ...
  6. Realizar atividade física.

Mito. Ainda que, quanto mais leite for ofertado ao bebê, maior o gasto calórico será, a perda de peso após o parto não está relacionada apenas à amamentação.

De forma natural, o leite materno demora cerca de 40 dias após a última estimulação para secar. O período pode ser um pouco desconfortável, já que há a possibilidade de acontecer o vazamento. Entretanto, a consultora de amamentação deixa claro que não é possível acelerar o processo da seca do leite.

A resposta é simples: amamentar ajuda, sim, na perda de peso! A relação entre a produção de leite e o emagrecimento já foi estudada, e os benefícios foram comprovados: amamentar emagrece mesmo!

Secar o Leite Materno Naturalmente. Existem algumas técnicas caseiras pouco conhecidas para secar o leite materno sem muito trabalho, porém é importante dizer que pode levar alguns dias e provocar sintomas como seios pesados e até mesmo doloridos.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

Entenda por que o leite seca
A pega errada e posição do bebê ao mamar não adequada podem fazer diminuir a produção de leite; Fissuras nas mamas fazem com que o ato de amamentar não seja prazeroso e a produção de leite diminua. Falta de ingestão de líquidos pela mãe: a mamãe que amamenta deve estar bem hidratada!

Dicas para desmame gentil

  1. Não ofereça mais o seio. Não convide seu bebê para mamar, no desmame gradual você espera a criança pedir. ...
  2. Reduza as mamadas aos poucos. Vá diminuindo a quantidade de mamadas por dia, assim como a duração delas, gentilmente. ...
  3. Converse com seu filho. Não subestime seu bebê.

Não oferecer a mama
Uma boa estratégia para facilitar o desmame é que a mãe não ofereça o peito nem use blusas que facilitem o acesso do bebê ao peito, dando de mamar somente de manhã e à noite. Quando o bebê estiver perto dos 2 anos de idade, deve-se oferecer a mama nestes horários apenas se a criança pedir.

O segredo para ganhar massa muscular está na origem: leite materno. As hormonas do crescimento e a proteína do leite materno ajudam a ganhar massa muscular, dizem desportistas.

Melhores suplementos para amamentar

  • Ferro. Durante o parto, a mãe tem uma perda importante de sangue. ...
  • Cálcio. ...
  • Complexo B. ...
  • Vitamina C. ...
  • Vitamina D. ...
  • Suplementos para amamentar: Ômega 3.

Opte por uma alimentação balanceada, rica em grãos, frutas, verduras e legumes. As proteínas, principalmente frango e peixe, também são importantes aliadas na dieta pós-gravidez, pois ajudam a formar massa magra e mantêm você saciada por mais tempo. Já o cálcio pode contribuir para reduzir a absorção da gordura.

O suco de uva integral contém uma grande quantidade de uvas em sua composição, o que o torna muito calórico (açúcar). O suco de açaí é bem calórico (116 calorias em 300ml), as custas de açúcar e gorduras. O suco natural de laranja tem 10g de açúcar pra cada 100ml ou seja em um copo 300ml tem 30g de açúcar simples.

Vitamina de leite e tâmaras
A tâmara é uma ótima fonte de carboidratos, que mantêm a energia e a disposição durante os treinos, facilitando o ganho de massa muscular.

Algumas dicas que podem ajudar no processo de perda de peso após o parto são:

  1. Amamentar. ...
  2. Ter uma alimentação equilibrada. ...
  3. Gaste calorias. ...
  4. Beber água.