Qual a pior bactéria da infecção urinária?

Perguntado por: oporto9 . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

É importante lembrar que a Escherichia coli, apesar de ser a principal causadora, é somente uma das dezenas de bactérias capazes de causar infecção do trato urinário, portanto, todo cuidado é necessário para vencer esta doença.

Sem dúvida alguma, o mais comum é a Escherichia coli, seguida dos gêneros Proteus, Klebsiella e Enterobacter. Entre as bactérias Gram positivas encontram-se o Enterococcus faecalis, e espécies do gênero Staphylococcus. Mas praticamente todos os outros agentes bacterianos e fúngicos também podem ser causadores de ITU8.

Na maioria dos casos, a ITU é simples e facilmente tratada com antibiótico, mas se a infecção “subir” para o trato urinário, atingindo ureter e rins, a doença pode ser muito perigosa, pois há o risco de a bactéria chegar à corrente sanguínea, causando febre e até infecção generalizada.

A E. coli Enteroinvasiva é uma cepa com uma virulência parecida com a bactéria Shigella, causadora da disenteria. O quadro clínico desta infecção é de profusa diarreia, geralmente com sangue, intensa dor abdominal e febre alta.

Portanto, caso não haja melhora dos sintomas de pielonefrite com o antibiótico, o paciente deverá procurar atendimento médico rapidamente. Se for constatada alguma complicação da pielonefrite, deverá ser internado para observação e para receber antibióticos na veia.

Geralmente os sintomas acabam após 1 dia, mas, se persistirem por mais de 3 dias, é importante que haja uma reavaliação pelo urologista. – Infecção em Homens: A infecção urinária nos homens é mais rara, geralmente associada a doenças da próstata.

A depender da suspeita do médico, exames laboratoriais podem ser solicitados para confirmação do diagnóstico.

  • Confira mais detalhes!
  • Cistite. A cistite é uma infecção na bexiga provocada por bactérias, sendo a Escherichia coli a principal causadora. ...
  • Uretrite. ...
  • Pielonefrite.

Esse tipo de infecção ocorre uma vez que a bactéria intestinal entra em contato com o sistema urinário. Muitas vezes essa transmissão ocorre por fatores de higiene, quando a mesma não ocorre da maneira correta após o uso do banheiro (higiene de frente para trás).

O diagnóstico se dá pelo exame de Urina I e Urocultura. O tratamento é feito com antibióticos.

O tratamento para a infecção urinária é realizado com o consumo de água e líquidos sem açúcar, como chás e sucos, exceto de frutas ácidas. Em algumas situações, antibióticos podem ser necessários. Os casos mais leves podem ser curados em até duas semanas.

Geralmente, antibióticos e muita água, em casa mesmo, resolvem o problema. No entanto, em pessoas mais velhas ou quando a infecção já alcançou outros órgãos para além da bexiga, o paciente deve ser internado. Depois que o problema chega ao rim, a condição passa a ser chamada de pielonefrite e o perigo aumenta.

A infecção urinária é aguda, então basta tratar adequadamente que será curada. O tratamento é feito, basicamente, com antibióticos que vão matar as bactérias e impedir a proliferação. As outras medidas de prevenção também são recomendadas para que não haja retorno do problema.

Uma das principais bactérias resistentes a medicamentos é a Staphylococcus aureus, sendo a forma resistente à meticilina (MRSA) a mais comum. A MRSA é encontrada em praticamente todo o mundo, normalmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), onde causam sérios problemas.

Os estafilococos têm um grande “poder de invasão”, diz a Dra. Ana, e por isso a infecção pode se desenvolver rapidamente. Para impedir uma contaminação mais agressiva, é preciso estar atento aos sintomas de infecção.