Qual a nota mínima para passar no vestibular?

Perguntado por: eguedes . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Normalmente, as faculdades exigem que os candidatos tenham obtido nota mínima de 300 pontos na prova objetiva e de 300 pontos na redação. Para cursos mais concorridos como Medicina e Direito, as notas mínimas podem ser maiores.

As notas do Enem, exceto da redação, são calculadas pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). Esse método avalia a consistência das respostas dos participantes e, por isso, as notas máximas e mínimas variam a cada edição. Somente na redação que a nota mínima é zero e a nota máxima é 1000.

Se o autoconhecimento — saber quem você é, seus valores, suas aspirações e habilidades — foi fundamental para escolher o curso na hora de se inscrever no vestibular, saber um pouco mais sobre si mesmo também vai ajudar na hora de se preparar para o exame.

Passar no vestibular na primeira tentativa pode ser bastante difícil dependendo do histórico do estudante, do curso e da instituição que ele escolher para prestar o exame. Alunos que sempre tiveram um desempenho incrível na escola e, principalmente, no ensino médio, terão mais facilidade no vestibular.

Aprovados são todos os que obtém a pontuação mínima prevista no respectivo edital; classificados são os aprovados dentro do número de vagas; os aprovados fora do número de vagas são considerados classificáveis.

Quando se perguntar: “400 pontos no Enem dá para qual curso?”, uma das respostas mais interessantes é a de Engenharia de Pesca. Mesmo sendo uma graduação mais específica, é uma ótima possibilidade para quem quer unir conhecimentos técnicos, mais voltados a área de exatas, com biológicos.

Faça a matrícula no curso
Pronto, finalmente chegou o momento de garantir a sua vaga e realizar a matrícula! A instituição de ensino escolhida deve divulgar a data, local em que ela deve ser feita e demais documentos necessários.

Reprovação no vestibular nem sempre está relacionada somente a aspectos educacionais. Estudar para o vestibular e Enem nunca foi, e nem será, garantia de aprovação. A cada processo seletivo cresce o número de estudantes que chegam a essa constatação.

Além disso, também não é possível copiar e colar texto. Isso mantém a igualdade de dificuldade entre o vestibular digital e presencial. Algo a se considerar é que cada instituição possui suas próprias regras, previstas no edital da prova.

Como conseguir bolsa por mérito acadêmico
Em algumas universidades, por exemplo, se o aluno acerta pelo menos 75% das questões do vestibular, recebe uma bolsa de estudos integral válida até a conclusão do curso.

A Universidade de São Paulo (USP) organiza o vestibular mais concorrido do Brasil, chamado popularmente de FUVEST. Em 2021, 110.383 pessoas concorreram a 8.211 vagas nos cursos desta instituição pública do Estado de São Paulo. A USP ainda destina outras 2.936 vagas pelo Sisu.

Inclusive, muitos optam até por se inscreverem em mais de um processo seletivo para aumentarem suas chances de ingressar na faculdade que desejam. Na verdade, não há um limite de vestibulares que se pode prestar. Ou seja, o aluno pode fazer quantos quiserem.

Você provavelmente já ouviu alguém dizer essa frase. De fato, em alguns cursos vemos uma dificuldade maior em obter aprovação no vestibular em universidades públicas. Entretanto, em muitas faculdades particulares, também não é tão simples ser aprovado. E, ainda que seja, isso não deve ser visto como uma desvantagem.

Aqui não existe melhor nem pior. Tanto o Enem como o Vestibular têm suas vantagens. Basicamente, a nota do Enem é usada em diversos processos seletivos, o que abre mais oportunidades aos candidatos. O Vestibular geralmente é focado no ingresso em uma universidade específica, que pode ser pública ou privada.

O Enem é prova composta por 180 questões de múltipla escolha. Essas questões distribuídas em quatro áreas do conhecimento. Ou seja, cada área tem 45 perguntas, são elas: Linguagem, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes e Educação Física).