Qual a média de expectativa de vida do brasileiro?

Perguntado por: arezende2 . Última atualização: 27 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

A expectativa de vida ao nascer do brasileiro em 2021 era de 77 anos, de acordo com informações da Tábua de Mortalidade, apuradas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) dessa sexta-feira.

Confira a lista dos 5 países onde as pessoas vivem mais:

  • 1 – Japão. O país é mundialmente conhecido por seus bons hábitos de limpeza nas escolas, nas ruas, no trabalho e no cotidiano. ...
  • 2 – Mônaco. ...
  • 3 – Hong-Kong. ...
  • 4 – Singapura. ...
  • 5 – Suíça.

Segundo o estudo publicado na Astrobiology, a previsão é de que a Terra deixará a zona habitável do Sol em cerca de 1,75 bilhões de anos. Modelos passados consideravam que a vida por aqui duraria entre 6,3 e 7,8 bilhões de anos.

84 anos

Com relação à saúde, a expectativa de vida no nascimento, no Japão, é de 84 anos, três anos a mais do que a média da OCDE, de 81 anos. A expectativa de vida das mulheres é de 88 anos, comparada a 81 anos para os homens.

Em um século, a expectativa de vida no Brasil saltou de 33 para 77 anos.

não impossível, mas muito improvável", apontou. De qualquer forma, ele acredita que antes do final deste século, alguns humanos terão alcançado essa idade. Por enquanto, a pessoa que viveu mais é a francesa Jeanne Calment, que morreu em 1997 com a idade confirmada de 122 anos.

Países com as menores expectativas de vida:
Lesoto: 43,9 anos. Zimbábue: 44,2 anos. Afeganistão: 44,2 anos. Zâmbia: 44,7 anos.

Segundo dados apurados pelo Centro de Controles de Doenças, CDC na sigla em inglês, a expectativa de vida nos Estados Unidos em 2021 foi de 76,1 anos – no ano anterior, essa média era de 77 anos.

No entanto, no censo de 2020, descobriu-se que os homens de Okinawa viviam uma idade média de 80,27 anos e as mulheres, 87,44 anos.

Com essa atual média, o Brasil ocupa o 80° lugar no ranking mundial da expectativa de vida da Organização das Nações Unidas.

Considerando o sexo, em todas as cidades os homens apresentam expectativa de vida consistentemente mais baixas do que as mulheres. No Brasil, a menor expectativa de vida para mulheres foi de 75,6 anos (Guarapuava-PR) e a maior de 82 anos (Bento Gonçalves-RS).

Mônaco. Quem vive no Principado de Mônaco, segundo menor país do mundo, pode chegar a viver 89,52 anos em média - a maior longevidade calculada pelo com o CIA World Factbook, publicação anual da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos.

O crescimento econômico do país, acesso à água tratada e esgoto, bem como aumento do consumo, foram alguns dos fatores que elevaram a expectativa de vida no Brasil. A esperança de vida dos brasileiros aumentou, isso segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na Ásia, o território de Macau lidera a expectativa de vida com uma esperança média de 84 anos. Seguem-se países como o Japão, Singapura, Jordânia e Israel, onde a expetativa de vida também ultrapassa também os 80 anos de idade, ainda que num total de 13 países a idade se fixe nos 60 anos.

Os japoneses têm a maior expectativa de vida do mundo principalmente pela alimentação. O primeiro ponto da alimentação dos japoneses é o baixo consumo de carne vermelha. O Japão possui um espaço muito pequeno e uma população muito grande. Não há espaço para a agropecuária.

No final do século 17, os nobres ingleses que chegaram aos 25 anos passaram a viver mais do que os não-nobres - mesmo que permanecessem em cidades. Durante a era vitoriana, por exemplo, uma menina de cinco anos tinha expectativa de vida média de 73 anos; um menino, de 75.