Qual a modalidade que trouxe mais medalhas para o Brasil?

Perguntado por: amoreira . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

boxe

O boxe é a modalidade que mais garantiu medalhas ao Brasil nos Jogos Olímpicos até o momento.

1. Estados Unidos da América – 2.636 medalhas. Com um total de 2.636 medalhas em 28 Olimpíadas, os EUA tem mais do que o dobro de pódios em relação ao segundo colocado. O maior medalhista da história dos Jogos Olímpicos, com 28 pódios, é o nadador norte-americano Michael Phelps.

A Hungria e a Grã-Bretanha são as nações com mais medalhas de ouro – três cada – no futebol masculino, enquanto Brasil, Argentina, União Soviética e Uruguai venceram o torneio Olímpico em duas ocasiões. Os campeões Olímpicos, o Brasil, venceram um total de sete medalhas, incluindo três de prata e duas de bronze.

A seguir, confira quais são as 5 modalidades mais aderidas no país.

  1. Futebol. Se você respondeu “futebol” como o principal esporte no Brasil, acertou! ...
  2. Caminhada. ...
  3. Fitness. ...
  4. Ciclismo, ginástica rítmica e artística. ...
  5. Lutas e artes marciais.

Veja todas as medalhas que o Brasil ganhou nos Jogos Olímpicos de Londres! Contudo, a vela continua sendo qualitativamente a modalidade mais medalhada, pois enquanto o judô tem 3 medalhas de ouro, 3 de prata e 13 de bronze, totalizando 19, a vela tem 6 de ouro, 3 de prata e 8 de bronze, totalizando 17.

As primeiras medalhas vieram nos Jogos de Helsinque, em 1952, quando o Brasil faturou um ouro no salto triplo, com Adhemar Ferreira da Silva, e um bronze, no salto em altura, com José Telles da Conceição. Nas Olimpíadas de Pequim-2008, Maurren Maggi conquistou o ouro no salto em distância.

Os Estados Unidos terminaram a competição na primeira colocação do quadro de medalhas pela sexta vez consecutiva, tendo a maioria das medalhas de ouro (46) e maior número de medalhas no geral (121). A Grã-Bretanha terminou em segundo e a China em terceiro.

Hungria e Grã-Bretanha são as maiores campeãs, ambas com três medalhas douradas, seguidas por Brasil, Argentina, União Soviética (atualmente representada pela Rússia) e Uruguai, com duas.

MICHAEL PHELPS

MICHAEL PHELPS - 28 medalhas
O nadador americano tem 28 medalhas conquistadas em Olimpíadas, sendo 23 de ouro. Mesmo se ele não tivesse as três de prata e duas de bronze, o atleta ainda seria o maior vencedor da história.

Atletas que fizeram história nas olimpíadas

  • Maria Lenk. Ainda que nunca tenha conquistado uma medalha, a nadadora Maria Lenk é um grande nome no esporte por ter sido a primeira mulher sul-americana a participar de uma Olimpíada — de Los Angeles, em 1932. ...
  • Oscar Schmidt. ...
  • Robert Scheidt. ...
  • Adhemar Ferreira. ...
  • Rafaela Silva.

Robert Scheidt é o maior medalhista da história olímpica do Brasil, com cinco pódios até Tóquio 2020 (mesmo número do também velejador Torben Grael). De ascendência alemã e sueca, o brasileiro começou a velejar aos 9 anos na represa de Guarapiranga, em São Paulo, com um barco que ganhou de presente do pai.

Torben Grael e Robert Scheidt são os recordistas de medalhas olímpicas no esporte brasileiro, com cinco cada. Serginho do vôlei, e Gustavo Borges, da natação, estão logo atrás, com quatro.

Futebol. É impossível negar que o futebol é o esporte mais amado e praticado pelos brasileiros. O jogo conta com mais de 30 milhões de praticantes em nosso país e já está profundamente enraizado na nossa cultura.

beach tennis

Curiosidades sobre o beach tennis, o esporte que mais cresce no Brasil.

Estabelecido no Japão no final do século 19, o judô passou a se difundir no Brasil há pouco mais de 100 anos. Caiu no gosto dos brasileiros e tornou-se o esporte que mais deu medalhas Olímpicas para o país. No total são 22, sendo quatro de ouro, três de prata e 15 de bronze.