O que diz o pilar aprender a ser?

Perguntado por: acaldeira5 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 8 votos

No pilar Aprender a Ser é dada a ideia da autonomia, saber, além da responsabilidade pessoal do indivíduo dentro de um grupo. Esse pilar frisa o valor da criança e mostra o impacto de suas ações no todo. Ou seja, cada ação da pessoa terá frutos e reações com todo o grupo.

Brincando com rimas e muita música!
Letras rimadas e melódicas ajudam a estimular a memória da criança, afinal por repetição nessa idade é a melhor forma de lembrar das letras e palavras. Crie músicas simples e fáceis com e para seus filhos!

Aprender a conviver: a socialização é que é o foco desse aprendizado, o simples contato com outros bebês e adultos é o suficiente. Aprender a ser: novamente, a barreira da idade ainda é muito forte, então o que se pode fazer é ensinar o bebê a se identificar. A resposta foi muito útil para o que estava precisando.

São quatro os pilares da eletiva “De bem com a vida”: aprender a ser, a conhecer, a conviver e a fazer.

A educação ao longo da vida baseia-se em quatro pilares: aprender aconhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

Essa ampliação possibilita a efetivação de novas atitudes, tanto no que se refere à cognição como a convivência social, privilegiando os quatro pilares da Educação adotados pela UNESCO: o aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.

Os bebês aprendem constantemente, e esse aprendizado ele vai armazenando. À medida que seu corpo fica mais resistente, seu cérebro vai tomando consciência, de forma que quando for capaz de caminhar e explorar o mundo que o rodeia, o cérebro já contém as bases para armazenar conhecimentos.

Aprender a fazer significa estar apto para lidar com situações da vida profissional, trabalho em equipe, desenvolvimento corporativo e valores necessários para cada trabalho. Sendo assim, envolve a capacidade de fazer escolhas, pensar criticamente e não confiar ou depender apenas de modelos preexistentes.

Leiam e contem histórias, cantem, brinquem no quintal ou dentro de casa em um ambiente afetivo. Em todas as sugestões colocamos o link, para que vocês possam assistir online as brincadeiras, para depois brincar com seus filhos. As brincadeiras podem ser repetidas vezes se a criança mostrar interesse.

É capaz de tossir para chamar a atenção. Responde a ordens simples como “abre a boca”. Executa tarefas que exigem memória, como trazer objetos que se encontram noutras divisões. Imita algumas ações do adulto.

Aprender a conviver é um dos princípios propostos e defendidos no relatório da Unesco, elaborado por Jacques Delors. Esse Pilar da Educação tem o intuito de estabelecer entre todos que existe o pensar diferente e que ainda temos muito o que avançar em relação à percepção e a respeito aos interesses da coletividade.

Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.

Os quaro pilares são compostos por: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conviver e Aprender a ser, dessa forma o aprendizado é completo englobando o aprendizado citado no currículo e também práticas de respeito, ética, moral e capacidade de pensar nos acontecimentos ao seu redor.

Após algumas reflexões e aprendizados, digo que uma cultura de aprendizagem existirá se estiver em cima de 3 pilares: o recrutamento e a seleção, a liderança e os processos e tecnologia.

RESUMO. Este trabalho toma como referência a obra “Educação: Um Tesouro a Descobrir” de Jacques Delors, preparada para a UNESCO, sobre os quatro pilares do conhecimento: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser, tratando-se de uma pesquisa bibliográfica.

A metodologia adotada pelo grupo Ser Educacional permite que a maioria das disciplinas seja cursada na modalidade online, porém os estudantes contam com polos de apoio presencial, em que a estrutura das unidades vai além de um espaço físico para as avaliações presenciais.

A BNCC na educação infantil está estruturada por 3 pilares essenciais:

  • Direitos de aprendizagem e desenvolvimento;
  • Objetivos de aprendizagem e desenvolvimento;
  • Campos de experiências.