Qual a pior parte da maternidade?

Perguntado por: oferrari . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

As 7 8 piores coisas da maternidade

  • Dor do parto. Eu cheguei parindo a Isa (praticamente) e induzi o parto normal do Otavio. ...
  • Sangramento pós-parto. ...
  • Leite vazando (e roupa cheirando a leite) ...
  • Noites com sono picado. ...
  • Choro de bebê ...
  • Sensação de estar presa/refém do filho. ...
  • Não ter a certeza se está fazendo o certo. ...
  • Baby blues.

Ao final, o chamado puerpério remoto é o período que se estende até a mulher retomar o ciclo normal das funções reprodutivas. A fase pode ser difícil e delicada, porque ela tem que lidar com as alterações, e ao mesmo tempo, com as obrigações para com o recém-nascido.

Você vai ficar mestre em fazer mamadeira, colocar a roupa para lavar e atender ao telefone ao mesmo tempo (e segurando um bebê). 4. O bebê não é a única coisa que sai durante o parto. Depois que o bebê é tirado, a placenta vem logo atrás.

Quem se sente culpado não faz nada. Permanece passivo, diz Bert Hellinger”, criador da Constelação Familiar. É preciso então aceitar a nossa vulnerabilidade, ser a melhor mãe que podemos ser a cada momento, respeitando nossas limitações, sabendo colocar limites, pedir e receber ajuda.

O parto normal é consideravelmente mais tranquilo para a mulher. Além de ter menos riscos de complicações, ele também gera menos dor no pós-parto e a recuperação é super rápida.

O próprio cansaço e esgotamento trazidos pela nova rotina de cuidados com o recém-nascido também acabam somando às dificuldades psicológicas do puerpério. Sendo que as mães ainda podem chegar a experienciar sentimentos negativos em relação ao filho, como de decepção por seu gênero, aparência ou outro fator.

É o caso do Burnout Materno: situação de cansaço extremo que acomete mães imersas na rotina de conciliar trabalho, filhos e vida pessoal.

"É normal se sentir irritada, nervosa e até mesmo com raiva do filho", esclarece a neuropsicóloga Deborah Moss, mestre em Psicologia do Desenvolvimento (USP).

Sendo assim, o puerpério se divide em 3 fases principais: 3

  • Imediato (1º ao 10º dia);
  • Tardio (11º ao 42º dia);
  • Remoto (a partir do 43º dia).

“Infelizmente, a posição de rotina, que é aquela deitada de barriga para cima não é a mais recomendada”, explica Anatália Basile, enfermeira doutora em Ciências da Saúde e coordenadora do Programa Parto Seguro, da prefeitura de São Paulo.

A tristeza pós-parto é uma condição muito frequente entre as novas mães, chegando a atingir 80% delas. Ela aparece logo após o parto e dura aproximadamente duas semanas, desaparecendo naturalmente com o tempo. Essa tristeza não é considerada uma patologia.

Ser mãe pode ser lindo, solitário, intenso, difícil… E é para sempre! É viver entre o tal instinto materno, o amor incondicional, a responsabilidade vivida sozinha e compartilhada também. Entre as noites mal dormidas da maternidade real, existe também a carga de cuidar e a carreira profissional, por exemplo.

"Deixa eu te contar uma coisa que ninguém conta: sabe depois que o bebê nasce? o puerpério (pós-parto)? Ele dói. E não, eu não tô falando da cicatriz da sua cesárea ou dos seios rachados. Eu tô falando de dor emocional.

"A maternidade trouxe uma nova versão de mim, em todos os aspectos. Me fez transcender e repensar toda a minha vida, em todos os aspectos. Me fez elencar as prioridades, colocar cada coisa na sua prateleira de importância, sabe? Todo aquele ritual de preparar o ninho pra receber meu filho aconteceu também internamente.

A chamada solidão materna é o nome dado por especialistas para sensações que acometem algumas mulheres depois do parto. Pode ser algo breve, mas também pode durar um certo tempo após o nascimento do bebê, gerando sensações de tristeza, ansiedade e irritabilidade, além de mudanças emocionais profundas.

“Quando nasce uma mãe, nasce a culpa”. Essa frase se tornou tão popular nos últimos anos que é difícil alguém que não tenha se deparado com ela em algum momento, seja no ambiente de trabalho ou em um evento familiar.