Qual a probabilidade de um bebê nascer com olhos claros?

Perguntado por: ufurtado . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

Olhos verdes e azuis são considerados recessivos. Por isso, quando pai e mãe têm olhos claros, é praticamente de 100% a chance do filho também nascer com olhos claros.

A cor dos olhos é uma característica cuja herança genética é poligênica, o que significa que é um tipo de variação em que vários genes atuam na definição da característica. Isso acontece através da produção de proteínas que delimitam a melanina que será depositada na íris. A melanina determina a cor dos olhos.

Porém, se o seu parceiro e você têm olhos verdes, a chance é de 75% verdes, 24% azuis e 1% castanhos. Bem acirrado! Quando os dois têm olhos azuis, existe 99% de possibilidade do bebê nascer com o olho azul e apenas 1% de um olho verde. Caso um tenha olho verde e o outro azul, a probabilidade segue em 50% para cada.

Uma pesquisa da Universidade de Pádua na Itália apontou que na realidade os pequenos têm chances iguais de se parecerem tanto com o pai quanto com a mãe. A pesquisa também observou que em cerca de 20% dos casos, os pequenos no primeiro ano de vida não se parecem muito nem com o pai e nem com a mãe!

Porque olhos verdes são os mais raros do mundo
Olhos verdes são tão raros que apenas 2% da população mundial possuem essa característica. No entanto, de acordo com pesquisadores, em alguns lugares do mundo, os olhos castanhos são mais incomuns do que os verdes.

Em uma pesquisa online feita pela All About Vision, mais de 20% dos participantes votaram nos olhos verdes como os mais atraentes. Em segundo lugar ficou o azul-claro com 16,9% dos votos, 16% para avelã e 15,2% dos votos para o olho azul-escuro.

A única maneira de ter olhos azuis é herdando duas cópias do gene dos olhos azuis. No entanto, pais de olhos castanhos podem transmitir um gene recessivo de olhos azuis. Portanto, dois parceiros de olhos castanhos podem dar à luz um bebê de olhos azuis.

Se um dos pais tem olhos castanhos e o outro azuis, há maior probabilidade de o bebê ter olhos claros, dependendo da cor dos olhos dos avós. Se um dos pais tiver olhos azuis e o outro castanhos ou cor de avelã, o bebê pode ter olhos verdes.

É claro que não há um “gene da inteligência”, pois inteligência é uma característica muito complexa. Quando dizemos “complexa”, entendemos que o componente genético não é determinado por um único gene, mas sim pela interação entre as proteínas produzidas por muitos genes, e é multifatorial.

· Comunidade (facebook): GbolNews

FenótipoDescriçãoProbabilidade
Meninos de olhos castanhosXY A-P(XY) P(A-) = ½ x ¾ = 3/8
Meninos de olhos azuisXY aaP(XY) P(aa) = ½ x ¼ = 1/8
Meninas de olhos castanhosXX A-P(XX) P(A-) = ½ x ¾ = 3/8
Meninas de olhos azuisXX aaP(XX) P(aa) = ½ x ¼ = 1/8

Se um dos pais tem olhos castanhos e o outro azuis, há maior probabilidade de o bebé ter olhos claros, dependendo da cor dos olhos dos avós; Se um dos pais tiver olhos azuis e o outro castanhos ou cor de avelã, o bebé pode ter olhos verdes.

Você sabia que olhos verdes são os mais raros do mundo? Apenas cerca de 2% da população mundial possui essa coloração obtida por meio de dois fatores: a quantidade de melanina e a forma como a luz se espalha pelos olhos.

Após o nascimento, enquanto o bebê tem mais contato com a luz, a cor dos olhos vai mudando conforme as células vão produzindo melanina. Por isso, é bastante comum a criança nascer com os olhos azulados, esverdeados ou acinzentados e depois eles se tornarem castanhos.

A genética do bebê é determinada por ambos os pais.
Por outro lado, os cromossomos são os dispositivos de armazenamento dos genes. Geralmente, as pessoas têm 23 pares de cromossomos. Assim, o pai contribui com a metade da carga genética do bebê e a mãe com a outra metade.

Influência dos genes paternos é mais forte que a dos maternos.