Qual a origem do sangue azul?

Perguntado por: aespinosa6 . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Teria tido origem na Europa Renascentista, onde o padrão estético da nobreza era o tom de pele mais claro, quase da cor de porcelana. Dizia-se que havia sangue azul (nobre) devido às veias localizadas nos membros superiores, de cor azul.

Alguns crustáceos, lulas e polvos, por exemplo, têm sangue azul devido à hemocianina proteica, substância que contém cobre e transporta o oxigênio no corpo desses animais, diz Stephen Palumbi, biólogo marinho da Universidade de Stanford, nos EUA.

Hemofilia, a doença do ''sangue azul''
Miguel Crato, presidente da Associação Portuguesa de Hemofilia, explica que a doença manifesta-se, quase sempre, no sexo masculino, por isso, os casos de mulheres, como o da rainha Vitória, chamam à atenção.

Só são conhecidas cerca de 40 pessoas que possuem o Rh nulo.

Diferentemente da hemoglobina comum, no entanto, a metemoglobina não consegue transportar oxigênio para os tecidos do corpo de forma eficiente. Mal oxigenado, o corpo — e o sangue — torna-se azul.

Rh nulo: o “sangue dourado”
Há que se mencionar ainda um tipo raríssimo de sangue, o chamado Rh nulo. Isso significa que os glóbulos vermelhos não têm nenhum tipo de antígeno Rh. Esse tipo sanguíneo foi detectado pela primeira vez na década de 60 e desde então apenas 43 casos foram registrados no mundo.

Teria tido origem na Europa Renascentista, onde o padrão estético da nobreza era o tom de pele mais claro, quase da cor de porcelana. Dizia-se que havia sangue azul (nobre) devido às veias localizadas nos membros superiores, de cor azul.

Há um tipo de sangue tão raro que menos de 50 pessoas no mundo são conhecidas por possuí-lo. Cientificamente conhecido como Rh nulo (Rhesus null), é muitas vezes referido como “sangue dourado” devido à sua extrema raridade — e ao seu valor para os outros. Existem quatro principais grupos sanguíneos: A, B, AB e O.

O sangue humano tem a cor vermelho vivo, ou escarlate, quando é retirado diretamente de artérias pois suas moléculas de hemoglobinas estão quase totalmente ligadas ao oxigênio (94 a 97% de saturação).

As veias que enxergamos nos braços e pernas de quem tem pele clara parecem ser azuladas ou esverdeadas, porque o sangue que passa por elas é bem escuro, pois já perdeu oxigênio.

O que causa o sangue dourado
A causa mais comum do sangue dourado é uma mutação genética que promove a alteração da proteína Rh nas hemácias. Estudos indicam que o casamento consanguíneo (ou seja, entre pessoas da mesma família) têm um papel importante no desenvolvimento do sangue Rh nulo.

Rebecca Elise M.
Por isso, eram tão claros que veias azuladas lhes saltavam da pele. E assim foi apelidada a nobreza. Mais remotamente, no Egito Antigo, os faraós diziam que seu sangue era azulado, como as águas do Nilo.

Coisas importantes a saber: Alterações na cor do sangue de sua menstruação são normais.

Tipo A: são profissionais sensíveis, inteligentes e espertos que gostam do estilo de vida urbano e intenso.

O sangue B é considerado um grupo mais raro. Como possui anticorpos contra o tipo A ele é considerado anti-A. Quem possui o sangue B só pode receber sangue dos tipos “B” e “O”. AB é considerado como o sangue mais raro de todos os tipos.

2. A família real atual tem sangue alemão. A rainha Elizabeth II e o Príncipe Phillip são tataranetos da rainha Victoria e do Príncipe Albert.

O sangue verde foi causado por uma condição denominada sulfahemoglobinemia, na qual um átomo de enxofre (ao invés de oxigênio) é incorporado à hemoglobina do sangue. A hemoglobina é uma molécula presente nos glóbulos vermelhos, responsável por carregar o oxigênio no nosso sangue.

Gostava de saber se tem sangue real? Não é preciso fazer um teste de ADN ou uma pesquisa exaustiva na Torre do Tombo. Basta fazer uma visita ao Palácio Nacional de Sintra e apreciar uma das suas salas. O rei Dom Manuel I reuniu todos os brasões e insígnias existentes no reino.

Vermelho, Branco e Sangue Azul é um New Adult que usa clichês sobre príncipes e romances proibidos para falar sobre a vida e aceitações. É uma releitura bem-vinda desse tipo de história e com certeza vai conquistar seu coração.

Este conjunto de dados fornece alguma base científica para explicar porque as pessoas do tipo sanguíneo O seriam menos suscetíveis à COVID-19 e suas complicações, e porque pessoas do tipo sanguíneo A teriam maior risco de desenvolver COVID-19.