Qual a maior galáxia já registrada?

Perguntado por: nespinosa . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.1 / 5 13 votos

UGC 2885

A Galáxia UGC 2885 é a maior conhecida no Universo, de acordo com a Agência Espacial Europeia (ESA). Ela foi capturada em uma fotografia em 2020, durante o 30º aniversário do Telescópio Espacial Hubble, projeto realizado pela agência espacial norte-americana Nasa, em conjunto com a ESA.

Grande Muralha Hercules-Corona Borealis

Qual é o maior objeto do universo ? A maior estrutura conhecida no Universo é chamada de Grande Muralha Hercules-Corona Borealis, descoberta em novembro de 2013. É um filamento galáctico - um vasto grupo de galáxias unidas pela gravidade - que tem cerca de 10.000 milhões de anos-luz.

O universo tem aproximadamente 100 bilhões de galáxias. Vivemos na galáxia denominada de Via Láctea, onde está o sistema solar. Cometas: corpos celestes que possuem pouco massa e órbitas irregulares. O mais conhecido é o Cometa Halley.

M83

M83 é uma galáxia espiral das mais bonitas. Ela foi descoberta em 1752 pelo astrônomo Nicolas Louis de Lacaille no Cabo da Boa Esperança (hoje Cidade do Cabo), na África do Sul. Charles Messier tomou conhecimento dessa galáxia algum tempo depois e a incluiu no seu famoso catálogo com o nome de M83.

Kepler-452b

Quais planetas são semelhantes à Terra
Outro exoplaneta que compartilha as mesmas características e foi descoberto pela espaçonave Kepler da Nasa é o Kepler-452b. De acordo com a agência americana, ele é maior em tamanho e orbita uma estrela G2, e tem semelhanças na proporção de tamanho entre o Sol e o planeta Terra.

Com base na Teoria da Relatividade, os cientistas bolaram uma fórmula para estudar os limites do Cosmos. Depois de milhões de cálculos malucos, a conclusão foi a seguinte: se a densidade do Universo for menor do que 0,00188 g/cm3, ele é infinito.

Ao infinito e além
"Se o universo é perfeitamente plano geometricamente, então ele pode ser infinito. Se for curvo, como a superfície da Terra, então seu volume é finito", afirma o PhD em Física. As medições atuais indicam que o universo é quase perfeitamente plano.

Kapteyn b

Os astrônomos que descobriram o Kapteyn b dizem que o planeta, além de poder abrigar vidas, é o mais antigo do Universo com 11, 5 bilhões de anos (2 bilhões de anos mais jovem que o Big Bang e 2,5 vezes mais velho que a Terra).

Com massa 196 vezes maior que o nosso Sol, a R136a1 é um dos corpos celestes mais pesados do universo.

Existem mais de 5.000 mundos além do nosso sistema solar, diz Nasa.

Se definir como o limite do que podemos observar através de emissão de algum sinal, a margem chega a 46,1 bilhões de anos-luz. Mas se estivermos falando das bordas do cosmos não observável, o limite que temos como resposta é de pelo menos 11.500 bilhões de anos-luz - e pode ser ainda maior.

Uma hipótese em comum levantada pelos pesquisadores é que as galáxias surgiram após uma grande explosão que deu origem ao Universo, o chamado Big Bang. Assim, após esse evento, o acúmulo de materiais celestes, como poeiras e gases cósmicos, inciaram um processo de agrupamento, a partir da ação da gravidade.

Nosso planeta é o terceiro a partir do sol, uma estrela amarela dentre muitos trilhões de outras iguais e diferentes. O sistema solar se localiza na Via Láctea uma galáxia em espiral. Nosso sistema planetário está em uma das bordas desta galáxia quase na extremidade de uma das suas espirais.

É possível que nós humanos possamos sair da galáxia mesmo com o universo se expandindo, fazendo com que as galáxias se distanciem? Não é possível sair da Galáxia, mas não tem nada a ver com a expansão do Universo. As distâncias são muito grandes, não existe tecnologia para percorrer estas distâncias.

A galáxia de Andrômeda e a galáxia M32 ficam nesta constelação, que pode ser observada no Brasil, nas noites de inverno e primavera, ao se olhar para a direção norte-nordeste.

Canis Major Dwarf

A mais próxima de nós é Canis Major Dwarf. Fica mais próxima de nós do que o próprio centro da Via Láctea. Trata-se de uma galáxia em rota de colisão com a nossa. Outra galáxia em colisão com a nossa é Sag dSph a 65 200 anos luz da Terra.

A escura e pequena galáxia na periferia da Via Láctea pode ser a menor conhecida no universo, dizem os astrônomos. Conhecida como Segue 2, termo na língua inglesa, a galáxia anã é composta de apenas mil estrelas unidas por um aglomerado de matéria escura.

Você já se perguntou quantas estrelas tem na Via Láctea? Se observar o céu em uma noite escura e longe da poluição luminosa, você talvez veja cerca de quatro mil estrelas. Entretanto, a quantidade de estrelas que faz parte da nossa galáxia é muito maior, chegando facilmente a algumas centenas de bilhões.