Qual é a cidade brasileira conhecida pelo axé?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 11 votos

O axé music surgiu no início dos anos 1980, em Salvador, com a banda Acordes Verdes, que tinha, dentre os seus integrantes, Luiz Caldas e Carlinhos Brown, artistas que viriam a se consagrar como os maiores nomes desse gênero e do cenário musical brasileiro.

Ela tem sua origem na língua iorubá, e significa principalmente força de realização e manifestação do poder divino. É apenas em 1980 que o axé baiano como conhecemos hoje sai para ruas e passa a ser um dos maiores e mais conhecidos (ou consumidos) gêneros musicais brasileiros.

É mais usado na Bahia , Pois a maioria dos cantores de Axé são de lá.

16 de agosto de 2014

A última edição do evento foi realizada nos dias 15 e 16 de agosto de 2014, pela primeira vez em agosto, mês fora do que acontecia há mais de 10 anos, e de volta à Arena Independência onde foi realizado pela primeira vez em 1999, teve como atrações essa edição.

Bahia, terra do Axé, do carnaval, de grandes artistas da música brasileira. Um estado que atrai turistas do mundo inteiro para acompanhar de perto a sua vasta cultura e suas belezas naturais.

Nem Daniela Mercury, nem Chiclete com Banana. O artista baiano que trouxe a axé-music pela primeira vez a Brasília foi o agora evangélico Cid Guerreiro, autor do Ilariê, o maior sucesso de Xuxa.

História. O axé music surgiu no início dos anos 1980, em Salvador, com a banda Acordes Verdes, que tinha, dentre os seus integrantes, Luiz Caldas e Carlinhos Brown, artistas que viriam a se consagrar como os maiores nomes desse gênero e do cenário musical brasileiro.

Em 1500, com a chegada de Pedro Álvares Cabral trazendo os primeiros colonizadores, o Nordeste foi a primeira região do País a ser ocupada pelos portugueses, assim como sua costa foi também a primeira área a ser explorada.

1. Baião. Esse é um dos ritmos mais conhecidos da região. O baião é a dança cantada que mistura elementos indígenas, portugueses e africanos.

E como surgiu? Para saber onde surgiu o Axé, vamos fazer um passeio pelas ladeiras de Salvador, na Bahia. Nos anos 1980, essa música dançante já começou a fervilhar na folia do Carnaval baiano, com influência dos ritmos: Frevo, Reggae, Maracatu, Forró, Samba-reggae e afins.

Luiz Caldas

De acordo com o cantor e compositor Luiz Caldas, considerado precursor do gênero, o axé vive um momento maravilhoso e as mudanças fazem parte do novo cenário musical. Ele destaca que o ritmo levou Salvador para o mundo e inovou o carnaval baiano.

Axé significa "força, poder" mas também é empregada para sacramentar certas frases ditas entre o povo de santo, como por exemplo: Eu digo: - "Eu estou muito bem." Outro responde: -"Axé!" Esse "axé" aí dito equivaleria ao "Amém" do Catolicismo ("que Deus permita").

O Axé Music como conhecemos surgiu na Bahia na década de 1980 durante o Carnaval de Salvador. Ele é uma mistura de vários estilos que possuem origens africanas ou provenientes do próprio estado, podendo ter elementos de ijexá, samba-reggae, frevo, reggae, merengue, forró, samba duro e outros.

Axé é um gênero musical que surgiu na Bahia na década de 1980 durante as folias do carnaval de Salvador. É uma mistura de ritmos musicais como o frevo pernambucano, maracatu, reggae e forró.

O estado de São Paulo é o que mais tem artistas com 203 (32,79%), sua capital se destaca tendo 153 (24,71%) enquanto todas as outras cidades juntas têm 50 (8,07%).

A popularidade de Daniela, e de outras divas do gênero, não conseguiu manter o axé no topo. Produtores, empresários, jornalistas e artistas concordam que a ganância atrapalhou. A maioria cita a falta de união entre músicos como causa da crise.

Considerado pai da Axé Music e Rei da Música Baiana, Luiz Caldas é muito mais: dono de uma sonoridade única, que mergulha na complexidade e pluralidade de vários estilos, o cantor e compositor é um exímio guitarrista que já se aventurou até pelo heavy metal.

Hoje é dia de Ivete Sangalo! A Rainha do Axé, considerada uma das maiores e mais queridas artistas do Brasil, comemora 50 anos nesta sexta-feira (27).

São João: capital do axé, Salvador se rende às festas juninas com mais de 230 atrações musicais | Jornal Hoje | G1.