Qual e a lenda da lua e do sol?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

O amor ardente do Sol vai queimar tudo e a Lua com as suas lágrimas inundaria toda a Terra. Por isso não podem se casar. A Lua apagaria o fogo e o Sol evaporaria a água. A Lua não se importou com isso.

Conta a lenda que uma bela índia chamada Naiá apaixonou-se por Jaci (a Lua), que brilhava no céu a iluminar as noites. Nos contos dos pajés e caciques, Jaci de quando em quando descia à Terra para buscar alguma virgem e transformá-la em estrela do céu para lhe fazer companhia.

A lenda da lua cheia. Não se sabe se é verdade, mistério ou história inventada, mas diz a lenda que em noite de lua cheia, muitas coisasacontecem, e as pessoas ficam de cabeça virada. Os antigos índios da tribo Caxianuá procuravam explicações para este mistério, e foi assim que surgiu a fantástica lenda da lua cheia.

Esta é a designação para o sol e a lua na Astrologia. Assim são chamados porque representam luz, luminosidade, claridade, e consequentemente, visão. Quando tem iluminação conseguimos enxergar. E podemos entender iluminação no outro sentido também, de elevação espiritual.

Diz uma lenda que o Sol e a Lua sempre foram apaixonados um pelo outro, mas nunca podiam ficar juntos, pois a Lua só nascia após o por do Sol. Sendo assim , Deus na sua bondade infinita criou o eclipse como prova que não existe no mundo um amor impossível...

Dia do Folclore – 5 lendas que você não conhece

  • Salamanca do Jarau. Teiniaguá, uma salamanca com aspecto de lagarto e cabeça de fogo, emergiu do fundo de um lago onde um sacristão se refrescava em um dia quente. ...
  • Uirapuru – Irapuru. ...
  • Negrinho do Pastoreio. ...
  • Pisadeira. ...
  • Moñai e Porâsy.

Lendas do folclore brasileiro
São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, cumadre fulozinha, lobisomem e a erva-mate.

Redação Amorzin Store. A aliança Sol e Lua significa diversidade, a união dos opostos que se atraem e se completam. O Sol e a Lua representam o amor impossível, pois vivem separados, mas se reencontram no eclipse e têm o seu momento de glória. Não existe um sem o outro.

Jaci, a lua, uma dos principais deuses da natureza para os indígenas.

Na mitologia romana, a Lua é associada à deusa Diana, deusa romana da Lua e da caça, conhecida como deusa pura. Diana é filha de Júpiter e de Latona (deusa do anoitecer, da maternidade, protetora de crianças). E neta, por parte de mãe Latona, de Céos e Febe (deusa associada Luas Cheias).

Ferido, Lua derramou seu sangue sobre a terra, no qual as mulheres se mancharam (e a partir daí passaram a menstruar) e os pássaros se banharam (e cada espécie adquiriu sua plumagem característica). A plumagem dos pássaros tem, aqui, a mesma origem que a menstruação feminina, ambas decorrendo do flechamento de Lua.

A lenda peruana conta que um bebê foi abandonado por sua mãe na floresta para evitar que morresse por uma peste que já havia dizimado todo o povo. Ele então se transformou em uma ave, que todas as noites lamenta por sua mãe. Há muita superstição em torno dessa ave.

Cortar o cabelo na Lua Crescente
Esse é um período de muito movimento, sendo indicado para iniciar algo que você deseja que se fortaleça durante o ciclo lunar. Assim, cabelos longos poderão ficar mais fortes e você também conseguirá se livrar daquele corte que não gostou.

Tatuagem Sol e Lua: está tatuagem significa força e renascimento por conta do sol. A lua significa feminilidade, delicadeza e até mesmo força de espirito.

Quando o SOL e a LUA se encontraram pela primeira vez, se apaixonaram perdidamente e a partir daí começaram a viver um grande amor. Acontece que o mundo ainda não existia e no dia que Deus resolveu criá-lo, deu-lhes então o toque final …o brilho !

Na Bíblia, há uma profecia sobre o fim do mundo, em Joel 2:31. Essa profecia fala sobre a Lua se tornar sangue: “O Sol se tornará em trevas, e a Lua em sangue, antes que venha o grande e temível dia do Senhor”. Em Apocalipse 6:12, esse acontecimento é mencionado novamente ao retratar o fim do mundo.

Viveram o amor deles enquanto conseguiram, porque o Mundo acabou por “ser criado”. Na criação deste, foi-lhes dado brilho próprio, para que o Sol iluminasse o dia e a Lua, consequentemente, a noite. Com isto, foram obrigados a viver separados. Imaginem o que ambos sentiram.

Em especial, a poeira lunar (chamada regolito) é um material altamente reflexivo, funcionando como se fosse um espelho para a luz solar, iluminando todos os objetos próximos. Portanto, se há luz sendo refletida de várias direções diferentes, certamente haverá sombras diversas.

Primeiramente, é importante esclarecer uma questão: a lua está sempre presente no céu, tanto durante o dia quanto durante a noite. O que ocorre é que, por ela não apresentar luz própria, só é possível vê-la quando ela é, de algum modo, refletida pela luz do sol.

Curupira

Curupira
Um dos personagens mais conhecidos da cultura brasileira é o Curupira. Muito forte e rápido, ele é descrito como um jovem com cabelos de fogo e tem os pés virados para trás.

Continuar lendo Qual e a lenda da lua?