Qual a lenda de Jack?

Perguntado por: avidal9 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.6 / 5 13 votos

De acordo com a história irlandesa, Jack era um homem malandro e alcoólatra, desses que ficam bêbados com uma frequência absurda. Em um não tão belo dia de bebedeira, Jack estava à beira da morte, quando o Diabo bateu em sua porta, prontamente para levar a alma de Jack.

Conceito de Jack-o'-lantern
Na festa do Halloween, uma das tradições mais difundidas consiste na decoração do exterior da casa com uma abóbora oca iluminada e esculpida com aparência humana. Na Irlanda, esta figura originária é conhecida pelo nome de Jack-o'-lantern.

A relação entre abóbora e Halloween também é lembrada por meio de uma tradição da Irlanda que faz alusão ao personagem Jack O'lantern. A história conta que esse homem escapou do diabo usando uma abóbora com velas dentro para iluminar a escuridão do caminho, fazendo uma espécie de lanterna.

No ano seguinte, Jack enganou o diabo novamente quando pediu para que ele subisse em uma árvore para pegar algumas frutas. Com o diabo já no topo, Jack entalhou no tronco uma cruz e disse que só o deixaria descer se dessa vez ele prometesse não perturbá-lo por dez anos. Pouco tempo depois Jack morreu.

A lenda diz que Jack era um beberrão que teria enganado o diabo para escapar do inferno, porém ao morrer o mesmo não conseguiu ser aceito no céu então foi condenado a vagar e para iluminar seu caminho, o sujeito usava uma lanterna feita com um nabo.

Tudo originou-se na Irlanda, com a lenda de Jack o'Lantern, uma figura irlandesa que assombrava a população da Irlanda mesmo depois de morto. De acordo com a tradição celta, rostos deveriam ser esculpidos em nabos e abóboras, com uma luz por dentro do vegetal para espantar os maus espíritos.

Princesa judia mencionada no Novo Testamento, filha de Herodíade e enteada de Herodes Antipas.

A tradição de esculpir rostos em legumes data dos celtas. Como parte de uma celebração de outono, eles pretendiam iluminar o caminho de suas casas para os bons espíritos. Então, eles esculpiam rostos em nabos e abóboras e uma luz era colocada dentro do vegetal.

A jack-o'-lantern (do inglês Jack da Lanterna) é o apelido em língua inglesa dado a uma abóbora iluminada feita como enfeite para o Dia das Bruxas (ou Halloween, em inglês). Em Portugal, esse enfeite é chamado de coca.

Jack-O-Chica não possui olhos e é iluminada por dentro. Isso provavelmente é uma referência às Jack-o'-lanterns, que são abóboras iluminadas por dentro que tem olhos e boca, mas não tem nariz, servem apenas como um enfeite pro Halloween.

Abóboras enfeitadas (Jack O' Lantern)
O costume de usar abóboras como enfeites de Dia das Bruxas provavelmente teve início com o folclore irlandês. Diz a lenda que Jack, um conhecido brincalhão, enganou o Diabo e fez com que ele subisse numa árvore.

A palavra Halloween é uma versão abreviada das frases All Hallows 'Eve ou All Hallows' Evening, que significa “Véspera de Todos os Santos”, ou “Noite de Todos os Santos”, na tradução para o português. O Halloween vem de um antigo festival pagão celebrado pelos celtas há mais de 2.000 anos, chamado Samhain.

Símbolos do Dia das Bruxas
símbolos que estão sempre presentes, porque remetem ao sombrio: abóboras com recortes, bruxas, vampiros, morcegos, aranhas, fantasmas, caveiras, gatos pretos, velas, zumbis, e as cores laranja, preto e roxo. As abóboras com velas acesas servem para iluminar o caminho dos mortos.

O Halloween é originário de uma festa dos celtas chamada Samhain. Estudos realizados pelos historiadores apontam que o Halloween provavelmente surgiu de um festival praticado pelos celtas, povo que habitava as Ilhas Britânicas e que praticava uma religião pagã séculos antes da penetração do cristianismo na região.