Qual a origem da dança do maçarico?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Sua origem data do final da escravidão, quando começou a ser praticada por caboclos e negros que cantavam os versos imitando as danças lusitanas (portuguesas).

História da dança do maçarico ??? A dança surge no final da escravidão, quando começou a ser praticada pelo povo negro, que cantavam os versos e faziam danças lusitanas ou de origem portuguesa.

curimbós (tambores), sendo um grande e um pequeno, ganzá, banjo, pandeiro, dois maracás, e uma flauta.

Segundo os folcloristas, o local de origem dessa dança é o município paraense de Cametá. A dança do Maçarico reflete a relação estreita entre os componentes da floresta e as práticas culturais. Seu nome faz menção a uma ave muito comum no Pará, o maçarico.

Termo que em Portugal designa um recruta nos primeiros meses de tropa. Ou: Ave de arribação.

O Maçanico é uma dança de filas, onde peão e prenda se postam frente a frente. Ao ser dado o comando pelo posteiro, os pares iniciam os passos, tomado o peão pela mão direita e a prenda pela mão esquerda. Então até aqui tranquilo. O passeio no maçanico é barbada.

Na região norte, por exemplo, encontramos danças regionais como o Boi-Bumbá, cameleão, ciranda, gambá, serafina, carimbo, sol, desfeiteira e outras tantas folias populares dessa região rica que apresenta uma cultura diversa e encantadora em relação a tantas outras presentes no Brasil.

Carimbó

Trabalha com as manifestações e tradições da cultura popular, dentre elas a expressão máxima da cultura paraense: o Carimbó, patrimônio cultural imaterial do Brasil.

Muita gente não sabe, mas a festa junina brasileira está bastante relacionada à influência francesa. A nossa quadrilha tem origem nos bailes franceses, no século XVIII, que por sua vez veio de uma dança inglesa. Essa tradição camponesa foi trazida para o Brasil pelos portugueses.

Danças Folclóricas do Rio Grande do Sul: Chimarrita; Milonga; Vaneirão/Vaneira/Vaneirinha; Chula; Pezinho; Xote ou Chote; Bugio; Mazurca; Contrapasso; Marcha; Polca; Chamamé; Rancheira; Balaio; Caranguejo; Xote Carreirinha; e Xote das Duas Damas.

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.

Para além de um ritmo, ele expressa a identidade cultural, artística, social, ambiental e histórica da região amazônica no estado do Pará. O nome carimbó deriva do instrumento de percussão indígena chamado de curimbó, que na língua Tupi quer dizer pau oco.

Tipos de dança: principais estilos e ritmos

  1. Balé Clássico. Dança de origem europeia, originária da Itália no século XV, tem na música clássica o seu principal ritmo. ...
  2. Dança contemporânea. ...
  3. Jazz. ...
  4. Sapateado. ...
  5. Samba. ...
  6. Forró ...
  7. Dança de rua. ...
  8. Dança de salão.

A “Chimarrita”, é uma dança típica do folclore gaúcho. Teve origem no Arquipélago dos Açores e na Ilha da Madeira, e foi trazida de Portugal por colonos açorianos, na segunda metade do séc.

As danças ganharam tanto o gosto dos gaúchos que hoje em dia há muitos tipos de bailados tradicionais no Estado, como a Chimarrita, o Rilo, a Meia Canha, o Chote, a Rancheira, o Fandango, e as danças com sapateado, como Tirana do Lenço, Balaio, Tatu, Chula, dentre outras.

Durante a Antiguidade, as civilizações antigas, como as gregas, egípcias ou mesopotâmicas, acreditavam que a dança tinha um caráter sagrado e era utilizada para celebrar, cultuar e honrar os deuses de cada cultura, formando assim as danças milenares.

Habitat: Habitam brejos e margens de lagoas e baías, caminham por águas rasas em poças. Alimentação: Moluscos e vegetações aquáticas. Reprodução: Nidificam sobre árvores ou rochas semeadas pelo campo.

O maçarico nada mais é do que uma ferramenta de solda, que pode ser utilizada de diversas maneiras. Existem dois tipos principais: os tradicionais e os portáteis.

O maçarico é composto de corpo, câmera de mistura, extensões e bicos. Seu corpo serve de punho para o operador e para regulagem da chama através das válvulas de controle. A mistura dos gases ocorre no misturador da extensão de solda ou aquecimento.