Qual a origem da palavra temor?

Perguntado por: ltrindade . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

TEMOR – deriva do Latim timor, “medo, temor”, do verbo timere, “recear”.

te·mor |ô|
1. Medo, receio; sentimento respeitoso. 2. [Figurado] Pessoa ou coisa que infunde medo.

Muitas pessoas pensam que o temor é ter medo de Deus, é se esconder dEle, como se Ele fosse um “carrasco” que vai sair correndo atrás delas, mas não é nada disso. O temor do Senhor é o respeito para com Ele. Quando você tem esse nível de entendimento, seus dias são prolongados.

O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; todos os que cumprem os seus preceitos revelam bom senso. Ele será louvado para sempre! Temor é na verdade sinônimo de reverência ou adoração, o que faz supor que a sabedoria começa quando reconhecemos devidamente quem Deus é e lhe prestamos a adoração que merece.

não tenha medo, pois sou o seu Deus. com a minha mão direita vitoriosa. Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará".

Isaías 41.10 – não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.

A palavra temor pode ter dois significados: (1) temer a Deus é ter reverência e admiração por Ele e guardar os Seus mandamentos; (2) temer o homem, os perigos mortais, a dor e o mal é sentir medo dessas coisas e ter pavor delas.

O Que Significa “O Temor do Senhor é o Princípio da Sabedoria”? Dizer que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria significa que a reverência a Deus é fundamental para que alguém tenha verdadeiramente conhecimento. Esse temor é a própria fonte da sabedoria.

Sentir medo e receio: 1 arrecear, recear. Ter respeito e reverência: 2 adorar, obedecer, prezar, respeitar, reverenciar, venerar.

É respeito, reverência. Tremor a que se refere é justamente ao medo de perder a salvação.

Um grande exemplo de temor a Deus foi à atitude de José, filho de Jacó, um jovem que após ser vendido pelos irmãos (Gn 37; 39) foi trabalhar na casa do egípcio Potifar onde era constantemente assediado pela esposa de seu senhor.

(2) Essa expressão “temor e tremor” geralmente é usada para expressar não uma ideia de pânico ou medo descontrolado ao ponto da pessoa estremecer descontroladamente, antes, é usada como uma expressão que aponta uma atitude de grande respeito e reverência diante de Deus ou de alguém muito importante.

Provérbios 9:10 NVI
“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.

A pessoa que não teme a Deus não se preocupa em fazer o bem. Mas Deus castiga o pecado. Quem teme a Deus evita o castigo. Mas Deus também perdoa quem se arrepende e se volta para ele.