Qual a medicação mais indicada para gordura no fígado?

Perguntado por: rvilela . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Alguns antidiabéticos estão sendo estudados para serem usados como tratamento da gordura no fígado. A Pioglitazona é o que vem apresentando melhores resultados até então. Outro medicamento que vem apresentando resultados positivos é a Liraglutida.

Não, a sinvastatina não é contra indicada em pacientes com esteatose hepática. Há inclusive estudos que sugerem ser um medicamento benéfico nessa situação.

Chás para gordura no fígado

  1. Chá de dente-de-leão. Esse chá possui minerais e antioxidantes que ajudam a eliminar toxinas e a regular o nível de gordura do fígado. ...
  2. Chá de alcachofra. ...
  3. Chá de hortelã-pimenta. ...
  4. Chá de casca de limão. ...
  5. Chá de cúrcuma.

“A dica é evitar, além das gorduras, também os carboidratos, como farinha branca e batata, e preferir sempre porções menores.

O suco verde, que contém agrião e couve, pode ser tomado duas vezes ao dia. Aminoácidos como a leucina, encontrado nas carnes magras e castanha do Pará, E a cisteína da lentilha, do feijão branco e do grão de bico também fortalecem as enzimas limpadoras e ajudam a regenerar o fígado.

Em vez de atuar diretamente na inibição da formação do colesterol, o evolocumabe neutraliza uma proteína (PCSK9) que impede que o fígado elimine o colesterol ruim do corpo.

Geralmente, a medida mais eficaz para controlar esteatose hepática é emagrecer, sendo que reduzir 7% do peso corporal já pode trazer bons resultados. Para isso deve-se ter uma dieta hipocalórica, evitar frituras, gorduras e doces e aumentar a ingestão de frutas, legumes, verduras e carnes magras.

O colesterol alto é uma das principais causas para o fígado gorduroso, especialmente quando ocorre aumento do nível de triglicerídeos e diminuição do HDL, o colesterol bom. O que fazer: É recomendado diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura, dando preferência a alimentos ricos em fibras, frutas e vegetais.

A dieta de um paciente com problema no fígado deve contemplar alimentos integrais, com baixo índice glicêmico. O leite e os derivados devem ser desnatados. Também deve-se evitar os doces, os alimentos com alto teor de açúcar e as gorduras de origem animal.

Pacientes portadores de doenças crônicas do fígado não devem fazer uso de anti-inflamatórios não hormonais por quem tem maior risco de desenvolver alteração na mucosa do estômago, muitas vezes causando sangramentos importantes e alteração da função renal (rins).

Em pacientes com problemas graves do fígado (insuficiência hepática grave), pantoprazol deve ser administrado somente com acompanhamento regular do seu médico e a dose de um comprimido de 20 mg ao dia não deve ser excedida. Se houver aumento nos valores das enzimas hepáticas, o tratamento deve ser descontinuado.

O ciprofibrato não deve ser utilizado nos seguintes casos:
Insuficiência hepática (do fígado) severa; Insuficiência renal (dos rins) severa; Gravidez e lactação; Associação com outros fibratos (por exemplo: clorfibrato, bezafibrato, genfibrozila e fenofibrato);

Xantinon União Química com 30 comprimidos revestidos é indicado para ajudar no funcionamento regular do fígado. É um remédio que auxilia na remoção da bile e no metabolismo das gorduras, normalizando as funções do fígado e aliviando os desconfortos.

Alguns remédios caseiros que ajudam no tratamento de problemas no fígado são:

  1. Chá verde. ...
  2. Chá de boldo. ...
  3. Suco de beterraba com limão. ...
  4. Chá de alcachofra. ...
  5. Suco de abacaxi com cúrcuma. ...
  6. Chá de cardo-mariano. ...
  7. Infusão de jurubeba.