Qual a quantidade certa de comer arroz e feijão?

Perguntado por: esalgueiro . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

O ideal é comer de 2 a 3 colheres (sopa) de arroz e 1 ½ concha de feijão, no almoço. Isso já vai suprir suas necessidades de nutrientes no dia, não precisando repetir a dose no jantar”, indica ela.

Coma apenas uma porção por refeição. O tamanho equivale, aproximadamente, a uma mão fechada. Ao contrário do que muitas dietas pregam, devemos incluir no jantar todos os grupos de alimentos. Ou seja, assim como no almoço, podemos comer de tudo um pouco, respeitando as mesmas proporções.

Com medo de engordar, muita gente deixa de comer o tradicional arroz com feijão na hora do jantar. Mas, segundo Rosane França, restringir o consumo não ajuda em nada. Pelo contrário.

"Em grande quantidade, ele faz a pessoa engordar mais rápido", diz. Por isso, o ideal é não consumir mais que quatro colheres de sopa do grão por dia.

Receita de arroz e feijão, 126,85 calorias por porção - Vitat Receitas.

Tendo em vista as informações acima, podemos entender que a partir do ponto de vista calórico, o que engorda mais entre arroz ou feijão é o arroz.

Alguns exemplos são as sementes de linhaça, aveia, gérmen de trigo, brócolis, abacate, maçã com casca, chia, banana, laranja, lentilha, feijão etc. Coloque esses alimentos no seu cardápio e você terá excelentes aliados para secar a barriga.

Uma pessoa costuma consumir cerca de 90 g de arroz (que equivale, mais ou menos, a uma mão fechada e cheia de grãos) por refeição. A partir daí, levando em conta duas refeições principais por dia (almoço e janta), estima-se que a pessoa irá consumir cerca de 180 g de arroz diariamente.

Não, mas combinar alimentação saudável com atividade física é a forma mais adequada de perder peso, já que enquanto a comida de verdade atende as necessidades energéticas e nutricionais do organismo, os exercícios ativam o metabolismo, favorecendo a queima de calorias acumuladas em forma de gordura.

Na sua ausência o organismo utilizará as proteínas para dar energia, o que pode levar à perda de massa muscular e à flacidez. E para todas as pessoas, a ausência prolongada de carboidratos pode provocar alterações hormonais, alterações de humor, cansaço e queda do sistema imunológico, entre outros fatores.

O que jantar para emagrecer?

  • Legumes e verduras, preferencialmente orgânicos;
  • Fontes de proteínas vegetais;
  • Fontes de proteínas magras, como filé de frango, ovos e peixes;
  • Frutas com menor teor de açúcar;
  • Bebidas vegetais sem açúcar;

Quanto consumir
Para atingir o valor recomendado, basta uma colher de sopa de feijão (26 g) ou de ervilha seca (24 g) ou de grão de bico cozido (12 g). Se optar por feijão branco ou lentilha, meia colher de sopa supre as necessidades.

No entanto, considera-se ideal calcular 200 gramas (um bife grande) por uma pessoa adulta durante uma refeição. Legumes e verduras são sempre ótimos e saudáveis acompanhamentos, principalmente para as carnes. Calcular 50 gramas é a quantidade por pessoa para não faltar ou sobrar nada.

“Para almoço e jantar, costumamos considerar de 300 a 400 gramas de alimentos por adulto e de 150 a 250 gramas por criança, de acordo com a idade”, Carol indica. Outro fator que faz toda a diferença na hora de calcular o alimento, é pensar no horário que a festa vai acontecer.

Existem 164 calorias em Feijão Vermelho (4 colheres de sopa).