Qual a melhor posição para dormir gripado?

Perguntado por: ralegria . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Para evitar a coriza e o congestionamento nasal, procure dormir com mais de um travesseiro, de maneira que sua cabeça fique acima do seu coração. Isso ajuda a diminuir o fluxo sanguíneo no nariz.

Quando deitamos, a tosse pode aumentar por uma razão curiosa: a gravidade. Com o corpo na horizontal, o muco pode incomodar mais a região pulmonar. Uma maneira de amenizar essa situação é dormir em uma posição mais elevada, utilizando travesseiros para deixar a parte superior do corpo mais inclinada.

Quais são os 4 alimentos que pioram a gripe e que devem ser evitados?

  1. Bebidas alcoólicas ou ricas em cafeína. ...
  2. Alimentos gordurosos e difíceis de digerir. ...
  3. Comidas muito condimentadas ou processadas. ...
  4. Alimentos com muito açúcar.

Em geral, uma gripe pode durar em média de 7 a 10 dias, com um período de incubação do vírus de até 4 dias, ou seja, o tempo entre contrair a doença e manifestar os sintomas. Para comparação, o período de incubação do novo coronavírus é de 5 a 14 dias.

Nesse caso, repousar, tomar banhos de água morna e tomar medicamentos com ação analgésica, antitérmica e anti-inflamatória pode ajudar bastante, fornecendo um tratamento rápido para gripe.

Durma com a cabeça elevada
Para evitar a coriza e o congestionamento nasal, procure dormir com mais de um travesseiro, de maneira que sua cabeça fique acima do seu coração. Isso ajuda a diminuir o fluxo sanguíneo no nariz.

Confira as principais dicas para melhorar de uma gripe mais rápido.

  1. Ficar de repouso. ...
  2. Beber muitos líquidos. ...
  3. Usar remédios apenas com orientação. ...
  4. Fazer gargarejos com água e sal. ...
  5. Aumentar a umidade. ...
  6. Usar bolsa de água quente. ...
  7. Lavagem nasal com soro.

A tosse piora à noite, pois quando o indivíduo se deita, a drenagem das secreções das vias respiratórias fica mais difícil, favorecendo o seu acúmulo e estimulando a tosse.

Como aliviar a tosse seca à noite? 8 dicas

  1. Evite o ar seco. ...
  2. Mantenha a cabeça em uma posição elevada em relação ao corpo. ...
  3. Evite agentes alérgenos. ...
  4. Consuma bebidas quentes que diminuam a irritação. ...
  5. Gargarejo com água e sal. ...
  6. Beba bastante água durante o dia. ...
  7. Evite refeições logo antes de se deitar. ...
  8. Medicamentos antialérgicos.

Segundo o médico, o nariz entupido em si não prolonga um resfriado, mas ele pode predispor ao desenvolvimento de sinusite. “Esta, por sua vez, caracteriza-se por maior produção de secreção, que pode escorrer pela garganta até os pulmões, causando pneumonia”.

A gripe não complicada costuma melhorar em até 5 dias contados a partir do início dos sintomas, mas, em alguns casos, o quadro pode estender-se por mais de uma semana. A recuperação é rápida. No entanto, algumas pessoas demoram semanas para se recuperar da “fraqueza” que sentem.

Pode ser na hora de acordar ou minutos antes de dormir. Um bom exemplo é ficar deitado com o peito para cima, mantendo os braços relaxados. Inspire o ar pelo nariz e encha o pulmão, soltando-o pela narina. O exercício aumenta a oxigenação e relaxa o corpo.

Para aliviar esse tipo de crise, é recomendado beber bastante água e tomar um antialérgico prescrito pelo médico. O clima seco também provoca a tosse seca, por isso, é recomendado deixar o ambiente mais úmido por meio de um umidificador de ar ou balde de água.

8 frutas com vitamina C para combater a gripe

  • Laranja. A laranja é a fruta com vitamina C mais conhecida e associada ao nutriente. ...
  • Acerola. A acerola é uma fruta tropical muito popular no Brasil. ...
  • Caju. ...
  • Mamão papaia. ...
  • Goiaba vermelha. ...
  • Limão. ...
  • Morango. ...
  • Abacaxi.

Compostos bioativos que auxiliam na redução da tosse
Alimentos como a laranja, acerola, kiwi, goiaba, limão e outros são ricos em vitamina C que potencializam o sistema imunológico e previne o agravamento de quadros de tosse e resfriados.

Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias. COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações.