Qual a probabilidade de um bebê nascer com cabelo liso?

Perguntado por: ijaques7 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Quando a mãe tem cabelo liso e o pai cabelo cacheado, o bebê tem 50% de chances de nascer tanto com o cabelo liso quanto cacheado.

Infelizmente, ainda não há exames que mostrem se o bebê é cabeludo ou careca e a curiosidade das mamães só acaba mesmo no nascimento do bebê. Ser um bebê cabeludo ou careca é uma questão genética, nada além disso.

Motivo para o bebê nascer careca ou cabeludo
Tudo tem a ver com genética, já que o resultado do sequenciamento genético de cada pessoa é influenciado pela combinação dos genes de dois pais e quatro avós. Tanto é que existe até bastante variação das características de nascimento entre irmãos.

Durante os próximos seis meses, a cor da pele do recém-nascido muda e a verdadeira cor da pele do bebê se desenvolverá. Independente da aparência que ela tinha no nascimento.

Mesmo que não haja nenhum problema, o tricologista e nutrólogo Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira do Cabelo, sugere a ingestão de ferro e vitaminas do complexo B, presentes em carne, ovos, peixe, feijão e vegetais verde-escuros, para que a cabeleira fique brilhante e sedosa.

Mas por que em alguns os cabelos nascem lisos, outros cacheados e outros crespos? Porque é a genética da pessoa, mistura dos genes do pai e da mãe, que vai definir a textura dos fios de cabelo. Para sermos mais precisos, é o gene trichohyalina2 que determina qual será o tipo de cabelo da criança.

Nada consegue mudar a genética
O bulbo, a raiz do cabelo que está lá dentro da pele tem uma programação genética para produzir um tipo de cabelo que é o seu tipo de cabelo. Se ele é fino o fato de você passar medicamento não vai engrossar esse fio. É diferente de quem tem calvície.

“A partir do segundo dia, a pele do recém-nascido pode ficar meio amarelada devido à icterícia fisiológica, que afeta praticamente metade dos bebês”, observa Fabíola Peixoto. Após isso, com o tempo a pele do bebê tende a escurecer. Quando o bebê tiver 6 meses, a cor da pele já deve ser definitiva.

Através dos exames de ultrassonografia durante o pré-natal. Os principais são o exame de translucência nucal e o exame morfológico de 2o trimestre. Esses exames são chamados testes de rastreamento, pois conseguem separar um grupo de bebês com alto risco para anomalias. >

Por volta dos 6 meses de idade a cor dos olhos vai se definindo. Em geral esse é o tempo que ocorre grande migração de melanócitos no organismo e a criança vai pigmentando como um todo, inclusive os olhos.

O teste de compatibilidade genética é um importante exame que pode detectar o risco de transmissão de doenças genéticas recessivas e monogênicas hereditárias dos futuros pais para o bebê. Nesse sentido, ele acontece antes da concepção e tem a função estimar a combinação de genes do filho a partir dos genes do casal.

Pode esquecer tudo isso.
...
Vegetais que mudam a cor dos olhos

  • Espinafre. O alto teor de ferro que o espinafre possui ajuda a íris dos nossos olhos ficar mais cristalina. ...
  • Cebola. A cebola produz um efeito de clareamento dos olhos, em virtude de suas propriedades que ajudam olhos a ficarem mais cristalinos.
  • Gengibre. ...
  • Castanhas.

É possível ver pelo o ultrassom os fiozinhos formados “mergulhando” entre o líquido e a cabecinha. A maior parte dos bebês tem pouco cabelo, então vemos apenas vislumbres durante o exame. De qualquer forma, os bebês podem sofrer quedas de cabelos por volta de 3 meses, é normal e bem comum.

Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.

A história do bebê Gabriel, nascido de pais negros com olhos claros em novembro em um hospital de Niterói, no Grande Rio de Janeiro, é um caso raro, mas explicável pela herança genética.

O mesmo pode ocorrer para filhos com cor de pele mais escura que seus pais. "Isso acontece, principalmente, quando os pais possuem ancestrais com diferentes ancestralidades e cores de pele, mesmo que sejam distantes. É algo bastante comum na população brasileira, que é altamente miscigenada", explica David.

Lock Samples, de 1 ano e 4 meses, é um dos apenas 100 casos conhecidos da síndrome do cabelo impenetrável, condição extremamente rara, que deixa o cabelo frágil e constantemente arrepiado.