Qual a principal característica da cultura grega?

Perguntado por: sgoulart . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

A Grécia antiga era politeísta, isto é, tinha diversos deuses e cada um representava uma virtude necessária para sentir a plenitude. Como forma de aproximar a religião da civilização, a cultura grega era antropomórfica, fazendo com que seus deuses fossem representados por figuras humanas.

Tanto atenienses quanto tebanos ou espartanos tinham uma forma de educação aristocrática, isto é, as pessoas eram educadas a partir do modelo dos heróis das narrativas homéricas, para deles imitar as virtudes que tornariam o homem o melhor possível. Entre essas virtudes, estavam a coragem, a prudência e a astúcia.

O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.

Pode-se dizer então que a religião grega era politeísta (possuía mais de uma divindade, sendo o deus principal Zeus) e antropomórfica (os deuses se assemelhavam aos humanos, tanto físico quanto comportamentalmente; no entanto, o que os diferenciava dos seres humanos era a imortalidade e os poderes).

A herança cultural deixada pelos gregos fora riquíssima e influenciara toda a civilização ocidental. Suas concepções de beleza, retratadas nas obras de pinturas, escultura e arquitetura, são tidas como clássicas, por seu equilíbrio e harmonia.

A escultura é uma das mais importantes expressões da cultura grega.

A Cultura. A cultura grega é um dos seus aspectos mais importantes devido ao grande desenvolvimento e contribuição nas artes plásticas, filosofia, esporte, teatro, democracia e mitologia.

A cultura grega está intimamente ligada à religião, pois a literatura, a música e o teatro contavam os feitos dos heróis e de sua relação com os deuses que viviam no Olimpo.

Aqui um dos costumes muito forte é comemorar o dia do nome, é muito mais importante que a data de nascimento. Os nomes gregos, na sua maioria, vieram de nomes de Santos, portanto se o São Jorge faz aniversário em um tal dia, todos os Jorges (Giorgos e Giorgia) também comemoram.

Zeus: O principal deus do Olimpo, líder dos deuses e semideuses gregos. Filho mais novo de Cronos (deus do tempo) e Réia (deusa da fertilidade).

A religião grega era politeísta. Os deuses tinham formas humanas, virtudes e defeitos; eles apenas se diferenciavam dos homens por serem imortais. A vida humana e a natureza eram regidas pela vontade e determinação desses deuses; cada um deles representava algo nas atividades humanas ou da natureza.

Além da mitologia e arte, os gregos também criaram a Filosofia, a Democracia e os Jogos Olímpicos, trouxeram avanços na arquitetura, escultura, pintura e no teatro. Os gregos também nos deixaram vários avanços matemáticos. Portanto, é possível visualizar que, ainda hoje, a influência grega em nossa sociedade é enorme.

Tudo dentro da sociedade grega era sagrado. Os gregos tinham deuses para tudo: deus da guerra, deusa do amor, deus do submundo etc. Daí o vínculo estreito entre os homens e os deuses. Isso na época em que somente o discurso oral do mito existia.

Os gregos eram politeístas e acreditavam na existência de vários deuses. O principal deus grego foi Zeus, que governava homens e deuses do Monte Olimpo. Os gregos também acreditavam em heróis, filhos de deuses e mortais, e em muitos outros seres mitológicos.

Os principais estilos da arquitetura grega são as ordens Dórica, Jônica e Coríntia.

gregos também foram criadores da mitologia da arte da filosofia da democracia e dos Jogos Olímpicos também trouxeram avanços na arquitetura. escultura pintura vários avanços de matemáticos. e no teatro portanto é possível notar que ainda hoje.