Qual a importância da produção cinematográfica para a sociedade?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

O cinema é uma das formas mais poderosas de arte e entretenimento da sociedade moderna. O cinema pode influenciar a opinião pública e moldar a cultura popular. O cinema pode ser usado como uma ferramenta para educar e informar as pessoas sobre questões sociais e políticas.

Portanto, podemos encarar o cinema brasileiro como um produto cultural que nos revela e que deixa ver claramente uma identidade nacional própria, revelando uma forma única de sermos através das artes (enquanto componente cultural), uma maneira rica de pensar e agir artisticamente.

Uma das principais vantagens da indústria cinematográfica para as marcas é a oportunidade de segmentar e alcançar audiências específicas. Os filmes abrangem uma ampla variedade de gêneros, estilos e temáticas, permitindo que as marcas direcionem suas mensagens para públicos-alvo mais precisos e engajados.

'Produção cinematográfica é o processo de fazer um filme, de uma ideia inicial de história ou escrita do roteiro, filmagem, edição e finalmente distribuição para um público. Tipicamente isso envolve um grande número de pessoas e o processo pode demorar de meses a anos para ser completado.

O cinema é um veículo essencial para debater obstáculos sociais e, também, para liberdade de expressão, a qual permite a construção de uma sociedade mais democrática e coletiva. Portanto, o cinema é fundamental na vida das pessoas por levantar questões individuais e coletivas.

A linguagem cinematográfica pode ser apropriada como um instrumento de comunicação, promovendo um processo de tratamento das informações através de decodificação e análises de dados e mensagens.

Em geral, as principais funções envolvendo produção no cinema estão relacionadas ao produtor executivo (responsável pelo orçamento e captação de recursos) e ao diretor de produção (que administra esses recursos e atua diretamente com os outros membros da equipe, encontrando soluções para o dia a dia do projeto).

A História do cinema mundial só foi possível com a invenção do cinetoscópio, em 1889, por William Dickson. O assistente de Thomas Edison criou a primeira máquina capaz de capturar imagens em movimento.

O cinema pode ser utilizado como uma ferramenta para promover a inclusão social, através da produção de filmes que retratam a diversidade cultural e as diferentes realidades sociais.

A chegada da tecnologia digital ao cinema representa um marco profundamente impactante para a História da Sétima Arte. O digital democratizou o acto de fazer cinema ao torná-lo mais acessível e imediato sem, no entanto, por si só, ser garante de incremento qualitativo. Cinema é expressão e tecnologia é ciência.

A digitalização e democratização do processo de filmagem tem a capacidade de trazer o poder para as pessoas e cultivar vozes novas e frescas no cinema que merecem ser ouvidas. O produtor de filmes está prestes a ser o homem comum, sem que seja necessária nenhuma experiência na área de produção.

A cinematografia também mudou o sentido do mundo, quando em pequenos momentos podemos captar situações incríveis, ao filmar os nossos filhos a crescer, o nosso casamento, o aniversário de alguém, uma viagem turística, tudo isso tem contribuído para a mudança do mundo.

São inúmeras as vantagens do cinema na escola para os estudantes. Entre elas, está a possibilidade de fortalecer o gosto pela arte, despertar a criticidade e reter a atenção dos alunos para assuntos que, normalmente, são repassados pelas aulas expositivas.

A tecnologia afeta não apenas a maneira como os filmes são gravados e editados, mas o modo de serem vistos pelo público. Jovens nascidos na última década assistem a programas na internet e televisão em altíssima resolução (4K), com uma amplitude de cores enorme e até mesmo maior velocidade de fotogramas (frame rate).

Mas, não pense que Hollywood é a maior indústria cinematográfica do mundo. Quem domina esse cenário é Bollywood, com o título de maior produtora de cinema do mundo. Os indianos produzem cerca de 1500 filmes por ano e tem um público fiel que lota as sessões para acompanhar cada lançamento.