Qual a origem e significado da palavra cinema?

Perguntado por: cvasconcelos6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A própria etimologia da palavra “cinema” é a abreviação de “cinematógrafo”. “Cine”, vem do grego e significa movimento, e o sufixo “ágrafo”, aqui, significa, gravar. Assim, temos uma imagem em movimento gravado.

E o início do cinema foi em 1895, quando os irmãos Louis e Auguste Lumière projetaram um filme pela primeira vez, em um café em Paris.

O cinema brasileiro tem uma data comemorativa que serve para valorizar a rica produção cinematográfica de nosso país. Essa data é celebrada anualmente em 19 de junho, fazendo referência à filmagem da baía de Guanabara por Afonso Segreto, quando retornava da Europa, em 19 de junho de 1898.

1888: Roundhay Garden Scene, filmado pelo inventor francês Louis Le Prince, um curta-metragem de 2 segundos de duração, é reconhecido como o primeiro filme da História (14 de outubro).

Em 19 de julho de 1898, o irmão de Paschoal Segreto, Afonso Segreto, rodava o primeiro filme genuinamente nacional no Rio de Janeiro. Tratava-se, na verdade, de um documentário, com cenas da Baía de Guanabara.

No dia 28 de dezembro de 1895, os irmãos franceses Auguste e Louis Lumière, realizaram a primeira exibição pública cinematográfica. No entanto, a criação do cinema foi resultado do esforço de vários inventores que trabalhavam para conseguir registrar imagens em movimento.

substantivo masculino Aparelho destinado a registrar imagens, a projetar sobre uma tela imagens animadas. (Sin. ant. de cinema.)

Charles Chaplin

Charles Chaplin (1889-1977) foi um ator, dançarino, diretor e produtor inglês. Também conhecido por "Carlitos", foi o mais famoso artista cinematográfico da era do cinema mudo.

O começo do cinema
O cinetoscópio só podia ser usado individualmente. Thomas Edison então resolveu popularizar a máquina, instalando várias delas em parques e outros lugares para que o público pudesse assistir curtas de até 15 minutos mediante o pagamento de uma moeda.

O Cinema foi considerado como a sétima arte apenas no século XX, por Ricciotto Canudo, teórico e crítico de cinema, que queria distanciar a ideia de que o cinema era um espetáculo de massa, aproximando-o e integrando-o às Belas Artes. Para ele, o cinema é a arte síntese, que concilia todas as outras.

A história do cinema no Brasil começa em julho de 1896, quando ocorre a primeira exibição de cinema no país, na cidade do Rio de Janeiro. No mundo, o cinema tem início em dezembro de 1895, na cidade de Paris. A película exibida foi Saída dos Trabalhadores da Fábrica Lumière, dos irmãos Lumiére.

Humberto mauro: o pai do cinema brasileiro - Giostri.

O cinema surgiu em 1895, com a invenção do cinematógrafo. A primeira sessão de cinema no Brasil aconteceu em 1896. Essa invenção chegou ao Brasil poucos meses depois da primeira demonstração pública do funcionamento de um cinematógrafo. Em 8 de julho de 1896, a primeira sessão de cinema foi realizada aqui no Brasil.

1- Cleopatra (1963) – 4 horas e 18 minutos
Haja tempo para passear por toda a vida da rainha egípcia.

Só de 2017 a 2021, foram lançados 697 filmes brasileiros.

Na evolução do número de salas de exibição, 2022 (3.401 salas) chegou próximo ao patamar de 2019 (3.507 salas). Em 2020, a Ancine registrou 1.860 salas em funcionamento e em 2021 o número saltou para 3.266.

Com o ingresso a preço popular, o cinema passou a ser um dos meio de entretenimento de massa. Com filmes mais longos e histórias bem elaboradas, o cinema se popularizou. Com o aumento da demanda, os produtores logo perceberam a necessidade de manter os filmes em cartazes durante todo o ano.

No entanto, foi a invenção dos irmãos Auguste e Louis Lumière - fabricantes de produtos fotográficos em Lyon, na França - que tiveram o maior sucesso comercial. No ano de 1895, os irmãos Lumière criaram, a partir do aperfeiçoamento do Cinetoscópio, o Cinematógrafo (de onde se originou o termo cinema).