Qual pomada é boa para granuloma?

Perguntado por: epires . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

Depende muito da região tratada, do tempo de evolução da condição e do tamanho. Algumas vezes pode-se tentar usar pomadas de silicone como Kelo-cote, Kelus, C Kaderm... Outras vezes é necessário aplicar corticoide (tópico ou com injeções na derme) e retirar o piercing.

O mais comumente utilizado é o tratamento destrutivo do granuloma piogênico, que pode ser feito por cirurgia ou cauterização química (quando aplicam-se ácidos para destruir a lesão). Para lesões maiores, pode ser indicada a eletrocoagulação, um processo que carboniza a lesão com o auxílio de um aparelho.

Resumo. tratamento com Nimesulida modula a resposta infamatória no modelo de granuloma por corpo estranho, podendo nesses casos ser utilizada como controle positivo.

Tem tratamento e cura, na maioria dos casos.

Depende muito da região tratada, do tempo de evolução da condição e do tamanho. Algumas vezes pode-se tentar usar pomadas de silicone como Kelo-cote, Kelus, C Kaderm... Outras vezes é necessário aplicar corticoide (tópico ou com injeções na derme) e retirar o piercing.

3 opções para cicatrização do local do piercing

  • Bepantol® Baby / Derma Creme Multirrestaurador. ...
  • Bepantol Sensicalm® ...
  • Dersani Original® ...
  • Sulfato de neomicina / bacitracina zíncica (Nebacetin®) ...
  • Dipropionato de betametasona / sulfato de gentamicina (Trok-G®) ...
  • Mupirocina (Bactroban®)

Olá! Não, a pomada nebacetin, por se tratar de um antibiótico tópico, é útil para algumas infecções de pele, não tendo portanto utilidade para o tratamento de queloides se não houver infecção de pele associada.

A babosa contém um gel natural – conhecido como aloe vera – com propriedades relaxantes que pode reduzir a coceira e a dor associadas aos granulomas. O gel alcança as camadas inferiores da pele, aliviando a inflamação e aumentando a cicatrização das lesões da pele que surgem com o granuloma anular.

O granuloma de corpo estranho não oferece perigo. Pode ser acompanhado e tratado cirurgicamente em caso de inflação recorrente.

O diagnóstico de granuloma inguinal é suspeitado em pessoas que vivem em áreas onde a infecção é comum e que têm ulcerações típicas da infecção. Para confirmar o diagnóstico de granuloma inguinal, os médicos podem obter uma amostra do líquido raspado da ulceração e examiná-la ao microscópio.

Tratamento do granuloma anular
Para lesões localizadas, pode-se usar corticoides tópicos ou intralesionais de alta resistência, tacrolimo tópico, crioterapia e várias formas de fototerapia.

O granuloma é formado na tentativa do sistema imunitário do organismo de proteger o corpo. No entanto, devido à resistência do agente ofensor, que é de difícil degradação, as células deixam de fagocitá-lo (ou seja, "comê-lo"), fazendo com que se acumulem.

Um granuloma imune é causado por microrganismos, que suscitam uma resposta imunológica. O microrganismo geralmente é difícil de ser eliminado e, por isso, forma-se o granuloma. Há, portanto, linfócitos T, macrófagos e células epitelioides compondo o granuloma.

Boa tarde. Esta medicação não tem a finalidade de melhorar cicatriz patológica. O indicado seria uma avaliação da dimensão da lesão e tratamento com corticoterapia local ou cirurgia.

É recomendável o uso de uma camada fina de pomada antibiótica, composta por sulfato de neomicina e bacitracina zíncica, para evitar possíveis infecções.

Continuar lendo O que é o granuloma?