Qual a pomada boa para melanina?

Perguntado por: vximenes . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

A Clariderm é uma pomada que contém hidroquinona na sua composição, uma substância que age clareando a pele, por diminuir a produção da melanina, uma proteína que dá cor à pele, sendo indicada para o tratamento de manchas na pele como melasma ou sardas, por exemplo.

Os principais tratamentos estéticos para clarear a pele são:

  1. Peeling químico. ...
  2. Peeling de cristal. ...
  3. Peeling de diamante. ...
  4. Laser ou luz pulsada. ...
  5. Cremes clareadores.

A pomada Suavicid pode ser indicada pelo dermatologista para o tratamento de curta duração para o melasma, já que contém em sua composição substâncias capazes de promover o clareamento das manchas.

Cenoura, abóbora, laranja e alimentos ricos em vitamina A, compostos por betacaroteno, estimulam a melanina e mantém o bronzeado por mais tempo. – Tomate, uva e espinafre também são ricos em betacaroteno e licopeno, importantes para a saúde da pele, e favorecem o aumento dos níveis de melanina no corpo.

A melanina é produzida no interior da célula melanócito.
Esse tipo de célula dendrítica encontra-se na junção da derme com a epiderme, região dos queratinócitos. Os prolongamentos dos melanócitos entram nas células das regiões basal e espinhosa do tecido epitelial, liberando ali toda a melanina produzida.

– No organismo, o betacaroteno é convertido em vitamina A, que auxilia na produção de melanina, pigmento responsável pelo tom da pele.

Como recuperar a melanina do cabelo? Se você quer saber como repor melanina capilar, precisa entender que o melhor caminho é seguir uma dieta rica em nutrientes que favoreçam a produção de melanina no organismo, além de levar uma rotina saudável, com a prática de exercícios e o mais longe possível do estresse.

Tratamento a laser: é uma ótima opção no tratamento de manchas, a onda de calor exercida sobre a pele corrompe e destrói a melanina. Indicado no caso de melasma profundo ou em casos que os cremes não foram eficientes.

72 horas

A melanina, substância responsável pela mudança na cor da pele pode demorar cerca de 72 horas para se manifestar. A velocidade com a qual a pele ficará bronzeada também varia de pessoa para pessoa.

Os principais medicamentos são:

  • Cetoconazol.
  • Miconazol.
  • Isoconazol.

Sol, fontes emissoras de luz visível, como tablet, computador, celular e o próprio calor podem piorar ou desencadear o melasma. Mas, muito além disso, o simples calor, como abrir um forno ligado, já pode estimular o aparecimento das manchas.

O Transamin é o nome comercial do Ácido Tranexâmico e ele já se mostrou um grande aliado no tratamento do melasma. É uma substância utilizada em tratamento e controle de hemorragias, promovendo a coagulação.

Os polifenóis presentes no chá verde conseguem inibir a enzima tirosinase relacionada à melanina. Dessa forma, um dos benefícios à pele é contribuir no clareamento de manchas e reduzir os impactos negativos da radiação solar.

Apesar de poucos estudos sobre o benefício do uso de melatonina nos distúrbios de sono, a melatonina, como os medicamentos que atuam no sistema nervoso, podem demorar mais de uma semana para ter ação no ritmo vigília-sono, ou seja, para regular a hora de dormir e despertar com ajuda da luz pela manhã.