Qual a importância do senso crítico para a sociedade?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 5 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Ao aprimorar suas capacidades intelectuais através do cultivo do senso crítico, qualquer pessoa passa a solucionar melhor os problemas e consequentemente ter uma vida mais coerente com aquilo que se acredita. É importante lembrar que apesar de diferentes, os dois sensos são importantes para a humanidade.

Tanto na filosofia quanto na história e principalmente na geografia e sociologia, o senso crítico exerceu um papel fundamental na ampliação de novos horizontes, desenvolvendo no pensador crítico uma percepção necessária para elevar sua capacidade de raciocínio vinculado a sua humanização.

Senso crítico significa a capacidade de questionar e analisar de forma racional e inteligente. Segundo o dicionário Aurélio, é a capacidade de analisar, discutir, refletir ou buscar informações antes de tomar uma decisão ou tirar uma conclusão.

MAS VOCÊ SABE POR QUE O CENSO É IMPORTANTE? É por meio da resposta ao questionário do Censo que se tem acesso a importantes números sobre os municípios. Além da contagem populacional, a pesquisa traz informações sobre condições de vida, emprego, renda, saúde, educação e distribuição de renda.

O Censo Demográfico, levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é um levantamento muito importante para o país. Através dele, é possível analisar detalhes sobre como vive a população brasileira: renda, etnia, raça e grupo familiar.

O senso comum é transmitido de geração para geração nas sociedades. Por meio dele, o homem embasa o cotidiano e explica a realidade em que vive.

Isso significa, por exemplo, que uma pessoa com senso crítico consegue avaliar um determinado cenário e perceber inconsistências, fazer questionamentos sobre pontos de vista consolidados como “verdades”, encontrar erros onde a maioria das pessoas não enxerga problemas e sempre considerar uma série de variáveis e ...

Em síntese, as principais características que resumem o senso crítico estão pautadas na capacidade de questionar, analisar os fatos e não aceitar informações sem buscar novas fontes.

No mundo, não existe verdade absoluta em qualquer conhecimento ou atividade humana, portanto é importante que os indivíduos tenham bom senso para fazerem suas escolhas e em aprender o máximo possível sobre técnicas, ferramentas e metodologias importantes para a tomada das suas decisões.

Ao consumir informação, ao conversar com pessoas de opiniões diferentes, você deve questionar, refletir sobre tudo para desenvolver um senso crítico. Analise as situações, faça todas as perguntas possíveis, se colocar no lugar dos outros, entenda o que é empatia e pense bastante antes de aceitar uma ideia.

Senso crítico: como desenvolver?

  1. Informe-se, leia muito e conheça sempre coisas novas. ...
  2. Faça o máximo de perguntas possível. ...
  3. Pesquise mais sobre e domine o conteúdo de forma ampla. ...
  4. Converse e debata com pessoas que possuem opiniões diferentes e iguais a você

Para começar precisamos derrubar o egocentrismo, a tendência de ver a realidade a partir do nosso umbigo, que é a grande barreira para o pensamento crítico. Isso só ocorre se colocarmos nossos próprios interesses, ideias e valores no lugar correto – dentro de nós – e lembrar que o todo é maior que a soma das partes.

A Ciência — ao lado da Filosofia — é a terra do pensamento crítico! Isso porque os cientistas precisam de uma postura crítica para exercer seu método: observar com objetividade, elaborar hipóteses, utilizar métodos para testar suposições e chegar a conclusões.

O senso comum associa-se aquele conhecimento que não passa por reflexão, sendo aceito pela maioria das pessoas sem questionamentos. Por sua vez, o senso crítico é fortemente baseado em procedimentos de crítica e reflexão, além de passar pelo crivo do método científico e na pesquisa.

Os Censos Demográficos são a única forma de informação sobre a situação de vida da população em cada um dos municípios e localidades do País. As demais pesquisas domiciliares são levantamentos por amostragem, que não são representativas para todos esses níveis geográficos.

O Censo contribui para obter as tendências de nascimentos e mortes para a elaboração de estimativas populacionais; conhecer a população residente, de modo a embasar a formulação de políticas públicas; subsidiar a distribuição da verba federal de acordo com a população de cada cidade; balizar pesquisas acadêmicas, ...

Permite dimensionar e mapear a distribuição espacial de uma população, analisar a sua evolução com o passar do tempo, traçar seu perfil e conhecer importantes aspectos socioeconômicos do território onde foi realizado.