Qual a origem do sobrenome dos Reis?

Perguntado por: nnovais4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

"Inicialmente, REIS, como nome de família em Portugal, só apareceu no século XVII, devido ao fervor religioso da época em torno dos Reis Magos. Assim, tornou-se comum o acréscimo dos nomes deles: Baltazar dos Reis, Belchior dos Reis ou Gaspar dos Reis aos prenomes de pessoas.

672.438 brasileiros(as) têm esse sobrenome
Grafado sozinho, Reis é o 40º sobrenome mais comum do Brasil, muito frequente em famílias estabelecidas no Rio de Janeiro.

Registros de vendas, registros de terras e propriedade e outros documentos históricos podem ajudá-lo a rastrear sua família muito mais longe. Os registros do censo podem ajudá-lo a associar seus ancestrais às residências reais.

Nomes dos reis magos
Atualmente, a tradição cristã afirma que os três reis magos chamavam-se Gaspar, Baltasar ou Belchior (ou Melchior).

O nome escolhido – e não seu nome original de nascença – será traduzido para diferentes idiomas a fim de facilitar a pronúncia ao redor do mundo. Por exemplo, o Papa Giovanni Paolo II (italiano), em português é denominado João Paulo I, e em espanhol Juan Pablo II.

Plural: reis. Origem etimológica:latim rex, regis.

O brasão de armas da Família REIS é de fundo azul celeste com uma estrela central de 8 raios. Eis aqui, então, um pequeno resumo da verdaeira história genealógica da FAMÍLIA REIS e origem portuguesa e mineira.

O Dicionário da Família Brasileira, de Cunha Bueno e Carlos Eduardo Barata, informa que os Cavalcanti são a maior família brasileira - maior até que os Silva, o que significa que existem muito mais severinos do que lulas - e está espalhada por todo o País.

5 sobrenomes da nobreza

  • Alcântara. Esse sobrenome tem origem na Europa. ...
  • Bragança. O sobrenome Bragança é associado à família real brasileira. ...
  • Bulhões. Não se há registros sobre a origem do nome, podendo ser tanto dos colonizadores portugueses, quanto dos colonizadores espanhóis ou belgas. ...
  • Ludovico. ...
  • Marinho.

A empresa de crédito online NetCredit fez uma mapa-múndi com os sobrenomes preponderantes em todos os país do planeta. O sobrenome mais comum é Wang, com 76 milhões de pessoas na China. Em seguida vem Devis, de 69 milhões de indianos. No Brasil, Da Silva é o sobrenome mais popular.

a) Século XI: as 5 famílias mais antigas que se constituíam na alta nobreza portucalense, aparecem nomeadas na história portuguesa a partir do século XI são elas, os filhos d'algo (fidalgo), conforme registra o Livro Velho de Linhagens (1270-1280): Bragança, Sousa e os senhores: da Maia, de Baião e de Riba Douro.

Por meio da pesquisa do nome do seu ascendente e da data de nascimento do mesmo, é possível encontrar as informações necessárias para saber se ele é/era ou não português. Os principais sites são: Family Search, ForeBears e o site do Museu da Imigração do Estado de São Paulo. Outra dica é apostar nos grupos de Facebook.

Como nação independente, o Brasil teve dois monarcas, os imperadores D. Pedro I (1822–1831) e D. Pedro II (1831–1889).

Os sumérios usavam o termo Lugal, os semíticos usavam Sharrum, em latim era Rex, em grego Basileus, em sânscrito Rajá e em alemão Kuningaz. Durante a Idade Média e a Idade Moderna, a imagem do Rei ia além de uma representação unicamente política, seu poder era considerado divino, unindo as duas esferas.

II Reis é um dos livros históricos do antigo testamento da Bíblia, vem depois de I Reis e antes de I Crônicas. Possui 25 capítulos. Narra a história do profeta Eliseu (sucessor do profeta Elias) e dos reis de Israel e Judá, dando prosseguimento aos acontecimentos narrados no livro de I Reis.

O maior legado da família Médici é a cultura que eles inspiraram na Itália durante o Renascimento. Eles foram grandes mecenas da arte e da cultura, e isso resultou em uma época de grande florescimento intelectual na Itália.

Sofia e Leonardo se mantêm como nomes mais populares na Itália.

Uma opção é pesquisar documentos e registros familiares, como certidões de nascimento, casamento e óbito de seus parentes. Esses registros podem fornecer informações valiosas sobre a história de sua família e ajudá-lo a determinar suas raízes. Outra opção é fazer um teste de ancestralidade.