Qual a melhor hora para consumir batata doce?

Perguntado por: igil . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 14 votos

À noite o ideal é optar por raízes de índice glicêmico menor, como batata doce e inhame. Mas as outras opções também podem ser consumidas, de acordo com a orientação do nutricionista.

Comer batata doce no café da manhã pode ser muito saudável. Além do sabor suave e adocicado que empresta ao prato, ela fornece vitaminas importantes, tem baixo índice glicêmico, dá energia, auxilia na construção de músculos, previne anemia e fortalece o sistema imunológico.

Para que haja melhor resultado no ganho de massa muscular, o mais indicado é que o consumo seja feito no pré-treino, porém, se seu objetivo não é necessariamente a hipertrofia, essa fonte de carboidrato do bem pode ser consumida em qualquer horário.

A batata-doce também possui nutrientes ótimos para quem gosta de se movimentar, como o potássio, que previne cãibras e fraqueza muscular. Assim como outros alimentos, o consumo excessivo pode trazer efeitos colaterais.

Outra opção é incluir a batata doce na refeição junto a outros alimentos ricos em fibras, como os vegetais e as frutas, pois isso aumenta o volume da refeição e diminui a ingestão de calorias, sendo uma boa estratégia para quem quer emagrecer.

Assim, o ideal é consumir 50 gramas por dia, o que corresponde a uma batata-doce pequena.

Procure comer alimentos que contenham melatonina - o hormônio do sono - ou magnésio, que ajuda no relaxamento. Como por exemplo: mel, aveia, banana, iogurte, leite, nozes, amendoim, ovos, uva, semente de abóbora, abacate e chás relaxantes.

Um fato importante a se lembrar é a diferença entre o jantar (refeição feita horas antes de dormir) e a ceia, aquele lanchinho gostoso um pouco antes de deitar.

Batata-doce: é uma das melhores opções para quem quer fazer o jejum intermitente, pois ela serve como fonte de fibras e de carboidratos saudáveis, gerando uma sensação de saciedade. Opte pela versão cozida ou assada; Ovos: são outra fonte proteínas, assim como os peixes.

Carboidratos complexos, como arroz integral, batata doce, legumes e quinoa são ótimas escolhas para quem precisa de mais energia, principalmente após o jejum intermitente. Esses alimentos possuem muitas fibras que auxiliam na manutenção da saciedade e no controle do açúcar no organismo.

Veja outros benefícios desse alimento:

  • Contribui para o ganho muscular. Por ser uma fonte de carboidratos, consumir batata-doce ajuda no ganho de massa muscular. ...
  • Faz bem para a saúde intestinal. ...
  • Melhora a visão. ...
  • Fortalece o sistema imunológico. ...
  • Controla a glicemia. ...
  • Controla a pressão arterial.

Segundo o endocrinologista Paulo Rizzo Genestreti, do Hospital Bandeirantes, a combinação realmente auxilia no ganho de massa muscular e no corpo em forma.

1 – Melhora na qualidade do sono
Ingerir batata doce antes de dormir, ou qualquer outro carboidrato complexo, amplifica a produção do hormônio melatonina e inibi a produção do hormônio cortisol. Ambos possuem grande influência na qualidade do seu sono.

Embora até a batata possa ser consumida crua, o melhor é cozinhá-la. “Isso atenua seus fatores antinutricionais, aquelas substâncias que interferem na absorção dos nutrientes”, diz Marchiori. Comer só alimentos crus pode levar a um quadro de desnutrição, já que eles não têm tudo de que o corpo necessita.

Além de consumir batata doce diariamente, também é necessário fazer uma alimentação saudável e praticar atividade física pelo menos 3 vezes por semana para obter os resultados de perda de peso e se manter saudável.

Batata-doce
É rica em carboidratos complexos e fibras solúveis, que podem ajudar a reduzir a acidez estomacal e a inflamação do revestimento do estômago.

A batata-doce pode ser consumida com ou sem casca, podendo ser preparada no forno, assada, cozida ou grelhada. Pode ser incluída no café da manhã e nos lanches substituindo o pão, e nas refeições principais, acompanhada por vegetais frescos e alimentos fontes de proteínas, como frango, peru, ovo ou peixe.

A batata-doce é conhecida como um alimento que pode auxiliar a diminuir o colesterol, por ser fonte de fibras solúveis em água que se ligam aos ácidos biliares, o que ajuda o organismo a excretar o colesterol.

Como usar a batata doce para emagrecer
A batata doce é rica em fibras, que aumentam a sensação de saciedade e por isso pode ser usada por quem quer emagrecer. Para alcançar este objetivo, a batata doce deve ser consumida com a casca, pois é a parte do alimento mais rica em fibras.