Qual exame detecta neurite vestibular?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Durante a consulta médica, o profissional avalia o caso do paciente de forma personalizada e pode solicitar alguns exames complementares, como audiometria, teste VHIT (Video Head Impulse) e teste VEMP (Potencial Evocado Miogênico Vestibular), video ou vectonistagmografia, exames de imagem etc.

Os sintomas da neurite vestibular podem ser leves ou graves, variando em suas intensidades.
...
Os mais comuns são:

  1. Vertigem;
  2. Tontura;
  3. Náuseas;
  4. Vômitos;
  5. Sudorese;
  6. Taquicardia;
  7. Dificuldade de equilíbrio;
  8. Concentração prejudicada.

A neuronite vestibular pode ocorrer sob a forma de uma única crise isolada de vertigem. leia mais grave, durando 7 a 10 dias, mas muitas pessoas apresentam crises adicionais de vertigem leve, durante várias semanas consecutivas.

O exame otoneurológico é uma avaliação complementar para ao diagnóstico de labirintopatias, popularmente conhecidas como “labirintite”.

Como é feita a reabilitação/fisioterapia vestibular? É através de exercícios e/ou manobras específicos para cada caso após uma detalhada avaliação com profissional especializado. O paciente deve realizar os exercícios em casa conforme orientação prescrita para melhor eficácia do tratamento.

Neurite vestibular é um distúrbio do sistema vestibular, a parte da orelha interna que ajuda a controlar o equilíbrio do nosso corpo. É causada freqüentemente por um vírus que danifica o nervo vestibular, o qual envia mensagens sobre o movimento e o equilíbrio entre a orelha interna e o cérebro.

As síndromes vestibulares foram diagnosticadas através da anamnese e exame físico com testes clínicos específicos para avaliação da função vestibular. A identificação destas síndromes permitiu o tratamento adequado levando a uma boa evolução.

Quais são os sintomas da neurite óptica?

  • dor ocular que se intensifica ao fazer movimentos com os olhos;
  • dificuldade e/ou perda da capacidade de distinguir cores nos objetos;
  • e perda da visão de forma parcial ou total em um ou nos dois olhos, a perda costuma ser temporária, mas pode deixar sequelas a longo prazo.

As vestibulopatias são doenças que alteram o equilíbrio corporal, sejam elas de origem periférica ou central. O sintoma mais comum de tais patologias é a tontura, caracterizada pela insegurança durante a movimentação ou dependendo da posição do corpo.

Diagnóstico da neurite óptica
Suspeita-se de neurite óptica em pacientes com dor característica e perda da visão, particularmente se forem jovens. Exame de neuroimagem, preferivelmente RM do cérebro e das órbitas, contrastada com gadolínio, pode mostrar alargamento e aumento do nervo óptico.

A reabilitação vestibular é um procedimento terapêutico fisiológico, realizado por fonoaudiólogos, que tem como objetivo melhorar e restaurar o distúrbio de equilíbrio corporal.

O tratamento de neurite vestibular tem como objetivo aliviar os sintomas provocados pela doença. Para aliviar a vertigem, podem ser usados medicamentos com meclizina ou lorazepam. Para o vômito, podem ser adotados fármacos antieméticos. Em alguns casos, também são utilizados corticosteroides, como prednisona.

O exame otoneurológico é uma avaliação complementar para o diagnóstico de labirintopatias, popularmente conhecidas como "labirintite".

A labirintite pode ser confundida com outras condições que causam sintomas semelhantes, como a Doença de Meniere, enxaqueca e tumores (benignos ou malignos) no nervo auditivo ou vestibular, por exemplo.

O exame otoneurológico é feito com eletrodos que são colocados na região dos olhos e da testa, que avaliam, por exemplo, o movimento que eles fazem. Esses mesmos eletrodos acompanham o movimento dos olhos do paciente ao fazer certos movimentos, como virar a cabeça para os lados, por exemplo.

Tratamento de neuronite vestibular

  1. Fármacos como meclizina ou lorazepam para aliviar a vertigem.
  2. Fármacos como proclorperazina para aliviar o vômito.
  3. Algumas vezes corticosteroides tais como prednisona.
  4. Líquidos intravenosos se o vômito persistir.
  5. Fisioterapia.

Geekie Games. O Geekie Games também é outro aplicativo para encontrar exercícios em diferentes áreas do conhecimento. O estudante também pode assistir de Português, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Redação.

5 sites que oferecem simulados para o ENEM e vestibulares

  1. Gabarite. Site conta com mais de 100 simulados, totalmente voltado ao Enem. ...
  2. Simulados Seja Bixo. Além dos exercícios normais disponíveis, uma das alternativas é resolver o Desafio do Dia de cada matéria.
  3. Simulados EBC. ...
  4. Simulados MeSalva. ...
  5. Simulados 10 em tudo.

A neurite óptica surge, principalmente, como uma manifestação da esclerose múltipla, mas também pode ser provocada por uma infecção cerebral, um tumor ou por intoxicação por metais pesados, como chumbo, por exemplo.

Os sintomas variam conforme o nervo afetado, porém, os mais comuns são:

  1. Dormência e formigamento nos pés e nas mãos;
  2. Perda da sensibilidade;
  3. Fraqueza muscular;
  4. Atrofia muscular;
  5. Dor e sensação de queimação nas áreas afetadas;
  6. Perda de coordenação e equilíbrio.

O uso de dicloridrato de betaístina pode ser indicado como monoterapia ou terapia auxiliar, para o tratamento de pacientes com síndrome vestibular periférica, independente de sua etiologia.

Continuar lendo O que é a neurite?