Qual a principal característica da cultura goiana?

Perguntado por: ecurado . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Assim, Goiás possui festas tradicionais, como as Cavalhadas e a Procissão do Fogaréu. Além de danças, cantigas e rituais religiosos, há outros costumes goianos significativos, como o mutirão das fiandeiras, durante o qual senhoras preparam o algodão para depois produzir tecidos.

Além do artesanato, a culinária goiana tem pratos conhecidos e apreciados por muitos. Como o arroz com pequi e o empadão de Goiás. Há outras manifestações folclóricas localizadas, tipicamente de determinada região, como as Pastorinhas em Pirenópolis.

O Estado é o mais populoso do Centro-Oeste, apresenta uma população estimada em 7.113.540 habitantes dividida por 246 municípios do Estado com área total de 340.125,40 km², densidade demográfica 17,65 hab/km² e índice de desenvolvimento humano de 0,735.

Vista como uma das culturas mais ricas do país, a cultura goiana está presente na literatura, arte e principalmente na cultura popular, compondo um vasto e diversificado universo de danças, festas, cultos, artesanatos, cantigas, folguedos infantis e culinária, entre outros aspectos.

Arroz com pequi, empadão goiano, galinhada, biscoito de queijo, pamonha e guariroba são alguns dos pratos e ingredientes típicos da cidade.

Como elementos culturais representativos de um determinado povo destacam-se: língua, crenças, comportamentos, valores, costumes, religião, folclore, dança, culinária, arte, dentre outros.

A catira, que também pode ser chamada de cateretê, é considerada uma dança típica do folclore brasileiro. O ritmo musical marcado pela batida dos pés e mãos dos dançarinos é a principal característica do estilo. Possui origem híbrida, mesclandoonde se mesclam influências indígenas, africanas e europeias.

O contato entre nativos indígenas, negros e os bandeirantes foi fator decisivo para a formação da cultura do Estado, deixando como legado as principais cidades históricas, como Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Goiás, antiga Vila Boa e primeira capital de Goiás.

Berço da música sertaneja, a capital de Goiás também é ponto de encontro para quem gosta de rock, samba, rap e até música clássica.

As manifestações culturais no espaço urbano podem ser representadas através da linguagem, música, dança, prédios pintados ou grafitados, teatro, ritmo de vida e costumes diferenciados, como demonstrados nas imagens abaixo.

A cultura popular em Goiás é valorizada e mantida, principalmente, através das tradições e literatura oral nas áreas interiores do estado. O folclore goiano apresenta uma rica e bela mistura das culturas dos diversos povos que formaram a população brasileira (portugueses, índios e negros).

O estado é o quarto produtor nacional de grãos com uma produção em torno de 22,815 milhões de toneladas o que representa 9,5% da produção de grãos brasileira. A pauta agrícola é bastante diversificada e composta principalmente por: soja, sorgo, milho, cana-de-açúcar, feijão, tomate, entre outros produtos.

São solos são bem estruturados que apresentam cores predominantemente amareladas ou avermelhadas, sendo encontrados geralmente em relevos mais dissecados. Os plintossolos e gleissolos ocorrem em menor proporção – 3,2 e 2,8%, respectivamente.

São elementos fundamentais para a formação de um Estado: território, governo, população e soberania.

Saberes, modos de fazer, celebrações, festas, lendas, danças populares, músicas, costumes, tradições, todas essas expressões são exemplos de um patrimônio que não pode ser tocado, mas que faz parte da história de um povo.

Goiânia: Capital Verde do Brasil – Prefeitura de Goiânia.

A identidade cultural é um conjunto híbrido e maleável de elementos que formam a cultura identitária de um povo, ou seja, que fazem com que um povo se reconheça enquanto agrupamento cultural que se distingue dos outros.

Entre os destaques, em Goiás, estão sorgo, milho e soja. No caso de sorgo, o Estado se mantém na primeira posição do ranking de produção, com 1,22 milhão de toneladas, crescimento de 23,4% na safra 2019/2020 em relação à safra passada.

15 coisas que todo goiano raiz já fez

  • Vestir-se no mais tradicional estilo de peão (mesmo não sendo um) só para visitar as festas agropecuárias; ...
  • Encarar a lama da roça sem medo de atolar (mas acabar atolando)! ...
  • Colher pequi direto do pé ...
  • Visitar as barracas de bugigangas dos viajantes das Congadas;