Qual a importância dos estudantes para a sociedade?

Perguntado por: rbelem3 . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Além disso, os estudantes, ao se prepararem para se tornarem bons profissionais, também contribuem para a movimentação da economia. Ao ingressarem no mercado de trabalho, eles ajudam as empresas a se consolidarem e a gerarem mais empregos e renda para a população.

A Educação, que é um dos principais fatores que propiciam o desenvolvimento das nações, deve ser o pilar de um país. Os países que detêm uma boa educação, respeito, zelam para o cumprimento das leis, condenam a corrupção, os privilégios e praticam a cidadania, como consequência, desenvolvem-se.

É por meio da educação que os indivíduos se constituem como cidadãos e promovem o progresso e a transformação da sociedade, de modo a buscar sempre a melhor qualidade de vida para todos. Vale ressaltar que a educação não se faz sozinha.

A escola é um lugar fundamental para que a criança aprenda a viver em sociedade, nesse ambiente vai perceber os mais diversos gêneros, etnias e pessoas com características diferentes, que por muitas vezes ela desconhecia até o momento. Incentive a participação da família no cotidiano escolar.

Os estudantes podem e devem ser envolvidos nas decisões referentes a práticas pedagógicas, currículo, gestão escolar, ambiente e infraestrutura da escola, relação com família e comunidade e até avaliação.

Os estudos são importantes, pois é com eles que adquirimos conhecimentos, cultura, e traçamos objetivos na vida. Através dos estudos nós convivemos com pessoas diferentes e educação diferente das quais recebemos em casa.

A finalidade da Educação, principalmente em países como o Brasil, deve ter como principais objetivos a formação humana do educando, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e socialização.

Esses autores observam que a educação é uma instituição de reprodução social, ou seja, a educação serve para passar adiante as formas normalizadas de uma construção social. Para simplificar, a educação é o órgão do sistema de uma sociedade responsável por manter a constante reinstauração da ordem estabelecida.

Fortalecimento da democracia
O conhecimento é uma chave para criar cidadãos mais críticos, conscientes e participativos em relação aos seus direitos e deveres. Nesse sentido, a educação também é importante para orientar sobre o cumprimento dos chamados deveres cívicos.

O estudo da população é fundamental para podermos verificar a realidade quantitativa e qualitativa da mesma, e esse estudo só pode ser completo se a população for recenseada.

A educação ajuda as pessoas a desenvolver habilidades, melhorar a sua condição social e ter acesso a redes que podem ajudá-las a terem mais conquistas sociais”, dizem os autores do estudo. De acordo com a pesquisa, as pessoas que estudam mais são mais felizes porque têm maior satisfação em diferentes esferas da vida.

Quanto mais aprendemos, mais autoconfiança desenvolvemos, mais conseguimos nos posicionar e aumentar a nossa perspectiva sobre o mundo. E quando falamos sobre saúde física, também encontramos uma grande influência da educação. Como já vimos, o ensino impacta muito na remuneração das pessoas.

Além de reduzir a mortalidade infantil e diminuir a taxa de fecundidade, a Educação também está relacionada a hábitos mais saudáveis. Indivíduos com maior nível de escolaridade também têm menos chances de serem obesos e de fumarem diariamente, essa relação permanece evidente independente de sexo, idade e renda.

Educação é um processo de humanização das pessoas, através do qual acontece a socialização da cultura, dos saberes e dos conhecimentos considerados como socialmente relevantes, de uma sociedade. Ela deve ser, acima de tudo, um despertar da autoconsciência para a transformação da sociedade e de seus membros.”

É impossível uma pessoa viver sozinha, isolada. Precisamos uma das outras para sobreviver essas relações entre os indivíduos são chamadas de grupos sociais, eles são estabelecidos e formados através das aproximações, relações das pessoas e vão se distinguindo os grupos.

Paulo Freire expressa que a escola deve ser um lugar de trabalho, de ensino, de aprendizagem. Um lugar em que a convivência permita estar continuamente se superando, porque a escola é o espaço privilegiado para pensar.

Como destacamos, uma mudança recente no ensino é a preocupação com outras habilidades além do desenvolvimento intelectual. As competências socioemocionais recebem especial atenção, pois estão relacionadas a uma melhor qualidade de vida como um todo.

Responsabilidades do aluno:
Trabalhar com determinação, organizando o tempo com sabedoria para completar cada ciclo da aprendizagem: prestar atenção nas aulas e realizar as atividades propostas para o dia. Participar nas áreas de estudos com atitudes construtivas. Estudar todos os dias para as avaliações contínuas.

É aprender a aprender. E levar esse aprendizado por toda a vida e em todas as situações. É estar aberto a novos desafios buscando a própria superação. É nunca perder a fé de que hoje será melhor que ontem e que amanhã será ainda melhor.