Qual a primeira cidade brasileira a ter luz elétrica nas ruas?

Perguntado por: rcordoba . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Campos dos Goytacazes

A primeira cidade a receber luz elétrica nas ruas foi Campos dos Goytacazes, maior município do interior do Rio de Janeiro, em 1883. Isso ocorreu pelo fato da cidade ter recebido uma usina termelétrica. Aliás, foi a primeira cidade a inaugurar a iluminação pública em toda a América latina.

1883. D. Pedro II inaugura em Campos (RJ) o primeiro serviço público de iluminação elétrica no Brasil e na América do Sul, composto por uma unidade térmica a vapor de 52 quilowatts (kW), caldeira e três dínamos com capacidade para iluminar 39 lâmpadas.

Chegada da lâmpada elétrica no Brasil
No Brasil, por exemplo, as primeiras cidades que utilizaram lâmpadas elétricas em vias públicas são do Rio de Janeiro e São Paulo. A primeira instalação permanente de iluminação, com lâmpada elétrica, ocorreu na Central do Brasil, na capital fluminense, em 1879.

Quem adora a magia trazida pelo Natal, com certeza vai amar conhecer um dos natais mais famosos e mais iluminados do Brasil, o Natal Luz de Gramado no Rio Grande do Sul. Bengalas de açúcar, renas, luzes e imensos pinheiros compõe a decoração dessa cidade que respira natal e atrai turistas do Brasil e do mundo todo.

No século XIX o Brasil recebeu os primeiros raios luminosos nas vias pública. Embora a Coroa Portuguesa tenha trazido essa tecnologia somente para ruas de seu interesse no Rio de Janeiro, foi o primeiro passo para compor o sistema de iluminação que temos na atualidade.

Em 1830, foi estabelecido o uso de lampiões públicos de azeite na iluminação das ruas. Na época, a vida social começou a se agitar e com a iluminação foi possível as pessoas marcarem encontros na cidade.

O programa Luz para Todos é uma política pública federal coordenada pelo Ministério de Minas e Energia e operacionalizada com a participação das Centrais Elétricas Brasileiras S.A. – Eletrobras e de suas empresas.

O primeiro espaço a receber luz elétrica no Brasil foi a Estação Central da Estrada de Ferro D. Pedro II, no Rio de Janeiro. A curiosidade fica por conta da primeira fonte de energia usada: a eletricidade era gerada por um dínamo acionado por locomóveis, máquinas a vapor usadas para transportar cargas pesadas.

No Brasil, a primeira usina hidrelétrica en- trou em operação em 1883. Ela foi construída no ribeirão do Inferno, afluente do rio Jequitinho- nha, na cidade de Diamantina (MG).

Campos dos Goytacazes

Vale destacar que Campos dos Goytacazes foi a primeira cidade da América Latina a receber luz elétrica, no ano de 1883, com a instalação de uma pequena usina termoelétrica na cidade.

Surgiu em novembro de 2003, com o Decreto no 4.873, do governo federal, com o nome Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica – Luz para Todos.

Manaus foi uma das primeiras cidades do Brasil a introduzir a eletricidade na iluminação pública, datada de 1895.

Paris

Ainda segundo Jade, vale lembrar que Paris também está entre as primeiras cidades europeias a adotar a iluminação de suas vias públicas, o que, sem dúvidas, ajudou a consolidar o apelido. Contudo, a verdadeira razão de a capital francesa ser conhecida como “Cidade Luz” tem a sua origem no Iluminismo.

Paris

Paris não é uma das cidades mais visitadas do mundo à toa. A história, o charme e os monumentos levam turistas dos mais diferentes lugares do mundo. Um dos mistérios que deixam Paris ainda mais envolvente é o porquê de ela ser chamada “cidade luz”.

6. O estado da capital Palmas (sigla) / A “Cidade Luz”, na Europa / Nota Fiscal (sigla).

Em 21 de outubro de 1879 o inventor norte-americano Thomas Alva Edison (1847–1931) conseguiu produzir uma iluminação durável fazendo passar a corrente elétrica através de um filamento de carbono dentro de uma ampola de vidro vazia.