Qual a importância do Pilar aprender a fazer?

Perguntado por: egil . Última atualização: 24 de abril de 2023
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O aprender a fazer é um pilar que está presente em algumas instituições, mesmo que aplicado em “menor quantidade”. Trata-se de colocar em prática o aprendizado adquirido. Esse pilar, no relatório, também fala sobre a adaptação do conhecimento para a prática profissional.

Segundo pilar: Aprender a fazer
Como se aplica: A fim de adquirir não só uma qualificação profissional, mas, de uma maneira mais abrangente, a competência que torna a pessoa apta a enfrentar numerosas situações e a trabalhar em equipe.

Aprender a conviver é um dos princípios propostos e defendidos no relatório da Unesco, elaborado por Jacques Delors. Esse Pilar da Educação tem o intuito de estabelecer entre todos que existe o pensar diferente e que ainda temos muito o que avançar em relação à percepção e a respeito aos interesses da coletividade.

O fazer pedagógico de qualidade protocola os alunos, eleva sua auto-estima, fazendo o próprio educando confiar em suas potencialidades e apesar de muitos virem de uma realidade social cruel, somente através do trabalho desenvolvido pelo professor conseguem acreditar que é possível mudar sua qualidade de vida.

O ensinar e o aprender caminham juntos. Mais do que ensinar conteúdos, ser ensinante está atrelado a abrir caminhos. Não se transmite conhecimento, mas, sim, sinais deste, para que o outro possa fazer uso dele e transformá-lo de forma subjetiva.

Ensinar não é transmitir conhecimentos. O educador não tem o vírus da sabedoria. Ele orienta a aprendizagem, ajuda a formular conceitos, a despertar as potencialidades inatas dos indivíduos, para que se forme um consenso em torno de verdades e eles próprios (os estudantes) encontrem suas opções.

Os quatro pilares são o contexto certo para trabalhar na educação, pois sendo onde tudo acontece na vida dos alunos em seu desenvolvimento, desde aprender a falar corretamente a seu caráter, como respeito e ética para a sociedade em que vivemos, os pilares tem o poder de construir nos alunos sua identidade.

1 – Aprender a conhecer (Aprender a aprender)
Esse pilar envolve o ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento. Mais do que adquirir saberes, os educandos devem ter interesse real pela informação e prazer em aprender e se aprimorar constantemente.

Construir conhecimentos, fazer uso da atenção e memória e eleger informações que possam ser úteis para o viver social, esses são alguns dos pontos vistos no pilar Aprender a Conhecer. Ao pôr essas ações em prática, o aluno consegue ter o saber ideal para entender o valor de estar em constante aprendizado.

Aprender a ser
É o pilar da Educação voltado a desenvolver aspectos como respeito, responsabilidade, ética, sensibilidade, pensamento crítico, entre outros. É importante ter consciência de quem se é, assim como saber seu papel e como agir diante das mais diferentes pessoas com as quais se convive ao longo da vida.

Saber conviver é a habilidade de aprender a viver junto dos outros, com atitudes solidárias, cooperativas e construtivas, integrando e respeitando as diversidades e desenvolvendo um pensamento mais flexível, criativo e inovador, que leva à realização pessoal, mas também à cooperação, à possibilidade de ser fiel ao ...

A convivência com outras crianças se torna fundamental para o desenvolvimento de habilidades importantes como o senso de pertencimento, capacidade de compartilhar, cooperar e de ser empático. Nesse contexto, estar no espaço de convivência da Educação Infantil é essencial para o desenvolvimento integral da criança.

Como pedagogo, você poderá estudar e aperfeiçoar os processos de ensino e aprendizagem, além de desenvolver pesquisas na área da educação. Dessa forma, poderá se tornar um agente de mudança no sistema educacional, buscando formas mais efetivas e inclusivas de ensinar.

As práticas pedagógicas são ações conscientes e participativas que visam a atender expectativas educacionais de uma determinada comunidade. Conquistar a atenção dos estudantes sempre foi uma preocupação para professores de todos os níveis educacionais.

Qual é a importância da implementação de práticas pedagógicas? As práticas pedagógicas são fundamentais para a promoção da educação desde o ensino básico para garantir que as crianças alcancem os resultados esperados de acordo com o nível escolar que se encontram.

Tempo de Aprender – Criado pela Secretaria de Alfabetização do MEC, o programa Tempo de Aprender, tem o objetivo de apoiar, aperfeiçoar e valorizar a formação de professores e gestores escolares do último ano da pré-escola e do 1º e 2º anos do ensino fundamental.

Por tanto, quanto mais você aprende, mais você sabe e ainda mais interessantes serão suas ideias! Então tenha a certeza que ao aprender algo novo você potencializará seu potencial criativo de forma divertida e prazerosa. Sair da zona de conforto e se arriscar em um novo aprendizado aumentará sua autoconfiança.