O que significa o temor de Deus?

Perguntado por: ecampos . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Para o cristão, o significado do temor em Deus está na obediência e cumprimento das regras estabelecidas por Ele e pela doutrina cristã. Algumas pessoas acreditam que o temor a Deus está relacionado com o medo do Seu julgamento, sendo condenados para a morte eterna ou inferno, caso não cumpram os Seus mandamentos.

Temer ao Senhor implica então em ter medo dele como o Todo Poderoso, mas ao mesmo tempo ser atraído por Ele com respeito, amor, desejo de honrá-lo, pois sendo O Todo Poderoso é também a bondade e amor eterno. Assim, temer ao Senhor é o princípio do saber.

Como servir à Deus verdadeiramente? Entenda o que é preciso fazer!

  1. Conheça mais sobre o Senhor. ...
  2. Obedeça aos seus mandamentos. ...
  3. Exerça o amor ao próximo. ...
  4. Fale de Jesus para outras pessoas. ...
  5. Tenha alegria em servir à Deus. ...
  6. Glorifique a Deus com suas ações.

TEMOR – deriva do Latim timor, “medo, temor”, do verbo timere, “recear”.

Muitas pessoas pensam que o temor é ter medo de Deus, é se esconder dEle, como se Ele fosse um “carrasco” que vai sair correndo atrás delas, mas não é nada disso. O temor do Senhor é o respeito para com Ele. Quando você tem esse nível de entendimento, seus dias são prolongados.

O escritor de Eclesiastes diz que é dever do homem temer a Deus e guardar os seus mandamentos (Eclesiastes 12:13). Por isso o escritor bíblico também diz que o temor a Deus “consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa” (Provérbios 8:13).

Sentir medo e receio: 1 arrecear, recear. Ter respeito e reverência: 2 adorar, obedecer, prezar, respeitar, reverenciar, venerar.

Provérbios 9:10 NVI
“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento.

Provérbios 9. Repreende o sábio, e ele te amará — O temor do Senhor é o princípio da sabedoria — Os convidados da mulher imoral estão nas profundezas do inferno.

O temor a Deus é um sentimento de respeito e reverência praticada pela doutrina cristã, segundo previsto no livro de Hebreus da Bíblia Sagrada: "Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo ...

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

Temer é verbo, temor é substantivo.

As variantes do verbo temer, explicado acima, aparecem na Bíblia 131 vezes.

(2) Essa expressão “temor e tremor” geralmente é usada para expressar não uma ideia de pânico ou medo descontrolado ao ponto da pessoa estremecer descontroladamente, antes, é usada como uma expressão que aponta uma atitude de grande respeito e reverência diante de Deus ou de alguém muito importante.

Em Mateus, capítulo 17, verso 7, está escrito assim: "Aproximando-se deles, tocou-lhes Jesus, dizendo: Erguei-vos e não temais". "Não temas", por 366 vezes essa expressão é repetida na Bíblia. Existe um "não temas" para cada dia do ano, e até mesmo quando o ano é bissexto.

A Inteligência Emocional considera que existem dois tipos de medo: os medos reais, que nos protegem dos perigos, e os medos irreais — que são criados pela mente e impedem que o indivíduo explore todo seu potencial.

adjetivo Que sente medo ou temor; que dedica um respeito profundo ou expressa obediência em relação a algo ou alguém. Temente a Deus.

não tenha medo, pois sou o seu Deus. com a minha mão direita vitoriosa. Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará".

No dia em que eu temer, hei de confiar em ti. Em Deus, cuja palavra eu louvo, em Deus ponho a minha confiança e não terei medo; Todos os dias torcem as minhas palavras; todos os seus pensamentos são contra mim para o mal. Ajuntam-se, escondem-se, espiam os meus passos, como que aguardando a minha morte.

O que é Quem não deve não teme:
É um ditado que funciona como uma espécie de desafio, implicando que só quem deve teme.